Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

5 biografias inspiradoras para empreendedores

Redator MPE | 7 de janeiro de 2016

O mundo todo está repleto de histórias que nos inspiram. Seja na vida pessoal ou no campo dos negócios, encontramos vários exemplos de pessoas que lutaram para conseguir alcançar os sonhos. E muitas dessas histórias são narradas em filmes, documentários, músicas e livros. E é justamente por isso que o Exame listou 5 biografias de empreendedores que superaram as dificuldades e hoje são pessoas de sucesso, conhecidas por todos. Tanto no Brasil quanto no exterior, existem pessoas cujas trajetórias são grandes lições. Confira essa lista e leia os livros:

1 – “A Fantástica História de Silvio Santos”

 

Do jornalista Arlindo Silva, conta uma das histórias mais fascinantes do empreendedorismo brasileiro: a trajetória do dono do SBT desde os tempos como camelô no centro de São Paulo, até o homem bem-sucedido que é hoje. Silvio fez fortuna ao criar o ‘Baú da Felicidade’ no qual clientes pagavam um carnê anual e depois trocavam por um produto nas lojas do Baú. A facilidade de comunicação, o raciocínio rápido e a capacidade de aproveitar oportunidades são características inspiradoras de Silvio Santos.

2 – “O sonho brasileiro”

 

Do jornalista Thales Guaracy, traz a biografia do Comandante Rolim Amaro, o fundador da TAM, que nasceu no interior do estado de São Paulo, teve uma infância pobre, trabalhou como caminhoneiro e vendedor de bebidas, mas nunca deixou seu sonho de lado: ser piloto de avião. O sonho foi além, o comandante Amaro transformou uma pequena empresa de táxi aéreo regional – a Táxi Aéreos de Marília – em uma das maiores empresas de aviação do Brasil: a TAM. Além disso, trouxe inovação e revolucionou o atendimento.

3 – “Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook”

 

De Ben Mezrich, foi até transformado no filme “A Rede Social” e conta a história dos estudantes de Harvard que criaram um dos maiores fenômenos da internet: o Facebook. O relato conta a disputa entre o norte-americano Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin e fala sobre o desenvolvimento do projeto. Se o filme “A Rede Social” diminui a participação do brasileiro no projeto, esta biografia mostra que Saverin foi fundamental para nascimento e expansão do Facebook.

4 – “Steve Jobs – a Biografia”

 

De Walter Isaacson, possui mais de 600 páginas e traz a história de uma das mentes mais inovadoras do planeta: o criador da Apple, desde a sua juventude, seus projetos, as dificuldades de colocá-los em prática, a associação com outros inovadores como Steve Wosniack, seus erros e acertos como empreendedor. Lançado logo após a morte de Steve Jobs, este livro mostra que a inovação deve ser a base de tudo.

5 – “Oprah: uma biografia”

 

De Kitty Kelley, conta a história de uma das mulheres mais influentes do planeta. Como a grande maioria dos empreendedores de sucesso, Oprah Winfrey enfrentou dificuldades – uma delas o racismo – até se tornar dona de uma fortuna que chega perto dos 3 bilhões e ser dona de emissoras de TV, editoras e uma variedade de outros negócios. O livro mostra que, mesmo sendo uma mulher de sucesso planetário, Oprah tem dilemas e dificuldades como todas as pessoas.

 

Fonte: https://goo.gl/kqMUo7

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: