Dar sentido às inovações tecnológicas e de conectividade como forma de melhorar o cotidiano das pessoas: é justamente esse o propósito das cidades inteligentes, conectadas e humanas. Essa ideia, que nasceu para dar sentido e oferecer o melhor da tecnologia a partir de um ponto de vista orgânico, propõe que as inovações sejam incorporadas naturalmente na vida da sociedade.
Nesse cenário, a evolução da conectividade e da tecnologia tem proporcionado uma série de novas possibilidades aos centros urbanos. Porém, ainda é desafiador traduzir todos os aspectos técnicos e práticos em iniciativas que realmente ofereçam valor para as pessoas em meio aos seus respectivos cotidianos.
Atenta a todas essas questões, e com o objetivo de ajudar no desenvolvimento desse movimento, é que a Algar Telecom tem buscado investir em iniciativas relacionadas a cidades conectadas. A maior dessas iniciativas é a Granja Marileusa, considerado o primeiro bairro planejado de Uberlândia e que une aspectos fundamentais relacionados à lógica urbana, como estudar, morar, trabalhar e ter momentos de lazer em um espaço próprio, sustentável e harmonizado ao meio ambiente.
A fim de ampliar essas ações foi que a Algar Telecom desenvolveu, juntamente com parceiros dos setores públicos e privados, soluções baseadas no projeto de Cidade Conectada. As soluções a serem implementadas na Granja Marileusa, serão apresentadas em um evento que acontece na próxima semana, no auditório da Algar Holding, em Uberlândia. Confira os parceiros dos setores público e privado que estão apoiando este projeto:
Estar inserida no ecossistema de Cidades Inteligentes e Conectadas: esse é o grande objetivo da Algar Telecom, que buscou apoiar no desenvolvimento de inovações destinadas para uma melhor qualidade de vida nos centros urbanos. Para o presidente da empresa, Jean Borges, a realização do projeto de Cidade Conectada só se tornou possível pela parceria e colaboração de diversos parceiros dos setores público e privado, que juntos pensaram e criaram soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos:
“Mais do que construir uma cidade inteligente, desenvolvemos essas soluções com o objetivo de conectar o cidadão às soluções além de oferecer novas possibilidades tecnológicas que possibilitem um ambiente mais humano e conectado, trazendo mais inovação a serviço das pessoas”. Jean Borges, presidente da Algar Telecom.
Confira a seguir um pouco mais sobre os protótipos lançados no evento realizado na manhã desta quarta, 14, e conheça e os benefícios que elas poderão oferecer à população de Uberlândia.
Por meio de tecnologias de vídeo analysis, esse sistema embarcado nos ônibus verifica e reporta em tempo real a lotação e o fluxo de passageiros nos veículos públicos. Com isso, é possível prever a necessidade de transferir, em momentos de grande lotação, ônibus de outras linhas que estejam mais vazias para atender melhor a população.
Por meio de um totem fixo, que pode se tornar um possível substituto para os telefones públicos, essa solução tem como objetivo oferecer interface de acesso entre o cidadão e a cidade O totem tem como principais funcionalidades as chamada de atendimento ao público, Wayfinding, publicidade dinâmica e estática, vitrine virtual de produtos, entre outros.
Essa solução consiste em uma plataforma que reúne APIs, serviços de telecomunicações (chips, mensagens, dados, voz, etc), plataformas de telecomunicações (OCS, URA etc) e ferramentas de desenvolvimento para que pessoas e empresas criem e compartilhem soluções para cidades inteligentes. Nesse espaço, os vários sensores de uma cidade (que estão sendo desenvolvidos pela Ioton) poderão estar conectados compartilhando dados e vários atuadores poderão ser controlados pelas aplicações desenvolvidas, uma vez que todas estarão disponíveis em um Market Place.
Por meio de lixeiras com sensores destinadas para a coleta de resíduos tecnológicos, essa solução tem como objetivo medir volume de lixo descartado e o espaço restante na lixeira. Além disso, o lixo descartado renderá pontos que poderão ser convertidos em prêmios para quem o descarta.
Esse sistema, que permite a identificação de pessoas por meio de smartphones, wearables e tags (NFC e RFID), tem como principal característica o reconhecimento de pessoas independente do gadget utilizado. A identificação também poderá ser utilizada para pagamento de compras utilizando, por exemplo, cartões de crédito, benefícios e cartões pré-pagos.
Os bueiros inteligentes, que utilizam tecnologia M2M e Ultrassônico, são compostos por um módulo (cesta) que se encaixa aos bueiros já existentes. Por meio de um sensor de ambiente e do monitoramento em tempo real, os bueiros conseguem cruzar as informações do volume de resíduos já coletados com a previsão do tempo. Essa ação é capaz de predizer, principalmente em períodos de chuvas, a possibilidade de alagamento de determinadas regiões, possibilitando assim manutenções preventivas.
Essa solução consiste em uma plataforma de IoT que consolida todas as informações coletadas pelos sensores.
Deixe seu comentário