Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Link dedicado: o que analisar antes de contratar?

Algar Telecom | 20 de agosto de 2018

Apesar de fazermos parte de um cenário de mudanças constantes, onde o fluxo de informações é cada vez mais intenso, diversas organizações ainda não estão atentas às necessidades de contar com serviços de rede de alto desempenho, como é o caso do link dedicado.

Veja como escolher o tipo de conexão de internet ideal, que dê conta das demandas da sua empresa, e entenda quais fatores devem ser avaliados antes de contratar o serviço. Acompanhe:

Quando o link dedicado é a melhor alternativa?

Nos planos de internet comuns, a conexão da empresa é compartilhada com diversos outros usuários, assim, afetando diretamente as taxas de download e upload. Além disso, nesse tipo de plano, a garantia de velocidade é de apenas 10% da velocidade contratada. Isso quer dizer que, se a sua empresa contrata 100 mb, a velocidade real é de apenas 10mb.

Já no caso do link dedicado, 100% da banda contratada é entregue e as taxas de transferência e estabilidade são maiores. Isso faz com que esse seja o tipo de conexão mais adequada para as médias e grandes empresas, já que a rede tem a capacidade de suportar a demanda e aumentar a capacidade de execução de tarefas. Graças às tecnologias como a fibra óptica, a empresa é capaz de ter uma conexão de alta velocidade e um canal de comunicação exclusivo.

Mas, como saber se esse é realmente o melhor tipo de conexão para a sua empresa? Antes de contratar o serviço, é preciso considerar alguns aspectos estruturais, como:

Tamanho

As empresas menores, com pequenos escritórios, poucos computadores ou naquelas em que a internet não é uma ferramenta fundamental para execução das tarefas, os serviços de conexão tradicionais costumam ser suficientes. No entanto, nas organizações de médio e grande porte, onde o número de computadores e usuários da rede é alto, o link dedicado faz toda a diferença.

Cloud Computing

Visando reduzir os gastos com TI e otimizar o gerenciamento de recursos, o uso de aplicações em nuvem pelas empresas é cada vez mais comum. Porém, elas dependem de uma conexão rápida e estável para funcionar corretamente. Portanto, o link dedicado é necessário para as empresas que querem garantir a eficiência desses sistemas.

Fluxo de dados

Quanto maior o volume de dados compartilhados por meio da internet, maior é a vantagem de contar com um link dedicado para lidar com esse alto fluxo de informações. Do contrário, a empresa corre o risco de ter que encarar problemas relacionados ao excesso de tráfego na sua rede.

Como garantir um bom custo-benefício com o link dedicado

Embora o custo do link dedicado seja mais alto do que das conexões tradicionais, as vantagens que ele traz para a empresa fazem com que esse investimento valha a pena. No entanto, para garantir um alto custo-benefício é importante atentar-se a alguns padrões de qualidade:

  • Alta disponibilidade: conexão de alta velocidade em 98% do tempo, sendo um dos principais diferenciais para que a empresa execute suas tarefas com qualidade;
  • Garantia de velocidade: uma das vantagens do link dedicado em relação à conexão comum é que a velocidade deve ser entregue de acordo com o estabelecido em contrato;
  • Velocidade simétrica: mesma taxa de transferência para download e upload, o que garante a eficiência na transferência de informações, fator essencial para serviços de Cloud Computing.
  • Uso de tecnologias modernas: uma conexão de qualidade exige equipamentos de alta capacidade, sistemas de monitoramento e tecnologias modernas, como as redes de fibra óptica.

Esses são alguns dos aspectos que devem ser avaliados na hora de contratar um serviço de link dedicado para sua empresa. Se a eficiência do seu negócio depende da rede e da velocidade do fluxo de informações, uma conexão dedicada exclusivamente a sua empresa é, sem dúvidas, a melhor escolha.

Quer saber mais sobre outras soluções inovadoras para médias e grandes empresas? Então, clique aqui e agende uma visita com um dos nossos consultores!

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: