Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

20/jul
Cristina Cruz
Transformação Digital: conheça o papel do CIO

Seja qual for a área de atuação da empresa, não é mais possível fugir da Transformação Digital. Ela tem sido a responsável por alterar completamente os processos e a forma de lidar com a tecnologia e a inovação dentro do universo corporativo.

Essa nova realidade tem feito com que o papel do CIO (Chief Information Officer) sofra uma mudança profunda. Mais do que cuidar de toda a estrutura tecnológica e do funcionamento dos equipamentos e sistemas informatizados das empresas, esse executivo é hoje responsável pelos rumos da organização na jornada de Transformação Digital.

Por isso, os CIOs possuem diversos deveres e atribuições fundamentais para lidar com todo esse processo de implementação da inovação.

O objetivo deste artigo é ajudar você a compreender qual é a função principal desse profissional nesse processo tão relevante para o sucesso de qualquer organização. Acompanhe:

Qual é o papel do CIO na Transformação Digital?

Já faz algum tempo que o CIO deixou de ser responsável apenas pelas questões técnicas ligadas à tecnologia nas empresas. Com a Transformação Digital, ele passou a exercer um papel cada vez mais estratégico por conta da necessidade de lidar com as mudanças significativas que vêm alterando o modelo de negócio das organizações.

Sendo assim, para desempenhar esse papel o CIO precisa ampliar o seu escopo de trabalho para ser capaz de extrapolar a parte técnica da sua profissão e olhar como a  sua contribuição é importante para toda a corporação. Por isso, ele precisa adquirir novos conhecimentos relacionados aos negócios, gestão e liderança.

Esses conhecimentos permitem, acima de tudo, que o CIO adquira uma visão mais vasta sobre o negócio da empresa, o que é extremamente importante para o processo de Transformação Digital. Afinal, ele precisa ser capaz de prever os impactos e reduzir possíveis atritos gerados pela implementação de novas tecnologias.

Em direção à jornada da Transformação Digital

Para que o CIO consiga realmente ajudar a empresa a percorrer a jornada da Transformação Digital ele precisa entender qual é a definição estratégica da empresa. Além disso, é importante estar por dentro das principais tendências da área e conhecer as tecnologias mais inovadoras para sair na frente da concorrência.

Vale ressaltar que é sempre bom alinhar as atividades em parceria com os demais departamentos intercessores e interdependentes para levantar as possíveis sinergias nas demandas. Por isso, a boa comunicação é uma habilidade essencial.

Com a Transformação Digital, todas os setores da empresa precisam também estar preparados para lidar com os processos disruptivos. Nesse contexto, o CIO é o profissional encarregado de ajudar os colaboradores a entenderem a relevância da implementação das novas tecnologias e mudança de mindset.

A posição estratégica do CIO

Como você já deve ter percebido, o CIO é uma peça importante no processo de Transformação Digital. E a sua liderança deve ter um caráter estratégico.

Mais do que ser o executivo incumbido das questões de tecnologia dentro da organização, ele deve estar o tempo todo comprometido com a inovação e estar alinhado ao propósito do negócio.

Até mesmo a gestão dos colaboradores requer a atenção do CIO, certificando-se que as demais áreas estejam engajadas com o processo de Transformação Digital, compartilhando os objetivos e metas –  o que possibilita o conhecimento e a maior colaboração de todos.

As empresas líderes em seus segmentos e que vêm crescendo no mercado estão abrindo mais espaço para que os CIOs exerçam um papel cada vez mais estratégico. Hoje, o sucesso dos negócios depende diretamente da Transformação Digital no ambiente corporativo. Nesse cenário, esses profissionais possuem uma missão extremamente importante para o crescimento das empresas.

Você lida com a Transformação Digital no ambiente de trabalho? Clique aqui, faça um diagnóstico e descubra a maturidade digital da sua empresa!

Deixe seu comentário