Uma metodologia ágil focada em gestão e planejamento de projetos de softwares: esse é o princípio do Scrum. Criado para organizar e gerenciar trabalhos complexos, essa metodologia auxilia o trabalho de gestores de TI no sentido de produzir, dentro do prazo e orçamento pré-estabelecidos, um produto de qualidade e que agrade o cliente. Ele não é processo padronizado, ou seja, não existe uma fórmula que possa ser aplicada de forma genérica para que os projetos de TI passem a funcionar com base em Scrum. O que existe na verdade é um conjunto de valores e práticas que oferecem o alicerce principal para que as empresas implementem suas práticas particulares de engenharia e gestão, se tornando assim algo completamente exclusivo e adepto a realidade de cada negócio.
A base que fundamenta o Scrum é composta por três pilares – Papéis Fundamentais, Atividades Básicas e Documentos – em que cada um possui suas subdivisões. Conheça quais são esses elementos e como eles constituem o eixo indispensável para os negócios que desejam trabalhar a partir do Scrum.
O Product Owner (PO) é o representante do cliente dentro de um time de Scrum, ou seja, compete a esse profissional decidir quais serão os recursos e funcionalidades do produto digital que precisam ser construídos. Assim, ele é responsável por dar prioridade aos requisitos a serem desenvolvidos, aceitá-los ou não após a produção e fazer a ponte de comunicação entre o time de dev e o cliente.
O Scrum Master (SM) é considerado o mestre do time Scrum ao passo que coloca em prática a liderança de todo o processo de desenvolvimento e da equipe envolvida. Por isso, esse profissional é o principal responsável por auxiliar no entendimento e adesão às ações, princípios e valores da metodologia ágil por todos os membros do grupo.
Ao contrário do que acontece em times de desenvolvimento tradicionais – em que vários papéis, como arquiteto, programador e testador são pré-definidos – em equipes que trabalham com Scrum apenas o conceito de Time de Desenvolvimento é válido. Isso porque, o time é formado por profissionais multidisciplinares que são capazes de conceber, construir, testar e validar o produto, ou seja, todos possuem habilidades para participar e contribuir com todo o processo de desenvolvimento. Um Time Scrum tem como principal característica a capacidade de ser auto gerenciável, o que quer dizer que as tarefas a serem realizadas para atingir a meta estabelecida pelo PO são organizadas pelos próprios profissionais da equipe.
Primeiramente, o que é sprint? Em Scrum, os projetos são divididos em ciclos, normalmente com duração de 2 a 4 semanas, chamados sprints. Assim, um sprint é uma “caixa de tempo” (time box) na qual uma série de atividades precisam ser executadas. Partindo dessa ideia, a Reunião de Planejamento é o momento em que são discutidos e delimitados os itens que farão parte do sprint. Geralmente, essa reunião é dividida em duas partes, totalizando no máximo oito horas corridas de análise e debate.
As Reuniões Diárias tem como principal objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas ao longo do dia de trabalho. Com duração de no máximo 15 minutos, esses momentos acontecem com a presença de todos os profissionais do time de desenvolvimento. Entre as principais reflexões que precisam ser feitas pela equipe estão: O que foi feito desde a última reunião? O que será feito até próxima? Existem problemas ou impedimentos que estão travando a conclusão de alguma tarefa? Se sim, como eles podem ser solucionados?
O principal objetivo de uma Revisão de Sprint é verificar e adaptar o produto digital que está sendo construído pelo time de desenvolvimento. Com duração de no máximo quatro horas e realizada ao final do sprint, essa atividade tem sua importância centrada na coleta de feedbacks em relação ao trabalho feito até o momento e também no levantamento das tarefas dos próximos sprints.
A Retrospectiva do Sprint é uma atividade diretamente ligada à Revisão e tem como meta promover a melhoria contínua do time de desenvolvimento. Nesse momento, alguns pontos que podem ser levantados pelo Scrum Master a fim de promover a reflexão da equipe: Como foi o sprint em relação às pessoas, processos e ferramentas? Quais foram os pontos positivos do processo? E quais pontos precisam ser melhorados? Esses questionamentos são importantes, pois são eles que guiarão as melhorias para os próximos sprints.
No Scrum, sempre o trabalho mais importante é feito primeiro. Por isso, é essencial que uma lista de prioridades – chamada de Product Backlog – seja criada a fim de facilitar essa identificação de quais são as tarefas mais urgentes. Nessa atividade de criação, a atuação do PO é fundamental, uma vez que é ele quem faz a comunicação entre o time de dev e o cliente. O Product Backlog é um documento que nunca está fechado, ou seja, sempre é possível que itens sejam colocados, retirados e revistos pelo Product Owner, visto que mudanças relacionadas ao produto sempre acontecem ao longo do processo de desenvolvimento.
O Sprint Backlog é uma lista de todas as tarefas que serão desenvolvidas em um determinado sprint. Essa é uma ferramenta exclusiva do time de desenvolvimento, uma vez que os itens listados são destinados a execução propriamente dita do produto.
Todas as tarefas do sprint que serão implementadas precisam ter um conceito de pronto que seja claro e compreensível para todos, pois é através dessa definição que o trabalho em desenvolvimento será considerado de fato finalizado. Portanto, apenas os itens com Definição de Pronto claros estão qualificados para terem suas estimativas de prazo definidas, e consequentemente, aptos para serem desenvolvidos.
Desde 2001, com o início do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, cada vez mais as ferramentas voltadas para a gestão ágil de projetos de tecnologia têm sido adotadas no mercado. O Scrum, como uma dessas ferramentas, é importante principalmente por oferecer feedback rápido ao cliente, ou seja, não é preciso esperar pelo término do projeto para ver o resultado feito ao longo do trabalho de desenvolvimento. Como vimos, essas pequenas entregas, delimitadas pelos sprints, prometem garantir a qualidade do produto e o contentamento do cliente, que com essa metodologia passa a ser considerado parte fundamental de todo o processo.
E você, já usa o Scrum nos seus negócios? Tem alguma experiência interessante usando essa metodologia ágil? Compartilhe conosco sua opinião!
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