Arquivos Algar Telecom | 3 de maio de 2017

Os benefícios incomuns que as grandes empresas oferecem aos seus funcionários

Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais as empresas têm se esforçado para atrair profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos do negócio. Além disso, manter os colaboradores que já trabalham na organização também é um desafio que faz parte da vida dos gestores e equipes de RH. Pensando nisso, na tentativa de atrair os melhores profissionais e convencê-los a ficar, algumas empresas oferecem os mais diversos benefícios, que vão desde o incentivo à carreira, como cursos, workshops e coaching até bônus adicional para pais e mães de bebês recém-nascidos.

Afinal, nem sempre a ideia de conseguir o emprego dos sonhos está diretamente ligada ao salário. Para muitas pessoas, os benefícios oferecidos pelas empresas são determinantes. Uma pesquisa recente do site Glassdoor apontou que 3 em 5 pessoas, o que corresponde a 57% da força de trabalho, afirmam que benefícios e vantagens oferecidas pelas empresas estão entre os principais fatores de decisão por uma posição de emprego. A mesma pesquisa comprovou que 4 entre 5 pessoas preferem novas vantagens a aumento de salário.

Empresas de tecnologia, como Google, são conhecidas pelas regalias concedidas aos colaboradores. Mas também existem outras empresas com vantagens atraentes. Confira alguns exemplos:

Netflix dá um ano de licença maternidade e paternidade

A companhia oferece um ano de licença maternidade e paternidade e também permite que, após a licença, os pais escolham entre retornar ao trabalho durante meio período, período integral ou voltar e se afastar conforme suas necessidades, com a possibilidade de folgas conforme necessário.

Facebook incentiva o estilo de vida saudável

O plano de saúde da companhia inclui assistência médica, odontológica e seguro de vida. Também reembolsa 50% da mensalidade de academias frequentadas pelos funcionários. Além de quatro meses de licença maternidade, o Facebook oferece 4.000 dólares para cobrir as despesas referentes a processos de adoção para funcionários que participam dos mesmos. Colaboradores com filhos de até cinco anos podem receber até 3.000 dólares por ano para cobrir gastos com babás.

Unilever oferece programa de mentoria

A multinacional britânica-neerlandesa conta hoje com 13.700 colaboradores no Brasil e a esses funcionários é concedido um programa de mentoria. O colaborador escolhe seu mentor, que recebe uma capacitação para esse papel. O ambiente e o horário de trabalho também são flexíveis, havendo a possibilidade de home office, horário alternativo de entrada e saída e friday free, que possibilita aos funcionários saírem mais cedo às sextas-feiras. A Unilever também disponibiliza um berçário para crianças de 0 a 2 anos no edifício-sede, além de cursos para gestantes e palestras com especialistas em infância e juventude.

Spotify cobre gastos com tratamentos de fertilização

O serviço de música em streaming concede aos seus colaboradores seis meses de licença paternidade, mais um mês de trabalho flexível para os pais voltarem aos poucos ao ritmo de trabalho. A empresa também cobre tratamento de fertilização e de congelamento de óvulos.

Airbnb incentiva seus colaboradores a viajar

A plataforma online de hospedagens oferece aos seus funcionários uma verba anual de 2.000 dólares para viajar e se hospedar em qualquer local listado pela empresa no mundo.

Ericson incentiva o lazer e os momentos com a família

A filial da Ericsson de São Paulo conta com um clube para os funcionários e suas famílias. São cerca de 1.500 associados, sendo que a empresa tem 5.000 colaboradores em todo o Brasil. Com salas de musculação, piscina, quadras, sauna, salão estético e local para eventos sociais, a taxa é de 0,9% do salário. O espaço já existe há quase 40 anos e foi criado em linha com o conceito sueco de integrar funcionários fora do ambiente de trabalho.

O Boticário presta apoio completo às gestantes

Cerca de 70% dos 7.000 colaboradores diretos do Grupo Boticário são mulheres. Por isso, a empresa – que engloba as marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box – oferece diversos benefícios para mulheres, gestantes e mães. Um exemplo é o programa de gestantes, criado em 1999, que oferece cursos, palestras e aulas práticas, além de uma visita domiciliar de uma profissional de enfermagem logo após o parto. A empresa também conta com uma sala de apoio à amamentação, onde a mulher pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados. O Boticário também oferece auxílio babá e para educação infantil.

Brooksfield Incorporações auxilia a resolver problemas jurídicos pessoais dos colaboradores

Na busca de diminuir os níveis de estresse e garantir o bem-estar físico e psicológico dos seus funcionários, a Brookfield Incorporações oferece o programa Fique Bem. Com assessoria jurídica, financeira, social e psicológica, o programa existe desde 2009 e é confidencial, sem passar pelo RH da empresa.

Por que oferecer benefícios aos funcionários?

Entregar bons benefícios aos funcionários é essencial hoje em dia. Diante da escassez de mão de obra qualificada, atrair e reter talentos pode ser um grande desafio para a maioria das empresas.

Plano de saúde e auxílio-creche, por exemplo, resolvem problemas básicos e trazem segurança. Benefícios extras podem fidelizar bons trabalhadores, que pensarão duas vezes antes de trocar de emprego.

Funcionários motivados e que se sentem valorizados pelo local onde trabalham, produzem mais e trazem maior retorno. Além disso, oferecer mais benefícios é uma maneira de conseguir contratar profissionais melhores, que costumam ser mais disputados pelo mercado e recebem mais propostas.

Os exemplos citados podem fugir da realidade da maioria das empresas. No entanto, o mais importante é conseguir usar a criatividade para oferecer benefícios aos funcionários de modo a diferenciar a empresa das demais.

O ideal é que os empresários e executivos de RH verifiquem o que é possível fazer dentro das possibilidades do negócio para ter uma gestão de benefícios para funcionários mais inovadora, que agregue valor e que gere resultados.

E você, o que achou dos benefícios citados? É possível adequar algum à sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!

empresas

Deixe seu comentário