Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

6 hábitos que aumentam a criatividade

Algar Telecom | 27 de novembro de 2015

Pensar fora da caixa é uma das expressões mais utilizadas por quem lida com empreendedorismo. Ser criativo é uma das premissas para que o negócio não caia na rotina e fique estagnado. Por isso, a Revista “Inc.” listou algumas dicas para ajudar você a estimular sua criatividade, seja para criar um negócio disruptivo ou para reinventar processos e criar novos produtos.

  1. Debater: um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley afirma que pessoas que têm o costume de discordar da opinião de outros e debater são mais criativas, já que, ao contestar, buscamos argumentos para provar nosso ponto de vista, o que é um exercício criativo.
  2. Relaxar: práticas como a meditação ou hábitos simples como uma boa ducha ou um tempo sozinho são ótimas práticas para estimular o pensamento criativo. Com elas, fica mais fácil respirar mais fundo, esquecer dos problemas e deixar a mente correr livremente.
  3. Fazer atividade física: exercitar-se pode não ser tão relaxante, mas a atividade também ajuda a esquecer os problemas e focar a cabeça em práticas mais destrutivas. A associação entre exercícios físicos e criatividade foi publicado no jornal Frontiers in Human Neuroscience.
  4. Estar na natureza: um estudo da Universidade do Kansas fez testes de resoluções criativas de problemas com pessoas que passaram três dias acampando em uma floresta. Os resultados do grupo foram 50% melhores que os de quem não acampou. O contato com a natureza reduz a pressão arterial, diminui a frequência cardíaca e a quantidade de hormônios relacionados ao estresse na corrente sanguínea.
  5. Dormir: em 2012, um estudo da Universidade de Georgetown descobriu, por meio de análises neurológicas, que, durante o sono, aumenta a atividade de regiões do cérebro relacionadas à criatividade. Ou seja, se precisar “pensar fora da caixa”, tire uma soneca.
  6. Tome um drink: a Universidade de Illinois apontou que níveis moderados de álcool no sangue aumentam a criatividade. Vale ressaltar, no entanto, que os drinks têm efeito colateral: eles contribuem para a formação de pensamentos disruptivos, interferem negativamente na memória.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/10/6-habitos-que-aumentam-criatividade.html

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: