Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

15/ago
Cristina Cruz
Como as TICs podem aumentar a produtividade na sua empresa?

A consolidação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no mercado só evidencia que as empresas estão de olho para onde sopram os ventos da Transformação Digital.

Afinal, é o sonho de todo empreendedor que a sua marca produza mais, com mais qualidade e com o uso de menos recursos. E é aí que esse tipo de tecnologia tem atuado diretamente no aumento de produtividade corporativa.

Quer saber de quais maneiras? Então, confira como as TICs podem ajudar a aumentar a produtividade em sua empresa!

Processos corporativos facilitados

Não é segredo que há uma mobilização coletiva para se alinhar à Transformação Digital e às principais tendências do setor. No Brasil mesmo, a expectativa é de aumento em 12,5% no setor de TICs ainda em 2018, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

E muito disso se explica pela facilidade com a qual as TICs reduzem o esforço, o custo e o tempo investidos em uma tarefa. Um exemplo são as soluções na nuvem.

Por meio delas, as empresas ficam mais móveis e flexíveis, podendo ser produtivas de onde estiverem os seus colaboradores. E, com os processos integrados em uma comunicação unificada, o dinamismo do fluxo de trabalho é ainda maior.

Comunicação qualificada e aprimorada com as TICs

As TICs podem aprimorar a comunicação da sua empresa — tanto interna quanto externamente. Afinal, você ganha novos meios de comunicação, abrange os canais disponíveis para os colaboradores e também para os clientes.

Sem falar que muitas soluções digitais estão minimizando o poder dos custosos serviços de telefonia. Estando todos online constantemente, usamos menos esse tipo de serviço, mas sem perder a qualidade em alcançar e estar ao alcance de que precisar das suas soluções.

Banco de dados integrado

As TICs também ajudam a gerar insights para o seu negócio. Quando as soluções adquiridas são integradas, é fácil cruzar os dados e avaliar novas oportunidades de negócio, identificar gargalos produtivos ou mesmo reinventar etapas do seu fluxo produtivo.

Sem falar que as aplicações desse tipo de tecnologia são variadas, como:

  • divulgação da sua marca;
  • atração de clientes;
  • fidelização com ofertas personalizadas;
  • ações de pós-vendas.

Entre outras áreas que ganham mais poder estratégico quando as TICs dialogam entre si.

Mais segurança na informação

Podemos associar a produtividade gerada pelas TICs a partir da conveniência de segurança das informações. Afinal, a prevenção de ataques cibernéticos gera mais confiabilidade à sua marca.

Isso gera mais conforto para o consumidor, que está em busca de empresas que apenas agreguem às suas rotinas. Se as suas TICs promovem segurança na transição de dados, elas estão imune a uma série de imprevistos, não tendo a sua produtividade prejudicada por conta disso.

Maior disponibilidade das informações

É importante destacar também que as TICs promovem mais produtividade por conta da facilidade de acesso, edição e compartilhamento de dados.

Sem falar na disponibilidade dos seus próprios sistemas, que economizam tempo na busca e no uso dos dados armazenados. Para quem vinha buscando equilíbrio na capacidade produtiva e no uso de recursos (orçamento e tempo), as TICs têm se mostrado diferenciais competitivos de alta escala para as empresas.

Ou seja: em uma época na qual a concorrência também deve estar de olho em soluções ágeis e eficazes para aumentar a produtividade sem desequilibrar os seus pilares, convém manter um olhar atento no mercado sobre as melhores alternativas para a sua empresa!

Quer saber por onde começar? Acesse a nossa loja virtual e fique por dentro de todas as nossas soluções personalizadas para o seu negócio!

Deixe seu comentário