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Como conquistar investidores para uma nova empresa

Redator MPE | 22 de dezembro de 2016

A falta de capital para tirar uma ideia do papel é um mal que acomete muitos empreendedores. Uma opção é ir atrás dos bancos, em busca de um empréstimo, no entanto, os juros são tão altos que o negócio pode não suportar. A alternativa é avaliar se alguém teria interesse em investir financeiramente no seu projeto.

Apesar de ter uma ótima ideia, pode ser difícil fazer com que outras pessoas embarquem nesse projeto com você. Pensando nisso, nesse texto, separamos algumas dicas de como convencer investidores a acreditar e aplicar dinheiro no seu empreendimento. Confira:

Tenha um plano de negócios

A elaboração de um plano de negócios detalhado é um bom exercício para que você se convença da real viabilidade da sua ideia. Mais que mostrar para o investidor que o projeto é bom, o plano te ajudará a pensar nas objeções, pontos fortes e fracos que os investidores  atacarão, caso você apresente sua ideia.

Conheça os tipos de investidores e escolha o melhor

Os investidores são classificados por estágios de capital de risco. Os investidores-anjo costumam buscar empresas iniciantes e investem entre R$ 50 mil e R$ 500 mil. Já o investidor de seed capital costuma injetar de R$ 500 mil até R$ 2 milhões em empresas mais consolidadas, com clientes e produtos definidos. Em seguida, estão os fundos de venture capital, com investimentos de até R$ 10 milhões em empresas que já faturam alguns milhões. Uma vez escolhido o tipo de investimento ideal para sua empresa, comece a pesquisar sobre quais seriam os possíveis investidores interessados no negócio.

Saiba destacar sua ideia

Com um discurso bem treinado e conciso, o empreendedor já aumenta as chances de chamar a atenção do investidor. Apresentar bem o seu projeto é uma ótima maneira de mostrar que você tem iniciativa, consegue se comunicar bem e transformar seu projeto em algo simples, viável e lucrativo. Isso funcionará como uma espécie de prova ou de reforço à sua ideia de negócio e deixará o investidor mais suscetível a aceitá-la.

Crie um grupo de apoiadores e não só de investidores

Reúna outros empresários e empreendedores para conhecerem a sua ideia de negócio. Mesmo que eles não possam contribuir financeiramente, poderão dar dicas, apresentar pessoas interessadas ou te ajudar a identificar os pontos fracos de seu projeto. Além de aumentar suas chances de viabilização por meio do fortalecimento do networking, eles poderão acelerar o processo de maturidade de sua ideia e apresentação.

Seja persistente

No mundo dos negócios, tudo o que não dá resultado deve ser revisto. Saber exatamente quais são os pontos que precisam de revisão e quais devem ser deixados intactos é o que diferencia os bons empreendedores dos demais. E lembre-se: persista na ideia, mas não seja teimoso com métodos e informações que não estão surtindo efeito, eles podem ser alterados.

E você, tem uma boa ideia que só precisa de um incentivo adequado para sair do papel? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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