1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Mês do meio ambiente – Conheça as ações ligadas ao desempenho ambiental da operadora de TI e Telecom mais sustentável do país


Artigos Escrito por Algar Telecom | 14 de junho de 2017

Mês do meio ambiente – Conheça as ações ligadas ao desempenho ambiental da operadora de TI e Telecom mais sustentável do país

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Em junho é comemorado o mês do meio ambiente. Isso porque o dia cinco marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, na capital da Suécia, Estocolmo, em 1972, conhecida como a Conferência de Estocolmo. Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países para discutir importantes questões sobre o meio ambiente.

Foi nos anos 1970 que começou a crescer o interesse pelas questões ambientais e emergiu fortemente o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Junho ficou conhecido, portanto, como o mês destinado a repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano das pessoas e corporações.

Desempenho ambiental Algar Telecom

A companhia, eleita pelo quarto ano consecutivo como a Telecom mais sustentável do país, desde o início de sua trajetória, baseia seus negócios em um modelo de gestão sustentável que, no quesito ambiental, se fundamenta em três princípios:

1. Redução dos impactos ambientais, de acordo com as prioridades estabelecidas pela Matriz de Relevância e diagnóstico de emissão de gases efeito estufa feitos pela companhia;

2. Influência Sustentável: incentivo às ações em prol do meio ambiente em toda a sua rede de relacionamento;

3. A busca constante ao compliance e certificações relacionadas aos seus negócios.

A partir desse modelo de gestão sustentável, em 2016, foi realizado o 1º Fórum Digital – aberto ao público – para avaliação do seu direcionamento aos projetos de gerenciamento de resíduos, energia e voluntariado. Isso reafirma as ações e iniciativas da Telecom, desenvolvidas como prioridade para todos os públicos com os quais interage. O que se reflete na redução dos impactos ambientais gerados em suas operações, na diminuição de gastos e aprimoramento de suas atividades, como será apresentado a seguir.

Leia também: Parceria Algar Telecom e universidade promove projetos sustentáveis

Ações ambientais Algar Telecom

Em razão dessa gestão pautada nos moldes sustentáveis, a Algar Telecom desenvolve uma série de atividades voltadas a esse tema, tais como:

* Destinação adequada aos eletrônicos, com postos de coleta para que as pessoas depositem baterias, celulares (inclusive de outras operadoras) ou quaisquer aparelhos eletrônicos.

* Para evitar o desperdício de papel e diminuir o consumo, há uma série de ações, como uma conta via e-mail que incentiva a substituição da conta impressa pela fatura on-line, oferecendo dezenas de serviços e soluções web para os clientes; além da criação de senhas nas impressoras..

* Em relação à água consumida dentro das instalações da empresa, existem ações educativas e medidas preventivas para o seu uso racional. Além disso, também existe a Comissão Interna de Conservação de Água (CICA), responsável por identificar as unidades com maior consumo e criar ações contra o desperdício.

Essas são algumas das iniciativas gerenciadas por processos que contribuem na definição do planejamento estratégico e nas tomadas de decisões da companhia. Além dessas ações internas, a Algar Telecom é uma das empresas aderentes ao Pacto Global, como será apresentado a seguir.

Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Algar Telecom é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (The Global Compact), uma das mais importantes iniciativas de mobilização empresarial para a adoção de valores e princípios voltados para o crescimento sustentável do planeta e promoção da cidadania.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante reunião plenária da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, a chamada Agenda 2030 foi adotada formalmente pelos 193 Estados-Membros da ONU.

Com o objetivo de estabelecer metas sustentáveis até 2030, a cúpula da ONU criou uma agenda mundial com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos quais a Algar Telecom é colaboradora:

1. Erradicação da pobreza

2. Saúde de qualidade

3. Educação de qualidade

4. Igualdade de gênero

5. Água Limpa e saneamento

6. Energias renováveis

7. Empregos dignos e crescimento econômico

8. Inovação e infraestrutur 

9. Redução das desigualdades

10. Cidades e comunidades sustentáveis

11. Consumo responsável

12. Combate às mudanças climáticas

13. Paz e justiça

Sendo assim, a companhia mantém-se empenhada no alcance desses objetivos, com planos de longo prazo estruturados, sempre inspirando pessoas, clientes, fornecedores e toda a sua rede de relacionamentos a fazer o seu melhor, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário