O que devo considerar sobre tecnologia para ter uma franquia home office? | Plataforma Conexão
Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

O que devo considerar sobre tecnologia para ter uma franquia home office?

Conheça 4 inovações tecnológicas fundamentais para sua franquia home office.

08/jun
Redator MPE
O que devo considerar sobre tecnologia para ter uma franquia home office?

Entenda as razões para as franquias home office serem promissoras e de que maneira a tecnologia pode ajudar nesse cenário

Há um forte estereótipo em nossa sociedade que considera que, para se investir em uma franquia, é necessário possuir um ponto comercial fixo, em um local centralizado, com alto fluxo de pessoas e contar com um robusto quadro de funcionários. Essa imagem, criada graças às grandes franquias, como McDonald’s, O Boticário, Cacau Show, Wizard Idiomas, CVC, entre outras, é desconstruída cada vez mais, sobretudo em razão das franquias 100% digitais, que permitem modelos de negócio em home office.

As franquias home office conseguem incorporar dois aspectos bastante atrativos no mundo do empreendedorismo: o fato de ser um modelo de negócio já testado e aprovado e a possibilidade de partir de um investimento mais enxuto, tendo em vista que o trabalho remoto, que não necessita de um ponto físico, garante mais economia ao empreendedor. Exatamente por essas razões que, mesmo no cenário recente de recessão econômica, o setor de franquias tem apresentado considerável crescimento.

 

Por que investir em uma franquia home office?

 

Há décadas que o investimento em franquias se tornou bastante comum no meio empresarial. Prova disso são os dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising, que revelam crescimento de 8% no setor, em 2017, número muito acima da média de demais segmentos da economia brasileira. A mesma instituição também previu que, para 2018, o crescimento deve bater a marca de 10%.

Embora empreender a partir da aquisição de uma franquia seja tradicional para o mercado brasileiro, o modelo de franquias home office é relativamente recente. Essa forte expansão de franquias remotas se dá graças à revolução tecnológica propiciada pela transformação digital da sociedade. A partir da popularização dos dispositivos móveis e da quebra de fronteiras físicas pela internet, o trabalho remoto passou a ser uma opção de investimento altamente atrativa, atingindo de forma certeira empreendedores em todo o mundo.

Esse cenário de intensa transformação digital e de superconectividade trouxe o tradicional universo das franquias para os modelos de negócio em home office, garantindo mais praticidade aos empreendedores em diversos aspectos, como: conduzir um negócio 100% digital de casa (ou de qualquer outro lugar) e o baixo investimento para tirar a empresa do papel. Ademais, com a recente reforma trabalhista, o modelo home office passou a ser uma opção mais segura para empreendedores que pretendem adotar essa modalidade de trabalho.

No entanto, é fundamental enfatizar que, para se investir em uma franquia home office, o empresário deve ter ciência de que a tecnologia será mais do que uma simples aliada, ela deve ser a protagonista de todo o processo, garantindo o pleno funcionamento da empresa e impulsionando o seu crescimento futuramente. Tendo isso em vista, lista-se, a seguir, 4 inovações tecnológicas essenciais para quem deseja adotar um modelo de franquia remota.

 

1 – Office 365

 

A ferramenta Office 365, da Microsoft, oferecida pela Algar Telecom, pode ajudar sobremaneira num modelo de franquia home office, tendo em vista que oferece a possibilidade de inúmeros processos serem realizados de qualquer lugar. Mais especificamente, se a franquia em home office adotar o uso dessa ferramenta, será possível que toda a equipe acesse e trabalhe, de qualquer dispositivo, com os arquivos que podem ser compartilhados simultaneamente e com as ferramentas necessárias para a realização de cada tarefa.

O Office 365, além de dispor de todo o pacote Office, da Microsoft, que pode ser acessado remotamente, também oferece e-mail de nível empresarial, calendários compartilhados, mensagens instantâneas, webconferência e acesso aos documentos mais atualizados armazenados na nuvem, ferramentas indispensáveis para muitas empresas atualmente.

 

2 – Nuvem

 

Essa tecnologia é indispensável para qualquer empresa nos dias atuais, em que dados, tanto do mercado em geral quanto dos clientes, se tornaram o grande tesouro de toda empresa. Não obstante, possuir um serviço de cloud computing, ou de armazenamento em nuvem, pode ajudar muito nos processos diários de uma franquia home office.

Essa inovação tecnológica permite que a empresa armazene os mais diversos dados que têm disponíveis em uma plataforma online, sem que haja o perigo de perda por acidentes ou furtos. Além disso, é a melhor solução para guardar e transitar digitalmente uma vasta quantidade de informações, pois, com a mobilidade oferecida pela computação em nuvem, é possível acessar sistemas e arquivos em qualquer computador, de qualquer lugar, otimizando recursos e facilitando a atuação em home office.

 

3 – Marketing Digital

 

Para que uma franquia home office exista, de fato, é necessário que ela esteja disponível nas plataformas online. Nesse sentido, contar com o marketing digital para esse modelo de negócio não é opcional, e sim obrigatório. O comportamento dos consumidores mudou radicalmente nos últimos anos, sendo que o principal canal para buscar um produto ou serviço é por meio da internet, seja nos buscadores tradicionais ou até mesmo através das redes sociais.

Nesse cenário, quanto mais digital for a atuação da franquia baseada em home office, melhor será para clientes e para a própria empresa. Dessa forma, o empreendedor pode oferecer serviços de atendimento, vendas e marketing, por meio de plataformas digitais. Em razão disso, um negócio home office deve utilizar o meio digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, quanto para a criação de perfis em redes sociais em geral, de acordo com as particularidades da franquia. Além disso, a criação de um blog em que a empresa pode oferecer conteúdos exclusivos e gratuitos a respeito de seu negócio pode ser uma ótima estratégia para atrair mais público.

 

4 – Internet de alta disponibilidade

 

Negócios 100% digitais, como pode ser o caso de inúmeras franquias home office, dependem fortemente de uma boa conexão com a internet. Nesse sentido, a Algar Telecom é a solução mais completa, pois oferece uma internet com link dedicado, uma conexão de alta performance e garantia de 100% da velocidade contratada, sendo fundamental para empresas que precisam de disponibilidade, agilidade, estabilidade e confiabilidade em suas transações e/ou transferir grande volume de dados.  Nesse modelo de link dedicado da Algar Telecom, não há congestionamento de conexão e a empresa contratante terá sempre a garantia de usufruir da mesma velocidade e estabilidade no sinal, seja para upload ou download. Esses são benefícios que ajudarão a construir e manter a credibilidade de uma franquia home office.

Agora que você já sabe da importância da tecnologia para empreender em uma franquia home office, pretende investir nesse modelo de negócio? Já atua nesse segmento e utiliza alguma das inovações mencionadas neste artigo? Compartilhe sua visão a respeito desse assunto na seção de comentários e conheça os produtos da Algar Telecom para a sua MPE.

Agende uma visita com nossos consultores.

Deixe seu comentário