1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. Como construir uma boa franquia?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 23 de fevereiro de 2016

Como construir uma boa franquia?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das alternativas mais buscadas por quem quer empreender de forma rápida e prática são as redes de franquias. Funciona assim: alguém tem uma empresa e decide expandi-la, com um modelo de negócio já definido e pronto para ser aplicado. Depois, quem se interessar, pode ser um franqueado e abrir a sua loja dentro daquele modelo. Para que a rede seja um sucesso, é ideal que haja um alinhamento entre as expectativas do dono e de seus franqueados, além de uma relação de confiança e transparência entre todos os lados. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar a construir uma boa franquia. Confira:

Características de um bom franqueador

O primeiro passo para liderar uma rede de franquias é fazer uma avaliação das competências e habilidades do franqueador em lidar com as pessoas e ser transparente quanto aos objetivos da marca. Além disso, antes de começar a expansão por meio desse sistema, é fundamental a criação de um planejamento estratégico para o negócio, a ser aplicado em toda a rede de lojas, com itens como remuneração e perfil do franqueado. Veja algumas características que fazem um bom franqueador e devem ser levadas em consideração:

1 – Capacidade de liderança
Para liderar uma rede de franquias, é preciso que você seja um líder ativo, focado em incentivar o time e a estrutura de sua franqueadora, além de todos os empreendedores que apostaram em sua marca. É preciso ter um relacionamento próximo, tanto para a solução de conflitos, quanto na inovação dos negócios.

2 – Estrutura de suporte à rede de franquias
É muito importante garantir que tudo o que o franqueado comprou na assinatura do contrato seja efetivamente entregue. Para isso, o ideal é que haja uma estrutura de gestão com programas de capacitação, consultoria, políticas de abastecimento, e equipes sempre à disposição do empreendedor, deixando claro qual o papel dele nessa parceria.

3 – Mentalidade de ganhos
Para que sua franquia seja um sucesso, é preciso pensar que, se você ganha, seu franqueado também precisa ganhar, ou seja, os objetivos de todas as lojas da rede precisam andar em conjunto, para que todos cresçam e sustentem o negócio juntos, da melhor forma possível.

Leia também: FRANQUIA X LICENCIAMENTO: QUAL MODELO ESCOLHER?

Habilidades para um bom franqueado

Assim como o dono da franquia precisa seguir alguns requisitos para que seu negócio dê certo, os empreendedores que investem na marca também devem estar atentos a algumas características que podem ajudar nesse processo. O primeiro passo é achar uma franquia com a qual se identifique e esteja alinhada com suas expectativas de investimento. Para isso, é importante pesquisar e buscar entender como você se encaixa na rede. Veja algumas dicas para te ajudar a ter sucesso:

1 –Faça uma boa pesquisa
É fundamental que, antes de escolher em qual franquia investir, o empreendedor faça uma pesquisa de todas as redes disponíveis que se encaixem em suas áreas de interesses e ideias de negócio. Além disso, avalie também como é o modelo de negócio da rede e como é a comunicação entre as partes do contrato. Há variações inclusive de formas de trabalho, como home office, por exemplo.

2 – Busque entender suas responsabilidades
Para que o relacionamento entre o franqueado e a franquia dê certo, é preciso que o empreendedor saiba qual é o seu papel dentro da rede de lojas, já que é uma relação de corresponsabilidade: para que a franquia cresça, sua loja também deve crescer e se sua loja cresce, a franquia ganha.

3 – Invista em relacionamento e capacitação
Outro ponto a ser considerado é sua relação com o franqueador: busque estar sempre em contato, presente em momentos importantes e, se possível, vá pessoalmente conhecer o líder. Além disso, avalie bem o mercado, sua capacidade de investimentos e busque cursos que te ajudem a entender melhor e a crescer no negócio.

Com essas dicas, acreditamos que é possível construir uma boa franquia, alinhada e pronta para crescer. E você, tem mais alguma dica? Comente.

empresas

Deixe seu comentário