Gestão Algar Telecom | 17 de julho de 2020

Sustentabilidade: 5 atitudes para transformar em hábitos

Tempo de leitura: 5 minutos

A sustentabilidade é um assunto do qual ouvimos falar há bastante tempo. Porém, nos últimos anos, as mudanças ambientais têm chamado ainda mais a atenção do mundo inteiro.

Com isso, as pessoas estão buscando formas de ser mais sustentável a partir da mudança de certos hábitos relacionados ao consumo, à produção de lixo e ao uso de recursos naturais.

Você também quer fazer parte desse movimento? Então, confira a seguir algumas atitudes fáceis de serem adotadas!

5 dicas de sustentabilidade para colocar em prática

1. Separe o seu lixo

A sustentabilidade depende do modo como lidamos com o lixo. Isso porque o volume de lixo produzido no planeta é enorme. E o descarte incorreto causa enchentes, poluição, além de matar várias espécies de animais marinhos.

Uma das saídas para esse problema é a reciclagem. Mas, para que ela aconteça em grande escala, todo mundo precisa colaborar.

Comece a separar o lixo orgânico do reciclável, como papeis, plásticos, vidro, alumínio etc. Você pode contar com a ajuda do serviço de coleta seletiva da sua cidade ou levar o seu lixo para um ponto de reciclagem.

2. Evite os plásticos

De fato, é difícil fugir dos plásticos porque eles estão em praticamente tudo. Entretanto, você pode mudar alguns hábitos para diminuir a presença desse material na sua vida e no planeta também.

Entre as principais sugestões, estão:

  • deixar de usar descartáveis;
  • usar sacolas retornáveis ao fazer compras;
  • escolher produtos com menos embalagem;
  • comprar alimentos a granel.

Basicamente, é uma questão de começar a reparar na presença do plástico e dar preferência a outras opções de material.

Leia também: 4 práticas de sustentabilidade que você pode adotar na sua MPE

3. Economize água

Quando o assunto é sustentabilidade, fica impossível não falar do recurso mais essencial para a vida: a água. Você pode fazer a sua parte economizando nas atividades do dia a dia.

Se você é do tipo que passa um tempão no chuveiro, tente tomar banhos mais rápidos para não gastar tanta água. Ainda, quando estiver escovando os dentes ou lavando a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo, mas só durante o enxágue.

Para quem mora em casa, coletar água da chuva é outra dica. Depois a água pode ser usada para regar as plantas, lavar o quintal e limpar a casa.

4. Use todas as partes dos alimentos

Na cozinha, é comum ver boa parte dos alimentos ir direto para o lixo. Isso porque as pessoas estão acostumadas a descartar as cascas e as folhas por achar que elas não podem ser consumidas.

É aí que está o engano. Pelo contrário, cascas de frutas, sementes, folhas e talos podem ter até 40 vezes mais nutrientes.

Sabendo disso, comece a buscar alternativas de receitas para aproveitar integralmente os alimentos. Além de ser uma atividade sustentável, esse hábito ajuda você a diversificar o cardápio e ter uma alimentação mais saudável.

5. Consuma de forma consciente

O consumo descontrolado é um dos fatores que mais prejudicam o planeta. Afinal, todo processo de produção utiliza energia e recursos naturais. Por isso, devemos tomar cuidado para não comprar por impulso, sem necessidade.

Para você ter uma ideia, 10 mil litros de água são gastos na fabricação de uma calça jeans. Ao saber disso, você provavelmente vai pensar duas vezes quando for comprar um jeans.

A compra e venda de roupas e de outros objetos usados tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Além de impactar menos o meio ambiente, você ainda consegue economizar bastante.

Tomar consciência de que você tem um papel muito importante para a sustentabilidade é o primeiro passo. Comece a adotar aos poucos essas práticas sugeridas aqui. Apesar de exigir certo esforço no início, você vai ver que em pouco tempo elas vão se tornar parte dos seus hábitos.

Precisa de uma força para ser sustentável no período de home office? Veja aqui como reduzir a geração de resíduos dentro de casa!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário