Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Algar Telecom e Cidades Conectadas: sinergia para inovação e aumento da qualidade de vida

Cristina Cruz | 9 de dezembro de 2016

Dar sentido às inovações tecnológicas e de conectividade como forma de melhorar o cotidiano das pessoas: é justamente esse o propósito das cidades inteligentes, conectadas e humanas.  Essa ideia, que nasceu para dar sentido e oferecer o melhor da tecnologia a partir de um ponto de vista orgânico, propõe que as inovações sejam incorporadas naturalmente na vida da sociedade.

Nesse cenário, a evolução da conectividade e da tecnologia tem proporcionado uma série de novas possibilidades aos centros urbanos. Porém, ainda é desafiador traduzir todos os aspectos técnicos e práticos em iniciativas que realmente ofereçam valor para as pessoas em meio aos seus respectivos cotidianos.

Atenta a todas essas questões, e com o objetivo de ajudar no desenvolvimento desse movimento, é que a Algar Telecom tem buscado investir em iniciativas relacionadas a cidades conectadas. A maior dessas iniciativas é a Granja Marileusa, considerado o primeiro bairro planejado de Uberlândia e que une aspectos fundamentais relacionados à lógica urbana, como estudar, morar, trabalhar e ter momentos de lazer em um espaço próprio, sustentável e harmonizado ao meio ambiente.

A fim de ampliar essas ações foi que a Algar Telecom desenvolveu, juntamente com parceiros dos setores públicos e privados, soluções baseadas no projeto de Cidade Conectada. As soluções  a serem implementadas na Granja Marileusa, serão apresentadas em um evento que acontece na próxima semana, no auditório da Algar Holding, em Uberlândia. Confira os parceiros dos setores público e privado que estão apoiando este projeto:

Soluções inovadoras: protótipos e a busca por cidades mais conectadas e inteligentes

Estar inserida no ecossistema de Cidades Inteligentes e Conectadas: esse é o grande objetivo da Algar Telecom, que buscou apoiar no desenvolvimento de inovações destinadas para uma melhor qualidade de vida nos centros urbanos. Para o presidente da empresa, Jean Borges, a realização do projeto de Cidade Conectada só se tornou possível pela parceria e colaboração de diversos parceiros dos setores público e privado, que juntos pensaram e criaram soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos:

“Mais do que construir uma cidade inteligente, desenvolvemos essas soluções com o objetivo de conectar o cidadão às soluções além de oferecer novas possibilidades tecnológicas que possibilitem um ambiente mais humano e conectado, trazendo mais inovação a serviço das pessoas”. Jean Borges, presidente da Algar Telecom.

Confira a seguir um pouco mais sobre os protótipos lançados no evento realizado na manhã desta quarta, 14, e conheça e os benefícios que elas poderão oferecer à população de Uberlândia.

 

  • Easybus (Algar Telecom em parceria com a UFU)

Por meio de tecnologias de vídeo analysis, esse sistema embarcado nos ônibus verifica e reporta em tempo real a lotação e o fluxo de passageiros nos veículos públicos. Com isso, é possível prever a necessidade de transferir, em momentos de grande lotação, ônibus de outras linhas que estejam mais vazias para atender melhor a população.

 

  • City Totem (Algar Telecom em parceria com Nokia e Instituto Cesar)

Por meio de um totem fixo, que pode se tornar um possível substituto para os telefones públicos, essa solução tem como objetivo oferecer interface de acesso entre o cidadão e a cidade O totem tem como principais funcionalidades as chamada de atendimento ao público, Wayfinding, publicidade dinâmica e estática, vitrine virtual de produtos, entre outros.

 

  • Plataforma de IoT (Algar Telecom em parceria Parceria Ioton)

Essa solução consiste em uma plataforma que reúne APIs, serviços de telecomunicações (chips, mensagens, dados, voz, etc), plataformas de telecomunicações (OCS, URA etc) e ferramentas de desenvolvimento para que pessoas e empresas criem e compartilhem soluções para cidades inteligentes. Nesse espaço, os vários sensores de uma cidade (que estão sendo desenvolvidos pela Ioton) poderão estar conectados compartilhando dados e vários atuadores poderão ser controlados pelas aplicações desenvolvidas, uma vez que todas estarão disponíveis em um Market Place.

 

  • E-pontos (Algar Telecom em parceria Parceria Global Bridge)

Por meio de lixeiras com sensores destinadas para a coleta de resíduos tecnológicos, essa solução tem como objetivo medir volume de lixo descartado e o espaço restante na lixeira. Além disso, o lixo descartado renderá pontos que poderão ser convertidos em prêmios para quem o descarta.

 

  • My ID (Algar Telecom)

Esse sistema, que permite a identificação de pessoas por meio de smartphones, wearables e tags (NFC e RFID), tem como principal característica o reconhecimento de pessoas independente do gadget utilizado. A identificação também poderá ser utilizada para pagamento de compras utilizando, por exemplo, cartões de crédito, benefícios e cartões pré-pagos.

 

  • Bueiros inteligentes (PromonLogicalis)

Os bueiros inteligentes, que utilizam tecnologia M2M e Ultrassônico, são compostos por um módulo (cesta) que se encaixa aos bueiros já existentes. Por meio de um sensor de ambiente e do monitoramento em tempo real, os bueiros conseguem cruzar as informações do volume de resíduos já coletados com a previsão do tempo. Essa ação é capaz de predizer, principalmente em períodos de chuvas, a possibilidade de alagamento de determinadas regiões, possibilitando assim manutenções preventivas.

 

  • Plataforma Eugenio (PromonLogicalis)

Essa solução consiste em uma plataforma de IoT que consolida todas as informações coletadas pelos sensores.

FOTOS

15391055_160454617764401_6682697867599418530_n

 

15391174_160454624431067_917375966191665529_n

 

15541976_160454564431073_1641983067255774479_n

 

15541976_160454694431060_4872928887597568915_n

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: