Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

6 dicas para tornar os ambientes de trabalho mais criativos

Cristina Cruz | 18 de janeiro de 2017

O espaço físico é parte importante do ambiente interno de trabalho e também dos resultados conquistados pelas empresas. Porque um local organizado, com boa iluminação e uma estrutura que proporcione conforto aos colaboradores são fatores que influenciam diretamente no modo como as pessoas se comportam e em seus respectivos desempenhos. Assim, as alterações de layout, mais estratégicas e humanas, podem tornar as equipes mais comunicativas, engajadas e com maior e melhor índice de produção.

Confira neste texto seis dicas para tornar o ambiente de trabalho mais criativo, a fim de inspirar os seus colaboradores. Além disso, conheça algumas empresas que apostaram nessa estratégia a fim de tornar seus espaços internos lugares propícios para o bom rendimento e melhor qualidade de vida de seus usuários.

1. Personalização dos espaços

Uma das formas de tornar o espaço físico adequado às necessidades dos colaboradores passa pela personalização. Essa ação, que costuma agradar e fidelizar as pessoas junto a produtos e serviços, por exemplo, é uma maneira eficiente de promover engajamento dos funcionários em relação à empresa e ao trabalho desempenhado. Diante disso, grandes empresas pelo mundo estão fazendo com que os profissionais sejam os principais agentes das alterações no espaço de trabalho,  desenvolvendo os sentimentos de pertencimento e satisfação.

Escritório Samba Tech

Escritório Samba Tech – Exemplo de personalização do ambiente feita pelos próprios colaboradores. (Créditos: Office Snapshots)

2. Observação é tudo!

Na maior parte das empresas as pessoas passam muitas horas sentadas em frente ao computador para trabalhar. Por isso, é preciso que o espaço corporativo ofereça o conforto necessário para que os colaboradores se sintam bem do ponto de vista físico. Investir em cadeiras que proporcionem boa postura e mesas com altura adequada são os principais investimentos a serem feitos nesse sentido.

Escritório Walmart Brasil

Escritório Walmart Brasil | Exemplo de conforto, com espaço para descanso e cadeiras ergonômicas. (Créditos: Office Snapshots)

3. Fique atento à iluminação e acústica

Um dos principais fatores que atrapalham a produtividade está relacionado aos ruídos, tanto externos quanto internos. Por isso, é essencial que o barulho da rua seja isolado, que os setores que fazem maior uso de telefones, por exemplo, estejam mais distantes de áreas que requerem maior concentração e os aparelhos de ar condicionado recebam manutenção a fim de evitar barulhos incômodos. Além disso, é preciso se atentar quanto à questão da iluminação dentro dos ambientes de trabalho. Isso porque, tanto a luminosidade insuficiente ou quanto em excesso podem provocar cansaço visual, irritação e desconforto.

Salve Escritórios

Salve Escritórios | Exemplo de iluminação adaptada de acordo com a demanda do ambiente. (Créditos: Office Snapshots)

4. Invista nas cores

As cores podem ser estratégicas dentro dos espaços de trabalho, por isso use-as a favor do seu ambiente corporativo. Tons de azul e verde são ideais para espaços onde o trabalho exige concentração e raciocínio, já cores como amarelo, vermelho e laranja, são indicadas lugares que precisam instigar a criatividade e a comunicação entre as pessoas.

Escritório Alelo Brasil

Escritório Alelo Brasil | Exemplo do uso de cores para tornar o ambiente mais criativo. (Créditos: Office Snapshots)

5. Conexão com a natureza

Espaços de trabalho mais humanos pedem maior contato com a natureza. Desse modo, procure investir na distribuição de vasos de plantas e folhagens dentro dos espaços de trabalho, a fim de tornar o ambiente mais arejado e promover uma sensação de bem-estar para pessoas que passam boa parte de seus dias nesses lugares.  

Escritório Armazém Industrial

Escritório Armazém Industrial | Exemplo do uso de elementos da natureza para humanização do espaço de trabalho. (Créditos: Office Snapshots)

6. Espaços voltados para a inovação

Para provocar nos colaboradores um espírito de criatividade e interação, o investimento em formas de engajamento voltadas para o ambiente físico pode contribuir para a geração de novas ideias. A criação de espaços abertos, confortáveis e que estimulem a criatividade, por meio de cores e imagens, por exemplo, ajuda a estimular a imaginação e o empreendedorismo interno. Além disso, esses ambientes oferecem condições para a partilha de conhecimentos em relação a métodos e ferramentas que colaboram para o desenvolvimento de inovações.

Espaço Inovação Algar Telecom

Espaço Inovação Algar Telecom | Exemplo de ambientes criativos para o desenvolvimento de inovações. (Créditos: IMO)

E então, inspirado para criar um ambiente de trabalho criativo dentro da sua empresa? Ou você já investe nessas ações de espaços mais humanos? Compartilhe conosco suas experiências.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: