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Algar Telecom reúne jornalistas para discutir Conteúdo X Marketing

Cristina Cruz | 16 de novembro de 2015

Hoje em dia, muito se fala em Marketing de Conteúdo e sobre como esse tipo de comunicação está atingindo o público interessado em assuntos relevantes. Motivada por essa perspectiva, a Algar Telecom promoveu no dia 05 de novembro um almoço exclusivo para jornalistas da cidade de Campinas (SP), para discutir o tema Conteúdo X Marketing. O objetivo do encontro era debater quais as principais tendências de construção de conteúdo relevante dentro dos veículos, empresas e como os profissionais que atuam ou irão atuar nesse mercado estão se preparando.

O bate papo foi conduzido pelo jornalista Fernando Kassab (Grupo EPTV) e contou com a participação dos painelistas Paulo Reda, editor executivo do Jornal Destak, Sara Martins Vieira Zimmermann, professora do MBA de Marketing Digital da Esamc  e Paulo Henrique Lemos, Co-fundador da Hook Digital. O evento foi realizado no intuito de fortalecer o relacionamento da Algar Telecom com veículos e imprensa regionalizados, a ideia é levar essa boa prática para todas as regionais da expansão.

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Conteúdo X Marketing

Com o advento da internet, uma nova perspectiva para o marketing foi criada: a interação de igual para igual com o cliente. No século XX, as empresas se dirigiam aos consumidores de diversas formas, principalmente para propagar seus produtos, mas sem prestar a devida atenção aos feedbacks e sem espaço para que os clientes tivessem sua opinião enxergada. Já no século XXI, este comportamento ficou bem diferente, pois os consumidores passaram a ser mais exigentes e, além disso, a produzir seu próprios conteúdos e formas de expressão. Assim, suas opiniões começaram a ser formadas não só pelas ações estratégicas de marketing das empresas, mas também pelas informações no ambiente digital e de suas comunidades de interesse, principalmente nas redes sociais e nos sites de busca.

Assim como o perfil do consumidor mudou para a multicanalidade e participação, com a necessidade de diálogo entre a marca e o interesse dos clientes, as estratégias das empresas devem ter como objetivo informar aos consumidores sobre assuntos associados aos negócios e área de atuação e não apenas divulgar produtos e serviços. Ou seja, oferecer conteúdo relevante, que seja capaz de ajudar a resolver um problema do consumidor, além de transmitir confiança e expertise sobre o tema abordado.

Por: Maria Tereza Borges

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