People Marketing: a metodologia para atrair os talentos certos para sua empresa

Escrito por humanos

Cada vez mais, os bons gestores têm compreendido a importância das pessoas para o desenvolvimento de suas médias e grandes empresas. Afinal, é o capital humano que conduz ideias, decisões, produção e vendas de qualquer empreendimento. Por isso, ter os melhores profissionais é sinônimo de atingir o mais alto desempenho possível frente ao mercado.

O recrutamento de novos talentos desenvolve-se diariamente, no sentido de humanizar ao máximo as suas metodologias. Esta nova forma personalizada de interação consegue entender, valorizar e tirar proveito das individualidades de cada um, otimizando tempo, reduzindo o número de recrutadores e gerando um resultado muito mais assertivo nas escolhas.

A startup brasileira Miner criou, em 2015, o conceito de People Marketing. O termo, que ganha novos adeptos a cada dia, surgiu como uma abordagem ao comércio eletrônico, com a concepção de que por detrás de cada consumidor há, antes de tudo, um ser humano repleto de desejos, histórias e sentimentos.

Aos poucos, a sua utilização expandiu-se, de modo a fomentar a ideia de respeito às identidades não só de clientes, mas de todos que se relacionam de algum modo com a corporação. A aplicação deste novo tipo de marketing focado nas pessoas gerou grandes ganhos para as empresas, pois transformou a forma de selecionar colaboradores para integrar aquela marca.    

A realidade das décadas anteriores transformava o anúncio de vagas em algo capaz de atingir pessoas em escalas generalizadas, sem a possibilidade de atingir, de forma criteriosa, públicos específicos. O surgimento de novas ferramentas tecnológicas transformou estas alternativas, pois reúnem, em espaços fragmentados (físicos ou digitais), pessoas com perfis e anseios semelhantes.

Trabalhar o People Marketing significa aprimorar o tradicional e genérico anúncio de “temos vagas” para estratégias corretas de alcance de candidatos dentro de um perfil pré-selecionado. Mas como implementar este conceito na prática? Veja oito dicas importantes a ser adotadas:

Conheça a fundo a cultura da empresa

O primeiro passo para saber quais são as necessidades da empresa é fazer uma autoanálise e conhecer integralmente a sua cultura organizacional. É a partir da definição clara da missão, dos valores, objetivos, das crenças, relações interpessoais, diretrizes, ideologias e demais de aspectos que compõem a essência de uma corporação que é possível entender quais são as pessoas mais propícias ao seu desenvolvimento. Esse diagnóstico será a base para montar uma estratégia coerente de People Marketing para recrutamento.

Defina um perfil esperado de candidatos

Após entender as peculiaridades de um negócio, é hora de estipular quais são os perfis de profissionais que mais se adequam àquela realidade. É essencial reunir as características pessoais e profissionais mais compatíveis à rotina produtiva daquela empresa e de seu significado frente ao mercado. Faixa etária, formação, experiência, crenças, personalidade e tudo mais que puder impactar de algum jeito na produtividade deve ser analisado para saber não só reconhecer quem seriam os candidatos corretos, mas também as melhores formas de atraí-los para aquela equipe.

Utilize a tecnologia para descobrir os melhores concorrentes

É preciso conhecer mais a fundo quem pretende fazer parte da corporação, indo além das informações básicas fornecidas no currículo ou nas entrevistas. Neste aspecto, as novas tecnologias são grandes aliadas para saber detalhes importantes sobre a biografia de um potencial colaborador. São dados que jamais seriam obtidos nos canais formais de recrutamento. A internet, sobretudo redes sociais, fornece inúmeras informações sobre a personalidade e a forma como estas pessoas conduzem sua vida profissional, o que pode pesar negativa ou positivamente na admissão.

Elabore entrevistas personalizadas

As entrevistas ainda são um momento-chave no recrutamento, por gerar um momento de contato entre recrutadores e candidatos. No entanto, é necessário entender que pessoas diferentes reagem a estímulos distintos. Copiar modelos prontos deixa a eficiência do processo comprometida. Uma metodologia deve ser pensada para cada tipo de vaga em especial, respeitando as necessidades das corporações e das características de quem se candidata. Até mesmo vagas para o mesmo cargo podem gerar a necessidade de métodos individualizados e flexíveis a cada concorrente.

Crie uma chamada contextualizada

Uma das etapas mais importantes de personalização do recrutamento é a forma do anúncio da vaga. O conteúdo da chamada deve ser contextualizado mediante as competências exigidas para o cargo. Tal qual a interação com clientes, devem ser buscadas estratégias textuais e visuais para diálogo com o potencial novo integrante da equipe. Uma boa tática consegue despertar imediatamente o interesse do público-alvo e, automaticamente, evitar o envolvimento de pessoas com características indesejadas.

Encontre os canais de divulgação mais eficientes

De nada adianta a mensagem correta em um canal equivocado. Médias e grandes empresas oferecem cargos dos mais diversos níveis e especializações. Adotar sempre os mesmos suportes de divulgação de oportunidades reduz consideravelmente a possibilidade de encontrar os melhores profissionais disponíveis.

Todos os detalhes devem ser levados em conta para se personalizar a busca. A escolha do meio de comunicação, como rádio, televisão, internet, panfletagem, entre várias outras opções deve ser estudada caso a caso. Mesmo a partir da escolha da plataforma, é preciso voltar a atenção aos locais onde o público-alvo se encontra. Se a ação tiver foco na internet, por exemplo, é preciso entender quais páginas, redes sociais, aplicativos e sites serão as melhores opções de investimento.

Explore o banco de talentos

As empresas organizadas sabem que são uma vitrine no mercado, o que gera um constante interesse de profissionais em busca de uma oportunidade de trabalho, isso gera a necessidade de se fazer o uso correto desta demanda. Criar um banco de talento com os currículos recebidos diariamente é essencial. Mas este trabalho deve ser muito mais criterioso do que apenas um arquivo de documentos. A cada vez que um colaborador em potencial entra em contato, é preciso receber uma triagem e classificação com base em suas qualificações. Ele precisa ser conhecido, mesmo que não caiba imediatamente dentro da corporação. À medida que novas oportunidades surjam, estes pretendentes podem ser soluções rápidas e eficientes de reposição.

Mantenha as portas abertas a todos

Diante de um processo seletivo, profissionais podem não ser escolhidos por uma série de fatores. Isto não significa que são pessoas incapazes de contribuir com os negócios em um futuro próximo. Muitas vezes, as vagas ofertadas são escassas para abrigar tanta mão de obra qualificada, o que deixa pessoas competentes fora da escolha. Além disso, estes concorrentes podem se capacitar ou aprimorar questões que foram desfavoráveis à sua admissão. Elaborar feedbacks criteriosos diante do desempenho individual de cada um é algo que demonstra respeito, agradecimento e solidariedade ao profissional. Isto, além de elegante a quem se dispôs a vestir a camisa da empresa, garante a admiração e empenho do profissional para eventuais seleções futuras.

A sua empresa já tem feito uso do People Marketing para recrutar os melhores profissionais para incorporar o seu time? Lembre-se de que ter uma grande equipe é a melhor forma de se colocar em prática as metas e os objetivos de um negócio. Deixe um comentário sobre o que achou do artigo e como seu negócio realiza os processos de contratação de novos talentos!

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