Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Inovação será cada vez mais essencial para pequenos negócios

Redator MPE | 27 de outubro de 2017

É de comum acordo entre os pequenos empreendedores que erguer e manter seus negócios em pleno funcionamento não é uma tarefa fácil. Se antes, concorrer com outras pequenas empresas e com as grandes corporações do mercado já exigia um trabalho árduo, hoje, no contexto de forte avanço tecnológico, em que muitas empresas têm digitalizado seus negócios, essa missão se mostra ainda mais difícil.

De fato, com a profunda transformação digital pela qual a sociedade está passando, em que uma empresa disputa mercado com inúmeras outras na web, e o cliente possui, cada vez mais, voz e poder de escolha, a concorrência para micro e pequenas empresas revela-se em um cenário fortemente acirrado.

Assim, é necessário que o empresário seja proativo e se antecipe às demandas do mercado. Para tanto, é fundamental que se pratique, em diferentes níveis, a inovação. Rafael Ribeiro, sócio de uma empresa de contabilidade, conta, no vídeo abaixo, como faz para inovar em um setor tão tradicional:

Ao invés de encarar a agressiva concorrência como algo negativo, o empreendedor tem que olhar para esse contexto, de forma estratégica, como um modo de melhorar o seu negócio, investindo no combustível que propulsionará esse crescimento: o ato de inovar.

A inovação pode estar em todos os setores da empresa

A inovação pode estar em tudo. Seja na criação de produtos, na execução de novas formas de fabricação ou de distribuição de bens, em novos meios de prestação de serviços, na descoberta de maneiras para se conquistar novos mercados, ou até mesmo na sugestão de novos usos criativos para produtos e serviços já existentes na empresa.

Confira algumas ideias simples de inovação, que podem transformar a sua MPE:

  • Mudar o layout espacial da empresa
  • Implementar novos canais de comunicação com o cliente
  • Automatizar processos de distribuição de produtos
  • Criar um novo setor na empresa
  • Desenvolver novos produtos
  • Implementar novos processos para aumento de produtividade

A tecnologia é tida como sinônimo de inovação. Afinal, é através dela que se tornou possível otimizar processos, tornando o dia a dia dentro das empresas mais produtivo, simples e eficaz. Dessa maneira, a tecnologia pode pautar diversas inovações dentro de uma empresa, desde a otimização de processos internos à criação de novos produtos.

Para conseguir passar por esse momento de transformação digital sem ficar para trás e ainda conseguir se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e impiedoso, as micro e pequenas empresas devem se preparar e se informar sobre os processos e meios para se manterem fortes e inovadoras.

Pensando nisso, desenvolvemos um e-book especialmente para empreendedores que visam ter seus negócios prosperando em meio a um cenário cada vez mais digital e tecnológico.  Confira a seguir um guia com os passos essenciais para que a inovação esteja presente no seu negócio:

guia-da-inovaçao-pequenas-empresas

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: