Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Networking: como melhorar e expandir sua rede de contatos

Algar Telecom | 14 de fevereiro de 2017

Atualmente, o networking é uma ferramenta essencial, tanto para aqueles que já estão no mercado de trabalho, quanto para os que estão buscando uma oportunidade. Manter bons relacionamentos é fundamental para se dar bem em qualquer ramo de atuação. Através da troca de informações e experiências, o profissional só tem a acrescentar em seu perfil, tanto no modo profissional quanto no pessoal.

Manter uma boa rede de relacionamentos pode fazer a diferença na conquista de novos negócios, bem como na contratação de novos talentos para a sua empresa. Apesar do termo networking estar sendo difundido pelo mundo, ainda existem empresários que não entendem exatamente como funciona esse conceito, como colocá-lo em prática e quais as vantagens que ele pode trazer para o negócio.  

Por esse motivo, a maioria das pessoas só se dá conta da importância da sua rede de relacionamentos – ou do quanto a negligenciam – quando mais precisam, e essa percepção acontece quando menos deveria, como ao fechar um negócio ou ao perder o emprego. Pensar em networking apenas quando se necessita de ajuda é um equívoco, afinal, há uma diferença entre uma relação interesseira e uma relação resultante de interesses. E os seus contatos sabem diferenciar ambas.

É comum que as pessoas apenas marquem encontros, troquem cartões e adicionem umas às outras nas redes sociais, no entanto, isso não é suficiente para formar uma boa rede de relacionamentos. Esse tipo de contato é apenas o princípio, a primeira abordagem. É preciso estabelecer relações duradouras e, para isso, é necessário haver a manutenção desses contatos, com real dedicação e interesse.

Presencial X Digital

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de gerir contatos. Com as inúmeras atividades e a correria do dia a dia, redes como LinkedIn, Facebook e até mesmo o Whatsapp configuram-se como excelentes ferramentas para estabelecer uma troca de informações e interesses. No entanto, isso deve ser feito com certa cautela. Adicionar contatos sem critério algum e expressar-se inadequadamente nas mídias sociais não irá aumentar o seu poder de relacionamento. Muito pelo contrário, poderá denegrir a sua imagem.

Outro fator importante é entender que, no meio digital, quantidade não significa qualidade e não importa se os contatos foram estabelecidos presencial ou digitalmente. Por isso, atenção ao apertar o botão adicionar nas suas redes sociais. Pense que é melhor ter 100 contatos no Linkedln, com quem verdadeiramente se relacione, do que ter 800 pessoas com as quais nunca entra em contato.

Os passos para melhorar e expandir sua rede de contatos

Admita que é importante

A primeira coisa é admitir para si mesmo que ter uma boa rede de contatos faz a diferença e pode abrir inúmeras portas. Além disso, conversar com pessoas de sua área ajuda a se manter informado sobre como anda o mercado. Para isso, no entanto, é importante haver dedicação e movimentação da sua parte. É preciso estar atento aos eventos importantes da sua área de atuação, reconhecer figuras interessantes para o ramo, interagir com grandes players, entre outras ações.

Crie coragem

Enfrente a timidez e os medos e prepare-se para as novidades. A negativa já é garantida quando você não tenta, por isso, não há mal em investir alguns segundos de coragem para pegar o telefone e ligar para quem pode ser importante para sua rede de contatos.

Não tenha receio de parecer pouco conhecido, muito menos de não estar entre os mais falantes. Muitos têm redes enormes, porém mal nutridas, então é importante manter os contatos sempre ativos para que exista de fato uma conexão.

Encare como parte do trabalho

Recorrer a uma pessoa fora de seu círculo de trabalho não é errado. Se seu objetivo estiver claro e a informação a dividir não for sigilosa, não haverá problema algum em conversar sobre o assunto e pedir conselho a uma pessoa que você admira — mesmo que ainda não exista uma proximidade.

Amplie a sua rede

Você pode aumentar a sua rede de contatos frequentando reuniões, encontros de investidores ou empreendedores e espaços de trabalho compartilhados. O importante é circular em ambientes onde pessoas com interesses comuns aos seus estarão presentes. As mídias sociais também podem ser boas aliadas para criar e manter vínculos, caso usadas com inteligência. Frequente grupos virtuais que abordem temas interessantes para você e siga pessoas influentes no seu ramo.

Organize seus contatos

Separe seus contatos em listas, assim fica mais fácil encontrar a pessoa certa para acionar em cada ocasião. Você pode dividi-los de acordo com a atividade (investidores, empreendedores, parceiros ou fornecedores), por setor (alimentação, telecomunicações, varejo, etc.), entre outras categorias. Também procure classificá-los pelo nível de proximidade: amigos, colegas e parentes.  Dessa forma, é possível manter as listas atualizadas no dia a dia e procurar o contato certo de acordo com o objetivo.

Mostre seu valor

Dedique algum tempo para entender quais são seus pontos fortes e o que você pode oferecer às pessoas. Se você tem algo interessante para compartilhar, sua presença acaba sendo mais valorizada, além disso, quando há troca de informações e a certeza de que um está disponível para ajudar o outro, o contato se fortalece.

Faça a manutenção da sua rede

É essencial que a rede de contatos seja sempre alimentada, e não apenas quando você precisa de um favor ou algo do tipo. Afinal, se você for do tipo que só lembra dos amigos para pedir ajuda, certamente perderá pontos e amizades

Lembre-se também que caso você não apareça, não será lembrado. Por isso, mantenha contato mesmo que à distância, envie mensagens, troque informações e notícias. Amigos e colegas mais próximos merecem atenção constante para garantir que você seja lembrado em qualquer oportunidade.

Também é preciso estabelecer relações com a rede através da partilha de interesses comuns, de experiências e de casos de sucesso, como mencionado nos passos acima.

É importante lembrar também que o networking não serve apenas para gerar negócios, mas para potencializar a sua vida social, o que para muitas pessoas é um ótimo exercício, pois se por um lado há quem tenha grandes facilidades de se relacionar, por outro lado há quem seja extremamente tímido e reservado. Portanto, a maior dica é: arrisque-se!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: