Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

08/ago
Cristina Cruz
O setor de TI no centro da transformação digital

O incrível número de dispositivos móveis em uso e a enorme quantidade de dados gerada todos os dias são uma representação da transformação irreversível pela qual nossa sociedade está passando, com importante impacto sobre o mundo dos negócios. As organizações estão sendo obrigadas a deixar de usar tecnologia digital para serem empresas digitais.

Todas essas mudanças exigem muito dos profissionais de TI. É papel deles transformar a tecnologia em um motor de crescimento e oportunidade, unindo software, hardware e serviços e produzindo soluções que ajudem as pessoas e organizações a realizarem o que se propõem a fazer.

O setor de TI, com o poder da análise de dados e da nuvem, está ajudando as empresas a se transformarem digitalmente, mudando a forma como interagem com seus clientes, como capacitam seus colaboradores, como aperfeiçoam suas operações e até mesmo como entregam seus produtos. A área está no coração de todo o processo, atuando lado a lado com os parceiros de negócios das empresas para trazer melhores resultados.

Para conduzir a transformação digital, o setor de TI precisa estar munido de soluções e iniciativas, que sirvam como instrumentos não apenas para trabalharem hoje, mas também que considerem o futuro. Lançamentos inovadores empoderam os profissionais de TI de hoje para liderarem o caminho na jornada para a transformação digital de suas empresas. As soluções abrangem segurança, inteligência e a plataforma da nuvem, que prometem entregar uma computação mais pessoal, reinventar processos de produtividade e de negócios e construir a nuvem inteligente.

Segurança

A segurança deve receber certa atenção, levando em consideração o avanço e a complexidade das ameaças. Dessa forma, o caminho é fornecer meios que protejam a rede corporativa, como navegadores seguros e tecnologias de proteção que isolem navegações inseguras, blindando as empresas contra ataques a dispositivos dos funcionários e redes corporativas.

Pouco tempo atrás, o profissional de segurança fazia parte do departamento de infraestrutura das empresas. Hoje, com a necessidade da transformação digital e o aumento da importância da segurança de dados, as organizações já estão criando áreas específicas, com profissionais dedicados a essa questão.

Outro fator que torna a segurança mais importante do que nunca é o crescente número de aplicações SaaS com as quais as pessoas interagem a cada dia, além dos dispositivos. Para essa proteção, existe o compartilhamento de inteligência sobre ameaças, que permite que profissionais de TI investiguem e respondam a ameaças em menos tempo e mais eficientemente.

Portanto, dos dispositivos que os colaboradores usam, passando pelos aplicativos e serviços com os quais trabalham, até a infraestrutura que roda tudo isso, toda a extensão das redes precisa de proteção. Por isso, é preciso investir em uma plataforma que ofereça produtividade, colaboração, mobilidade, insights para o negócio e uma experiência de segurança sólida.

Inteligência

A interação com os dados talvez seja a que mais sente a necessidade da transformação digital. No entanto, a expansão contínua dos dados pode gerar certa confusão nos colaboradores sobre onde devem concentrar sua atenção, qual o melhor meio de análise e quais medidas tomar. Sendo assim, as empresas precisam de sistemas de inteligência que forneçam uma visão ampla do todo, quando, na verdade, o foco está nos detalhes.

Para isso, já estão disponíveis no mercado funcionalidades que ajudam as empresas, por exemplo, a reutilizar o conteúdo existente na organização, trazendo o que é mais relevante no momento em que o colaborador estiver criando um documento ou e-mail.

A Inteligência Artificial também é usada para ajudar as empresas a transformarem os processos de negócios e o relacionamento com os clientes, reunindo múltiplas peças de dados de clientes de toda a rede e fornecendo um portfólio de informação relevante que ajuda a informar compromissos futuros.

Plataforma da nuvem

A plataforma da nuvem é a base para que tudo isso funcione. Geralmente, oferece às empresas capacidade praticamente ilimitada de escala e uma plataforma para a transformação digital que pode implantar experiências seguras de aplicação. Essas soluções ajudam as empresas a usar a nuvem e os dados para oferecer experiências atraentes e personalizadas através de cada fase de suas relações com os clientes.

O setor de TI precisa de uma plataforma à sua disposição que acelera a inovação e ajuda a orientar as empresas na sua transformação. Os profissionais, por sua vez, precisam de uma maneira de gerenciar tudo isso facilmente com recursos de monitoramento. Além disso, as vantagens dos containers também começam a ganhar espaço. A inovação mais ágil para construir e implantar aplicativos já está disponível em algumas empresas.

Profissionais de TI devem aproveitar a grande oportunidade que é conduzir os negócios neste momento e transformar as tecnologias disruptivas em um motor valioso, não apenas para crescimento, eficiência e oportunidade, mas também para a transformação e a inovação.

As principais empresas do mundo estão apostando seu futuro na nuvem e o setor de TI desempenha um papel crítico no que elas vão se tornar. Por isso é tão importante apostar em tecnologias mais robustas e seguras para conduzir essa mudança e empenhar-se em capacitar os profissionais de TI, que vão ajudar a conduzir as organizações em sua jornada para a transformação digital.

A tecnologia evolue muito rápido e a tendência é de que acelere ainda mais. Junto às novas tecnologias, surgem também novas oportunidades de exploração para a TI, que nem sempre são observadas. Dessa forma, Internet das Coisas, Analytics, modelos preditivos, impressoras 3D, dispositivos móveis e vestíveis, entre outras inovações, não devem ser vistas como ciência futurista, mas como parte natural do portfólio das empresas.

A mobilidade, por exemplo, já é algo tão entranhado na sociedade e em seus hábitos que não pode mais ser vista como um diferencial nas organizações. Em poucos anos, falar em estratégia de mobilidade será obsoleto. Por isso, não permita que a TI seja o empecilho para que sua empresa experiencie a transformação digital. Pelo contrário, forneça estrutura para que ela atue como uma aliada.

Saiba mais sobre transformação digital. Leia o artigo “O que muda na gestão das empresas com a transformação digital”.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Deixe seu comentário