Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

13/set
Cristina Cruz
Segurança de dados: migração do Data Center para a nuvem é seguro?

A migração na nuvem consiste basicamente no processo de locomoção de dados, aplicativos ou outros importantes elementos de um data center local para a nuvem ou de um ambiente de nuvem para outro. E a segurança de dados é uma das principais preocupações nesse processo de mudança.

A própria decisão de migrar toda a infraestrutura, que normalmente está consolidada internamente em estruturas de tecnologia nas empresas, para a nuvem já se torna uma grande preocupação em relação à questão sobre a segurança de dados.

O desafio da segurança de dados na nuvem

Embora os benefícios potenciais em longo prazo sejam significativos, as empresas enfrentam uma série de obstáculos ao adotar esse novo modelo de arquitetura de TI.

Eles precisam de ajuda para determinar quais cargas de trabalho devem migrar para a nuvem, identificar as dependências do sistema, migrar os aplicativos, implementar processos para migrar informações, testar os sistemas, etc.

Entretanto, apesar dos desafios da implantação, uma das razões pelas quais as empresas usam os serviços em nuvem é justamente os benefícios da segurança da informação. Para muitas organizações implementar a proteção de dados ainda é uma grande dificuldade, mas é um investimento que vale a pena.

A preocupação pela segurança de dados ocorre principalmente em decorrência dos tipos de dados que serão armazenados na nuvem.

  • Informações dos clientes;
  • E-mails;
  • Dados dos consumidores;
  • Registros de funcionários;
  • Informações de pagamento;
  • Entre outros.

São dados considerados de alto risco e que nas mãos erradas podem gerar grandes prejuízos financeiros e de imagem.

Outro ponto a ser considerado em relação a proteção de dados é a necessidade de cumprir com os requisitos regulatórios de privacidade e proteção de dados. São empresas que dependem da segurança de dados para fazer negócio.

A migração do Data Center para a Nuvem é segura?

Diante do risco de ataques virtuais e roubo de dados, é possível imaginar a explicação do por que certas empresas, muitas vezes, ficam reticentes em adotar a computação em nuvem. Para muitos a segurança dos dados em nuvem é difícil de alcançar.

Mesmo assim, a resposta para a nossa pergunta é sim, com toda certeza! A infraestrutura disponível de tecnologia voltada à segurança de dados é muito maior que muitas empresas têm em seus data centers. O investimento para chegar na mesma estrutura poderia inviabilizar qualquer negócio.

Além disso, já temos um conjunto de boas práticas utilizadas no mercado junto com profissionais e empresas especializadas que consolidam ainda mais a migração segura dos dados, o processamento e seu armazenamento na nuvem.

A grande chave em torno do desafio da proteção de dados tem como base três pontos principais:

  1. Entender exatamente o que vai migrar para a nuvem. Isso inclui programas, processos, produtos e serviços. Podemos resumir tudo isso na arquitetura a ser utilizada na cloud.

  2. O segundo ponto é entender quais dados estão indo para a nuvem. Ter o entendimento deste item vai ajudar a resolver questões como requisitos de conformidade, tratamento para possível problema de violação de dados e como proteger as informações confidenciais.

  3. E por fim, a implantação do gerenciamento de risco e governança corporativa visando garantir as políticas e processos ligados a segurança da informação.

Nesse processo de migração é importante pensar na nuvem como uma extensão do seu ambiente atual. Você deve fornecer o mesmo nível de controle, segurança e visibilidade que antes estava implantado no data center de sua empresa.

O que você vê como a tarefa mais difícil da migração para a nuvem? Para tirar suas dúvidas sobre a migração do data center para a nuvem, você pode agendar uma visita com os nossos consultores.

Deixe seu comentário