Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 práticas de sustentabilidade que você pode adotar na sua MPE

Algar Telecom | 19 de setembro de 2016

Os conceitos de sustentabilidade são muito interessantes e atraem a atenção dos empreendedores. No entanto, o desafio das empresas é saber como incorporá-los ao dia a dia dos negócios. Durante muito tempo acreditou-se que “sustentabilidade custa caro”, ou que “sustentabilidade é para grandes empresas”. Mas essas são ideias ultrapassadas e devem ser abandonadas o mais rápido possível, sob o risco das microempresas perderem competitividade frente a concorrentes que venham preparados para atender às demandas dos mercados por uma produção mais limpa e socialmente justa.

Confira algumas práticas sustentáveis que a sua MPE pode adotar imediatamente:

Reduzir desperdícios

O uso exagerado de copos descartáveis e papéis, por exemplo, gera uma grande quantidade de resíduos que, se pensarmos bem, nem precisam existir. Há práticas simples que podem reduzir ou até extinguir esses resíduos, como cada colaborador ter seu próprio copo e enviar mais e-mails para equipe ou até mesmo conversar pessoalmente com mais frequência? Pequenas atitudes como essas já garantem uma economia e tanto, ajudando a modificar a cultura organizacional.

Aproveitar a natureza

Fazer construções que aproveitem a ventilação natural, por exemplo, faz com que o uso de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores diminua ou até mesmo deixe de existir. A luz exterior também pode ser aproveitada durante o dia, reduzindo os gastos com energia elétrica. É importante lembrar que lâmpadas fluorescentes e de LED são mais duráveis, econômicas e produzem menos resíduos que as incandescentes.

Destinar corretamente seus resíduos

Grande parte dos resíduos não é reciclada porque é descartada de maneira errada. Nesse sentido, a simples implantação da separação de lixo úmido do seco na empresa já ajudaria muito. Também é válido verificar se na sua cidade há cooperativas de reciclagem para fazer parcerias e doar seu lixo. Nesse caso, além de colaborar com o meio ambiente, você ajuda a apoiar a atividade produtiva e remunerada dos catadores!

Considerar os colaboradores

Tratar seus funcionários com respeito, sem discriminação e seguindo as leis trabalhistas, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores também são maneiras de garantir um ambiente sustentável dentro da sua MPE. Com isso, todos saem ganhando e a produtividade aumenta a partir da satisfação dos colaboradores, o que resulta em retenção de talentos.

Pequenas empresas normalmente são mais flexíveis que as grandes, o que facilita a adaptação a mudanças. E é por isso que atitudes mínimas podem trazer grandes resultados, sendo o início do caminho que levará a uma empresa totalmente sustentável. É claro que cada negócio tem suas características e necessidades, então inclua a sustentabilidade no seu planejamento estratégico e vá implementando as práticas aos poucos, até ter uma empresa reconhecida como confiável e transparente pelo público.

E você, já tem essa preocupação na sua empresa? Compartilhe suas ideias conosco!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: