Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 desafios de marketing para as micro e pequenas empresas

Redator MPE | 6 de outubro de 2016

O marketing para pequenas empresas é um assunto que está em alta nos últimos tempos. Mas nem sempre os empreendedores conseguem encontrar maneiras efetivas de implementá-lo em seus negócios e acabam caindo em algumas armadilhas, como implementar soluções de marketing que não trarão resultados para determinado tipo de negócio.

Confira os maiores desafios de marketing para MPEs e como superá-los:

Inovar

Um dos maiores desafios do marketing para pequenas empresas é a inovação. Afinal, para se mostrar um forte concorrente perante o mercado, é indispensável altas doses de criatividade e ousadia.

A internet pode ser o melhor caminho: o marketing de conteúdo atrai clientes e os torna verdadeiros promotores da marca. Mas, para obter êxito, é preciso investir em qualidade e buscar estar presente na rotina de consumo, sem parecer invasivo ou repetitivo. O ideal é contar com auxílio de um profissional do ramo de inbound marketing.

Direcionar a publicidade

A internet é uma excelente oportunidade para que a empresa possa direcionar sua publicidade da melhor forma possível e focar sua divulgação apenas naqueles que estão interessados nos produtos ou serviços da marca.

Para isso, é importante definir personas, que nada mais são do que personagens fictícios que possuem as características específicas do público-alvo do negócio. Através delas, as equipes de marketing e vendas podem redefinir suas ações e deixá-las baseadas numa linha de raciocínio que tenha associação com o consumo ou experiência de compra dessas categorias.

Escolher os melhores veículos e ações

Outro ponto importante a ser considerado para que a divulgação obtenha sucesso é na hora de escolher o veículo de suas ações de marketing. Existem diversas opções: blog, site, redes sociais, newsletters, entre outras.

Dependendo do segmento da empresa e do público-alvo, algumas podem ser mais efetivas que outras, e o empreendedor precisa analisar bem antes de decidir, para depois divulgar com alta qualidade e foco total em suas personas.

Desenvolver valores

Outro grande desafio do marketing para pequenas empresas é desenvolver verdadeiro valor para a marca. Em tempos de sustentabilidade e preocupação com as questões sociais, os empreendimentos precisam maximizar os valores humanos e não só os financeiros.

A questão não é só aumentar as vendas num primeiro momento, mas reforçar os seus valores e sua missão perante a sociedade. Para isso, busque associar-se a projetos interessantes, adquirir selos de responsabilidade social, adaptar os parâmetros de funcionamento de forma a minimizar o impacto no meio ambiente.

Esses são alguns dos principais desafios do marketing para pequenas empresas. Com essas dicas, é possível que sua MPE consiga superá-los e alcançar o sucesso em sua estratégia! E você, conhece outros desafios do marketing? Compartilhe conosco!

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: