Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

18/set
Cristina Cruz
Videoconferência na nuvem x videoconferência em rede: qual a melhor?

A era da Transformação Digital está mudando a rotina de muitas organizações em diversos aspectos. E um dos principais está diretamente ligado à prática das reuniões. Afinal de contas, sua empresa ainda tem gastos de transporte para que os times participem de reuniões presenciais? Então, você não conhece os benefícios de usar a videoconferência.

Hoje, já é possível eliminar os riscos de passar por uma série de problemas, como a perda de um voo, trânsito cheio ou até imprevisto das outras pessoas e fazer uma reunião virtual através da tecnologia de videoconferência.

Mas você já sabe como funciona essa solução? Atualmente, existem dois modelos diferentes que você pode adotar: a videoconferência na nuvem e a videoconferência em rede.

Então, veja agora como funciona cada uma delas e qual pode ser a solução ideal para seu dia a dia.

O que é videoconferência em rede?

A videoconferência em rede é um modelo feito ponto a ponto com uma conexão de rede exclusiva para sua empresa e um servidor próprio que auxilia a ter maior qualidade na comunicação.

O uso do hardware dedicado é o diferencial, que traz a capacidade de utilizar a alta qualidade de vídeo e áudio mesmo com várias conexões simultâneas. Contratando esse tipo de serviço é possível contar com especialistas que cuidam de toda a parte estrutural para manter o funcionamento do sistema de videoconferência.

Em resumo, a videoconferência em rede fornece uma infraestrutura robusta para dar segurança no momento de utilizar a tecnologia. Utilizar esse serviço traz a garantia de que você pode iniciar uma videoconferência do início ao fim sem interrupções e mantendo a qualidade da comunicação.

O que é videoconferência na nuvem?

Uma opção de videoconferência é usar uma solução na nuvem. Toda a infraestrutura de vídeo essencial para o serviço é hospedado em qualquer servidor espalhado pelo mundo. E, por isso, utiliza a comunicação via internet para conectar vários participantes em nuvem.

Você normalmente escolhe os pontos de conexão e a nuvem fornece a interconectividade, incluindo o recurso multiponto. O grande risco de utilizar os serviços em nuvem está na qualidade da comunicação. A tendência é que quanto mais pessoas entrarem em uma “sala” virtual, pior será a qualidade da comunicação.

Geralmente são usadas algumas ações para tentar amenizar esses problemas, como o uso alternado do microfone, mas essa ação diminui muito a qualidade da comunicação durante uma videoconferência. Alguns serviços que usam esse modelo são o Hangouts e o Skype, por exemplo.

Qual modelo de videoconferência escolher para o meu negócio?

Essa escolha pode representar um dilema para as empresas que já conseguem ver os benefícios da videoconferência. Elas querem usar a tecnologia, mas sempre surgem dúvidas sobre qual o modelo ideal.

Para as que precisam apenas de um contato simples, sem se importar muito se terá problemas na comunicação e sabendo que o contato não será tão claro, podem optar pelas soluções em nuvem.

Mas para as que querem estabelecer uma comunicação empresarial de qualidade e a segurança de uma infraestrutura de vídeo robusta, mas também não têm a equipe e não podem gerenciar a operação sozinhas, o ideal é optar pelo modelo em rede.

Na prática, o modelo de videoconferência em rede é a oportunidade de usar a tecnologia para ver e ser visto em uma reunião, mesmo a distância, o que facilita muito no fechamento de negócios e no estabelecimento de novas parcerias, mesmo que sejam feitas de forma remota.

Pensando em fornecer sempre o melhor serviço, a Algar Telecom disponibiliza no mercado a solução de videoconferência, com as vantagens completas que você precisa para usar essa tecnologia com qualidade. Então conheça mais sobre a solução e agende já uma visita.

Deixe seu comentário