Gestão de clientes: qual a importância da tecnologia?

Escrito por humanos

A gestão de clientes não é um assunto recente, mas ganhou inspirações inovadoras por conta do advento tecnológico que tem nos acompanhado nas últimas décadas.

Gerar uma experiência próxima, personalizada e que supere expectativas, portanto, é um elemento fundamental para o desenvolvimento de sua empresa. E isso, independentemente do seu ramo de atuação ou porte do seu negócio.

Para ajudar nessa questão resolvemos trazer o post de hoje. Nele, vamos explicar detalhadamente qual a importância da tecnologia na gestão de clientes. Acompanhe!

A tecnologia como diferencial competitivo

Pode parecer óbvio, hoje em dia, creditar à tecnologia os diferenciais de uma empresa. Afinal, há poucos anos o site corporativo era um luxo para poucos. Atualmente, é uma necessidade.

Só que a vantagem competitiva no seu segmento pode se destacar de acordo com o tipo de solução utilizada. Por exemplo: de que adianta um site sem atualizações ou informações otimizadas para que seu público-alvo encontre você facilmente em suas pesquisas?

Dispor de recursos para investir em tecnologia é apenas uma parte do processo. Portanto, é preciso entender o seu consumidor e compreender como a tecnologia pode fazer a diferença no desenvolvimento de sua marca.

Leia também: A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA GESTÃO DE CLIENTES NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

As tecnologias em benefício da gestão de clientes

Abaixo, reunimos algumas das tendências mais consolidadas do mercado, e que tem garantido às empresas um enfoque maior — e mais qualitativo — nas necessidades do seu consumidor:

Chatbots

Você já deve ter ligado para uma empresa e, em vez de um atendimento pessoal, o seu problema foi resolvido por um robô com respostas pré-programadas para algumas dúvidas.

Esses são os chatbots, que permitem reduzir o tempo de espera por um atendimento, soluciona rapidamente as perguntas mais simples e comuns do consumidor, e ainda agrega mais valor à sua gestão de clientes.

Atendimento omnichannel

O Big Data está aí: a todo instante estamos produzindo um volume imenso e intenso de informações digitais. Com o atendimento omnichannel, isso tudo converge para a mesma central de relacionamento. É a Comunicação Unificada dentro das empresas.

Assim, sua empresa consegue compilar com eficácia os hábitos de consumo do seu público-alvo, além de compreender melhor os seus objetivos, necessidades e desafios — e associá-los às suas soluções.

Atendimento mobile

Aplicativos, como o WhatsApp, ou mesmo as mensagens de SMS estão em alta na gestão de clientes. Afinal, são métodos eficazes, ágeis e com boa taxa de abertura dos clientes.

Como resultado, as soluções podem ser diferenciais valiosos para atender à demanda do seu consumidor. A qualquer hora, onde quer que esteja, seja por vídeo, mensagem ou áudio.

Automação de marketing

O marketing digital possibilitou uma valorização exponencial na maneira de se relacionar com os clientes. Por meio de suas estratégias, é possível traçar um perfil detalhado do seu consumidor ideal e bolar ações que façam com que o cliente encontre você, e não o contrário.

Só que, para facilitar ainda mais, a automação de marketing permite uma programação de ações baseadas em gatilhos — comportamentos do seu consumidor. Ao baixarem um conteúdo em seu site, por exemplo, eles podem receber uma série de e-mails que os ajudem a perceber melhor os diferenciais da sua solução.

E essa é apenas uma das possibilidades. A automação é um dos grandes destaques para a gestão de clientes eficientes.

Customer Relationship Management

Soluções de CRM (sigla para Customer Relationship Management) são softwares que ajudam no cadastramento e análise estratégica do perfil de cada cliente.

É possível planejar ações estratégicas com base nos hábitos de consumo de cada consumidor. Você também pode integrar com outras tecnologias — como a automação de marketing acima citada —, promovendo um relacionamento mais sólido e duradouro com o seu público.

E então, deu para sentir um pouco os diferenciais da gestão de clientes e como a tecnologia é fundamental nesse processo? Aproveitando que o tema é a tecnologia para aprimorar a gestão de processos corporativos, não deixe de conferir também nosso artigo que explica como usar a nuvem a favor da sua empresa!

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