A transformação digital é antes de tudo sobre transformar | Plataforma Conexão
Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

14/jun
Cristina Cruz
A transformação digital é antes de tudo sobre transformar

Muito utilizado na última década, o termo transformação digital trouxe uma nova visão sobre as mudanças que viriam pela frente e o que seria necessário para sobreviver nesse novo mercado.

Apesar de ser bastante comum as empresas acreditarem que já estão nesse mercado, a realidade mostra o contrário. A transformação digital vai muito além de modificações no ambiente de trabalho, nos conceitos de equipes de alta performance e de engajamento entre os funcionários.

Na verdade, ela está diretamente relacionada a uma modificação profunda nos sistemas e estratégias a serem utilizados pelas empresas, ou seja, buscando melhores resultados também na experiência de seus usuários.

A transformação digital está baseada sobre três pilares essenciais que são a base para a implantação real de uma nova visão de tecnologia dentro das empresas.

Impossível ficar de fora da transformação digital

Com a crescente inovação nas tecnologias, os negócios se transformaram de maneira permanente, sendo impossível continuar no mercado sem participar dessa nova “onda”. O desempenho e atuação foram profundamente impactados, com um aumento dos resultados e uma nova configuração dos processos e tecnologias.

A transformação digital entra nesse quadro trazendo a implantação de sistemas como Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem e análise profunda de dados. Os pilares desse movimento são relacionados:

  • Aos processos;
  • Às pessoas;
  • Às Ferramentas.

Processos

A automação direta dos processos de produção é uma das características dessa nova experiência. Mas, essa automação não diminui a necessidade da busca por profissionais. Pelo contrário, cada vez mais especializados e inovadores, eles continuam essenciais para o desenvolvimento das empresas. A automação busca aumentar a produtividade de maneira direta, diminuindo gastos e aumentando resultados.

Pessoas

Mesmo com toda a tecnologia envolvida, a transformação digital está diretamente ligada às pessoas envolvidas nesse processo: seus colaboradores e seus clientes.Os funcionários deixaram se ser simples parte da produção para uma ativa participação na implantação dos novos processos e uma mudança do conceito de grupo de trabalho para o de equipe.

Nessa nova configuração, os funcionários passam a ter engajamento com as ideias e valores da empresa, sendo ativamente incentivados a participar do desenvolvimento, com metas e resultados claramente estabelecidos. Essa modificação na mentalidade dos funcionários é um dos principais desafios da transformação digital.

Nesse processo estão envolvidos também os clientes, que além de estarem mais exigentes em relação aos serviços, buscam também as melhores experiências como usuário, com possibilidades de resolver seus problemas de maneira rápida, eficaz e digital.

Estar atento a este fator humano dentro da nova era digital pode ser o grande diferencial entre os negócios.

Ferramentas

A tecnologia modificou profundamente as ferramentas utilizadas no sistema industrial, desde a produção até o armazenamento de dados.

O Big Data é um dos principais desafios das empresas. A capacidade de reconhecimento e de armazenamento de dados cresceu infinitamente na última década. Sistemas capazes de fazer a intersecção entre dados e desejos dos usuários trazem uma mudança profunda para as estratégias da empresa, transformando dados em novos modelos de negócios.

Além dele, o Cloud Computing, o uso de softwares para diferentes áreas da empresa e o sistema de videoconferência trazem agilidade e resultados diretos na redução de custos com deslocamento e reuniões.

O uso dos sistemas de Link Dedicados garante uma conexão com a internet sem variações, que na maioria das vezes, trazem grandes prejuízos já que prejudica todos os outros sistemas das empresas.

Estas são apenas algumas ferramentas que podem ser utilizadas na transformação digital da sua empresa.

Gostou do conteúdo de hoje sobre transformação digital? Conte para para a gente agora mesmo nos comentários! E que tal conhecer as nossas soluções que ajudarão a sua empresa a entrar de vez na era de transformação digital!

Deixe seu comentário