Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

08/nov
Cristina Cruz
Segurança das informações corporativas: conscientização e treinamento como aliados

Quando o assunto é segurança das informações, as pessoas rapidamente pensam nas tecnologias de proteção utilizadas pelas empresas, como firewall, antivírus e demais recursos para proteger servidores, rede e os vários dispositivos presentes em toda organização. Por mais essenciais que esses recursos sejam, sozinhos eles não são suficientes para assegurar a devida proteção.

O que está claro, hoje, é que os próprios funcionários precisam entender e saber lidar com as questões relacionadas à segurança das informações corporativas. Isso não significa que todos devem ter um alto nível de conhecimento de segurança. Porém, a conscientização e o treinamento são capazes — juntos — de contribuir para a proteção dos dados das empresas.

Quer entender melhor? Então, continue lendo o post!

Segurança das informações: fator humano interno

Mesmo as empresas preocupadas com a segurança das informações, muitas vezes, deixam de atentar ao que é considerado o elemento mais fraco de um bom plano de proteção: o usuário. Isso porque nem sempre os funcionários conhecem as práticas e os cuidados necessários para garantir a segurança das informações do negócio.

Diante disso, é necessário compreender que qualquer um está sujeito a escolher caminhos pouco cuidadosos que podem colocar em risco dados cruciais da empresa. E não há tecnologia capaz de impedir a desatenção dos usuários que não estão familiarizados com as boas práticas de segurança das informações.

Portanto, esse acaba sendo o principal motivo dos ataques sofridos. É bastante comum, por exemplo, casos de sequestro de dados por meio de abordagens feitas por e-mails direcionados à equipe. Embora existam pessoas mal-intencionadas, trata-se, na maioria dos casos, de uma simples ignorância em relação à segurança das informações.

O primeiro passo é a conscientização

Mais do que transmitir conhecimento para os funcionários executarem suas atividades de maneira eficiente, as empresas devem compreender quais são os riscos envolvidos nas funções de cada um e, consequentemente, o quanto cada funcionário precisa saber sobre segurança.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso investir na conscientização. Mas como? Apresentando aos colaboradores as ameaças existentes, como eles podem identificá-las e evitar possíveis ataques, além de explicar sobre incidentes de vazamento de informações. Ainda que a equipe não entenda tudo o que está por trás de uma ameaça, saber se prevenir já faz uma enorme diferença.

Afinal de contas, a conscientização visa mudar o comportamento das pessoas para que elas aprendam as boas práticas e deem atenção à questão da segurança das informações, o que é fundamental para qualquer negócio. Isso deve ser feito por meio de uma comunicação clara e atrativa, mostrando que todos são peças absolutamente importantes para a proteção dos dados da empresa.

Investimento em treinamento

Além dos incidentes que podem ser combatidos com a conscientização — como clicar em links suspeitos, abrir anexos duvidosos e tirar fotos reveladoras do ambiente interno da empresa —, outros tipos de ameaças contra a segurança das informações podem ser combatidos por meio de treinamentos de funcionários.

Esses treinamentos têm o objetivo de ensinar as equipes a dar respostas rápidas e até mesmo mitigar possíveis danos, focando no desenvolvimento de competências essenciais à execução de determinadas atividades. Acima de tudo, eles devem ser voltados para as áreas cujas funções apresentam maior risco aos dados da empresa, como, por exemplo, a de finanças, processos judiciais e auditorias.

Além de manter uma equipe treinada e possuir as soluções de antivírus, firewall e proteção de redes e servidores, sua empresa também precisa contar com um backup em nuvem que não te deixe na mão. Clique aqui e saiba mais sobre essa solução!

Deixe seu comentário