Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como a nuvem e a IA podem beneficiar projetos de Internet das Coisas

Cristina Cruz | 14 de setembro de 2017

A Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things ou IoT) é a grande promessa do momento para satisfazer as necessidades dos usuários. Unindo perfeitamente hardware e software, a tecnologia é capaz de entregar o que antes era imaginado apenas em filmes de ficção. Mas agora já está nos planos da indústria e do governo, nas propagandas, nos debates e nos eventos. De acordo com previsões de especialistas, 50 bilhões de objetos estarão conectados até 2020, graças à Internet das Coisas. Hoje já são 100 novas coisas conectadas a cada segundo, o que facilita a vida dos usuários em diversos aspectos, além de criar possibilidades que causam impactos nos modelos de negócio e na atuação das organizações.

A grande vantagem da Internet das Coisas está na conectividade de dispositivos móveis com qualquer objeto com internet. No entanto, ela tem pouco a entregar se não vier integrada com outras tecnologias. O uso de Cloud Computing (Computação em Nuvem), por exemplo, é primordial nesse processo, já que facilita a armazenagem de todos os dados que esses objetos geram.

A Inteligência Artificial (IA) é outra tecnologia que, integrada à Internet das Coisas, é capaz de entregar ainda mais possibilidades. Com a Inteligência Artificial, as ferramentas de análise estatística e as métricas utilizadas, com frequência, transformam a percepção e geram aperfeiçoamentos. Além disso, ela permite aprendizado aos dispositivos conectados, tornando o ambiente de trabalho otimizado com a depuração dos dados e proporcionando uma utilização mais eficiente. Um exemplo é um veículo autônomo que, dotado de Inteligência Artificial, percebe o ambiente por meio de sensores, não necessitando de condutor.

Possibilidades inumeráveis e impressionantes são permitidas a partir da convergência entre Internet das Coisas e Computação em Nuvem e Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Abaixo, levantamos alguns dos benefícios de cada uma dessas duplas.

Internet das Coisas e Computação em Nuvem

Ao observar os objetos inteligentes possibilitados pela Internet das Coisas unida à Computação em Nuvem, é totalmente perceptível que uma completa a outra. A Internet das Coisas permite que dispositivos façam coleta de dados, enquanto na nuvem é feito o armazenamento desses dados.

Com o intenso tráfego de dados, a segurança é algo primordial. Não é recomendado colocar esse volume de informações em situações de risco, como ataques de vírus ou de pessoas mal intencionadas, por exemplo. Sendo assim, essas inovações precisam da garantia de segurança e privacidade. O serviço de Cloud Computing garante a segurança – com continuidade, backup e capacidade de recuperação de desastres – e a privacidade – ao criptografar dados.

Outro ponto importante é a mobilidade, condição que a nuvem é capaz de administrar, possibilitando que o usuário tenha a continuidade do seu aparelho a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Dessa forma, a era da Internet das Coisas é totalmente associada aos serviços de Cloud Computing, uma vez que a nuvem facilita todo o processo com suas ferramentas automatizadas, mantendo a atualização de dispositivos de forma contínua, além de ser um serviço rápido, disponível e flexível.

Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Em um mundo cada vez mais rico em plataformas integradas, as tradicionais métricas e ferramentas de análise estatística não serão suficientes. Será preciso contar com sistemas capazes de desenvolver algum tipo de conhecimento e que tenham essa percepção fundamental. A capacidade do aprendizado das máquinas já existe e acontece em processos naturais da relação de convivência entre humanos e máquinas.

A Inteligência Artificial faz a depuração dos dados e permite a utilização deles de forma mais eficiente e rentável. Entre os conceitos de funcionamento, um dos principais é o do agente racional. O agente percebe o seu ambiente através de sensores e age através de atuadores.

A união entre a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial possibilita ainda o desenvolvimento de novos modelos de negócios, mais desafiadores e bem estruturados. As análises mais complexas, fruto das interações entre os diversos dispositivos e equipamentos conectados, contribuem para o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial. Assim, é possível gerar modelos de negócios inovadores e de formas diversas, de acordo com o cenário atual e prevendo suas mudanças.

Neste contexto, as soluções que combinam ou que deverão combinar a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial contribuirão para a qualidade dos negócios, proporcionando ainda mais lucro e eficiência à empresa. A Inteligência Artificial contribui na compreensão das interações humanas para criar modelos de negócios alinhados com a sociedade, promovendo facilidades também para o dia a dia das organizações.

Essas grandes mudanças tecnológicas, transformando objetos comuns utilizados no cotidiano em objetos inteligentes, capazes de modificar a forma de vida, de produção e de trabalho, estão cada vez mais presentes. Hoje os conceitos de Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Internet das Coisas já não são diferenciais nas empresas. No entanto, quando estão juntos, os benefícios são ampliados.

A interseção entre Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Internet das Coisas permite que surjam inovações no desenvolvimento de produtos e serviços e, até mesmo, no apoio à gestão estratégica. Conforme os objetos aprendem e se integram com as ações dos usuários, tornam-se agentes da mudança. Essa confluência possibilita a oportunidade de amadurecer o uso das tendências tecnológicas.

Com o trio atuando junto, o mercado se amplia e novas oportunidades são geradas. As tecnologias ganham maturidade para fazer com que todos os produtos, equipamentos e dispositivos móveis usados no cotidiano se tornem cada vez mais automatizados. Ao funcionarem em conjunto, possibilitam extrair o melhor das informações trocadas pela equipe no decorrer do desenvolvimento do modelo de negócios mais apropriado. Dessa forma, é um mundo de oportunidades que se abre para a organização, a partir da transformação de comportamentos dos envolvidos e do melhor aproveitamento das tecnologias.

A Internet das Coisas traz inovação para processos e estímulo para novas mudanças nas empresas. Quer saber outras vantagens proporcionadas por essa tecnologia? Leia o artigo “4 motivos para investir em Internet das Coisas”. Conheça também as soluções de Cloud Computing que a Algar Telecom pode oferecer para a sua empresa. Ou ligue 0800 942 1200 e agende uma visita com um dos nossos especialistas.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: