Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

06/ago
Cristina Cruz
Transformação Digital: seus colaboradores estão preparados?

A efetividade e o sucesso da Transformação Digital em uma empresa depende diretamente de todos os envolvidos. Isso porque, mais do que apenas investir em tecnologia e infraestrutura, contar com a colaboração e comprometimento de todos os colaboradores é primordial.

Para isso, alguns aspectos não podem deixar de ser considerados se você quiser garantir o engajamento dos seus funcionários. Confira quais são as principais competências que a empresa deve valorizar e algumas dicas interessantes para ajudar os gestores a enfrentarem os desafios impostos por esse processo de mudança.

Transformação digital: como saber se os colaboradores estão preparados?

Percepção do valor da tecnologia

Para descobrir se os colaboradores da empresa estão realmente preparados para a Transformação Digital, é preciso investigar como o valor da tecnologia é percebido por eles. Afinal de contas, entender como eles enxergam o uso da tecnologia na rotina de trabalho é fundamental para que a empresa consiga obter sucesso na implementação das novas ferramentas.

Ao contrário de uma visão na qual a inovação tecnológica é vista como um meio de substituir a atividade humana, ela deve ser considerada uma verdadeira aliada. Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar e tirar o maior proveito das ferramentas e inovações tecnológicas disponíveis, uma vez que elas servem para potencializar e otimizar as nossas tarefas.

A importância de ser crítico

A Transformação Digital é um processo muito dinâmico e cujo percurso está repleto de mudanças profundas no modo de operação das organizações. Essas características fazem com que esse processo seja também muito desafiador, logo, exigindo que os colaboradores tenham um perfil de questionadores.

Ninguém nasce sabendo tudo sobre negócios, tecnologia ou o que quer que seja. No entanto, as pessoas críticas e curiosas, por mais que não sejam especialistas, geralmente conseguem participar mais ativamente da Transformação Digital. Afinal, é algo que está mais ligado à capacidade de perguntar e à vontade de adquirir mais conhecimento.

Em busca de novos desafios

O envolvimento dos colaboradores com o processo de Transformação Digital também está relacionado ao sentimento de ser desafiado. Embora nem todas as pessoas tenham esse perfil, os funcionários que desejam se desenvolver e crescer na empresa, na maioria das vezes, veem os desafios como oportunidades de mostrar suas capacidades.

Ao mesmo tempo, esse engajamento com as mudanças não depende apenas dos colaboradores. Os gestores precisam saber usar a vontade deles de se desenvolver a favor da empresa e do processo de Transformação Digital ao qual toda a equipe faz parte. Sendo assim, na hora de colocar as mudanças em prática, dar mais confiança e autonomia a eles faz toda a diferença.

Criatividade e colaboração

Segundo um estudo da ESG, poucas são as empresas preparadas para a Transformação Digital. Apesar de já haver um investimento em conhecimento, infraestrutura e metodologia adequada, os gestores e suas equipes ainda precisam aprender a trabalhar de modo mais criativo e colaborativo.

Para obter sucesso na implementação das tecnologias, todos os envolvidos precisam estar alinhados para unir conhecimentos e habilidades de uma forma positiva. Além disso, as soluções para os possíveis problemas que surgem no decorrer do processo exigem criatividade para pensar rápido e sem um receio excessivo de assumir certos riscos.

Cultura organizacional

De nada adianta a empresa ter funcionários qualificados, críticos e criativos se ela não souber valorizá-los ou não investir no seu desenvolvimento. Embora as características da cultura digital possam variar conforme o estágio de transformação em que a organização está, o fundamental é que ela esteja sempre pronta para atender as expectativas de crescimento dos seus colaboradores.

Diante disso, vale ressaltar que além de contar com colaboradores preparados para a Transformação Digital, a empresa deve investir nos profissionais talentosos que possui e no desenvolvimento dos gestores. Ao cuidar dos seus colaboradores, a organização não só os ajuda a crescer no ambiente de trabalho como também aumenta as suas oportunidades de se destacar no mundo digital.

Quer descobrir a maturidade digital da sua empresa? Para fazer um diagnóstico agora mesmo e explorar ainda mais conteúdos sobre transformação digital, clique aqui.

Deixe seu comentário