No mundo dos negócios, a transformação digital vem causando um impacto direto na maneira que novas empresas surgem e desenvolvem suas atividades. Nesse contexto, certamente você já ouviu falar em pelo menos uma destas três siglas: IaaS, PaaS e SaaS.
Elas representam soluções para o mercado focando na computação em nuvem ou cloud computing, sem a necessidade de uma infraestrutura física maior. Mas, na prática, você sabe o que significa cada uma delas?
Entender a nuvem pode ajudar os líderes de negócios, principalmente na área de TI, a fazer investimentos mais estratégicos e permanecer competitivos no futuro.
Então, veja agora os significados e diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS e por que essas siglas trazem uma série de vantagens para o seu negócio.
Vamos entender o que significa cada um desses termos:
SaaS, sigla para Software como Serviço, é a camada mais operacional na estratégia de uso da tecnologia em nuvem de uma organização. Ela representa o software hospedado na infraestrutura em nuvem entregue aos usuários finais como um serviço geralmente acessado por meio de um site específico.
Os serviços de SaaS estão, em grande maioria, disponíveis com um modelo de pagamento por assinatura, e todo software é fornecido e gerenciado por um fornecedor. Isso significa que você não precisa instalar ou configurar nada, bastando usar login e senha para utilizar o que precisa.
Hoje, os serviços de e-mail, como o Gmail e o Outlook, são exemplos de serviços SaaS baseados na nuvem. Outros exemplos são as ferramentas Office 365 e Google Docs.
Poucas pessoas de negócios irão interagir com um PaaS, sigla para Plataforma como Serviço, já que é uma tecnologia voltada, principalmente, para desenvolvedores e profissionais de criação de sistemas.
As soluções de PaaS são usadas, na maioria das vezes, para ter um ambiente de desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicativos, sendo a escolha perfeita para empresas de desenvolvimento de software.
Graças às soluções de PaaS, os desenvolvedores de software podem criar novos sistemas sem a necessidade de toda a infraestrutura comumm que envolve componentes como:
A camada mais fundamental da computação em nuvem é a IaaS, sigla para Infraestrutura como Serviço, que oferece os recursos de armazenamento, rede e computação necessários para o ambiente corporativo.
Com o IaaS você tem esse serviço em nuvem que fornece a infraestrutura básica, funcionando na prática como um data center virtual. Os serviços de IaaS podem ser usados para diversas finalidades, desde hospedar sites até analisar ações de big data. Os clientes podem instalar e usar os sistemas operacionais e as ferramentas de que precisam nessa infraestrutura e começar a usar.
Depois de entender o que cada tecnologia representa, é importante conhecer os principais benefícios que cada uma delas pode trazer para o seu negócio.
Veja, agora, as principais vantagens do SaaS, PaaS e IaaS:
Agora que você já entendeu o que representa cada uma das soluções, confira também nosso conteúdo completo sobre XaaS e sua relação com os tópicos sobre os quais falamos aqui hoje.
Deixe seu comentário