Os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino

Escrito por humanos

De acordo com o Relatório Especial do Empreendedorismo Feminino no Brasil, realizado pelo Sebrae, o país tem a 7ª maior proporção de mulheres que estão à frente do seu próprio negócio, entre os empreendedores iniciais. Além disso, a cada 10 empreendedoras, 3,9 se tornam donas da sua própria empresa.

A faixa etária predominante é a de 35 aos 45 anos (26%), seguida de 45 a 55 anos (25%). Além disso, 81% delas não têm sócios, ou seja, lideram sozinhas o seu próprio negócio.

Os dados acima mostram que o empreendedorismo feminino está crescendo no nosso país. Você já pensou em se tornar uma empreendedora? Se sim, sabe quais são os principais desafios e oportunidades para as mulheres? Continue conosco que vamos apresentar!

Os principais desafios do empreendedorismo feminino

Primeiramente, é importante conhecer os principais desafios de se tornar uma empreendedora no Brasil. Veja!

Jornada múltipla

Apesar das mulheres se dedicarem ao seu negócio próprio, especializando-se e ganhando a sua independência financeira, ainda há uma pressão muito grande quando o assunto é cuidar do lar e dos filhos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, as mulheres passam cerca de 73% mais horas do que os homens cuidando dos afazeres domésticos. Por isso, é preciso enfrentar uma jornada múltipla — o que acaba causando desgaste emocional e cansaço.

Preconceito

Infelizmente, o preconceito ainda é um dos principais desafios que as empreendedoras enfrentam. Afinal, não podemos ignorar que, apesar da evolução, as mulheres ainda passam por alguns julgamentos desiguais com relação aos homens.

Principalmente se o ramo escolhido para empreender for predominante do sexo masculino (como tecnologia e informática), as mulheres acabam sofrendo preconceito e encontrando dificuldades de se impor no mercado de trabalho.

Leia também: Empreendedorismo feminino: conheça algumas mulheres para se inspirar

As oportunidades do empreendedorismo feminino

Agora que você já sabe dos principais desafios do empreendedorismo feminino, vamos conhecer algumas oportunidades?

Liderança feminina

Como a mulher tem o poder de desempenhar diversas tarefas simultaneamente, promovendo uma ótima gestão do tempo, ela se especializa mais do que os homens.

De acordo com o relatório GEM, as empreendedoras iniciais no Brasil que têm o segundo grau ou estão cursando o ensino superior é de 46,4%. Já os homens representam apenas 38,1%. Dessa forma, podemos concluir que as empreendedoras têm mais conhecimento e suporte para liderar o mercado.

Visão analítica

A mulher tem uma visão analítica, ou seja, analisa com calma os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Isso é extremamente favorável para todas as organizações, uma vez que há a certeza de que nada será decidido por impulso ou sem embasamento.

Gestão de conflitos

Além disso, a mulher tem a preocupação de tornar o ambiente mais saudável, promovendo uma boa gestão de conflitos e criando uma comunicação clara e transparente para que todos os colaboradores se sintam importantes e valorizados.

Atualmente, podemos notar uma forte presença das mulheres no mercado de trabalho. Afinal, elas buscam sempre por especialização e estão mais preparadas para tornar o seu esforço cada vez mais reconhecido.

No entanto, ainda existem alguns desafios do empreendedorismo feminino que precisam ser superados. Mesmo assim, as oportunidades são inúmeras. Por isso, é um ramo em constante expansão, em que você pode se arriscar, principalmente se esse for o seu sonho!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal aprender mais sobre o empreendedorismo feminino? Veja agora mesmo 7 mulheres empreendedoras para se inspirar!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Avalie este post