Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

14/set
Cristina Cruz
Qual a diferença entre Voip e plataformas de comunicação unificadas?

Quando falamos em TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) logo pensamos em soluções que gerem economia de custos, certo? Afinal, nesta época de Transformação Digital aprendemos a ser mais produtivos por meio de um orçamento mais enxuto. Isso tudo, graças às plataformas de comunicação unificadas.

Só que, dentro de um contexto no qual muitas tecnologias se interpelam, com mudanças dinâmicas e contínuas, muitas vezes, o empreendedor pode se ver confuso em onde investir. E é por isso que, neste post, gostaríamos de explorar dois conceitos que podem ajudar na tomada de decisão.

Acompanhe-nos nesta leitura e entenda qual é a diferença entre Voip e as plataformas de comunicação unificadas!

O que é Voip?

Em um primeiro momento, o Voip se apresentou como uma diferenciada solução para reduzir os elevados custos em telefonia. Afinal, a tecnologia permite a realização e o recebimento de ligações por meio de uma conexão com a internet.

Como funciona?

Por meio de diferentes plataformas, as pessoas passaram a obter os benefícios imediatos da tecnologia. Simples assim, com uma solução que deu um dos primeiros passos para a consolidação das TICs no cenário corporativo — e os reais benefícios da sua implantação, como:

  • acessibilidade para fazer uso da tecnologia;
  • baixos custos (de implantação, manutenção e utilização);
  • mobilidade para as empresas.

Portanto, é seguro dizer que o Voip chegou com uma série de inovações para o mundo corporativo, assim, ressaltando a importância das TICs para o mercado.

Só que, com isso, também avaliamos o passo seguinte dessa evolução tecnológica.

O que são plataformas de comunicação unificadas?

Com base nas características do Voip listadas acima, o mercado se deparou com um leque de possibilidades para expandir o advento tecnológico.

Para isso, foram sendo consolidadas as plataformas de comunicação unificadas. Em resumo, elas são a etapa seguinte dessa ascendência visando mais produtividade, mobilidade e versatilidade para interagir com fornecedores, parceiros, prospectos e o consumidor.

O que isso significa? Que não temos mais só os telefones (móveis e via internet) e e-mails para nos comunicar. Temos também:

Entre outras soluções que agregam versatilidade e uma atuação mais ampla para as empresas. Só que isso pode gerar, inicialmente, uma preocupação pelo fato de que os canais de comunicação criariam um desafio e tanto para serem gerenciados.

E é aí que entram as plataformas de comunicação unificadas. Elas integram os dados e facilitam a gestão de informações em uma interface única.

Como resultado, em uma só aplicação os profissionais de sua empresa conseguem acessar mensagens instantâneas recebidas e enviadas, responder e-mails e até mesmo realizar uma videoconferência na mesma solução e com todo o dinamismo da Transformação Digital da qual somos testemunhas.

Dá para se ter uma ideia dos benefícios, não é mesmo? Confirme conosco alguns deles:

  • sua equipe de TI ganha em facilidade para gerir com segurança esse volume imenso de dados gerados em um só lugar;
  • sua empresa ganha em mobilidade e produção considerando que as ferramentas de comunicação estão integradas em um só produto;
  • as plataformas de comunicação unificadas geram menos custos e esforços operacionais;
  • os dados também são melhor assegurados, pois as plataformas de comunicação unificadas possuem sistema de backups que agregam muitas conveniências aos usuários.

Entendeu como esse tipo de tecnologia é um verdadeiro avanço nas conquistas que o Voip estabeleceu, inicialmente?

Está em busca de soluções para impulsionar o seu negócio e gerar diferenciais competitivos no seu ramo de atuação? Então, entre em contato com os nossos consultores e descubra como a Algar Telecom tem se consolidado como referência a partir do uso estratégico das plataformas de comunicação unificadas!

Deixe seu comentário