Gestão Algar Telecom | 2 de julho de 2021

Gerenciamento de redes sociais: o que é e quais os principais desafios?

Tempo de leitura: 5 minutos

Veja quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas nos canais digitais e como o gerenciamento de redes sociais ajuda a superá-las.

Investir no gerenciamento de redes sociais não é mais uma questão de escolha. Usar esses canais se tornou fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

Em 2020, os brasileiros gastaram mais de 5 horas por dia nas redes, segundo uma pesquisa realizada pela Cuponation.

Portanto, as marcas que quiserem ser vistas, construir uma imagem forte no mercado e interagir com o público precisam se dedicar às estratégias de redes sociais. Afinal, é onde as pessoas estão consumindo informação.

Mas a gente sabe o quanto essa tarefa pode ser desafiadora, sobretudo quando o assunto é gestão.

É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Do que se trata o gerenciamento de redes sociais?

Nas redes sociais, o fluxo de informações é muito intenso. Por isso, não basta sair publicando aleatoriamente para fortalecer essa estratégica. Sem as práticas corretas, ela não é capaz de gerar os resultados esperados.

Dessa forma, o gerenciamento de redes sociais precisa ser encarado como uma prioridade. Por meio dele, os profissionais conseguem fazer um bom planejamento, elaborar ações e campanhas, além de mostrar os resultados do trabalho feito.

Porém, não se trata de algo simples. Eles precisam enfrentar diariamente diversos desafios, como os que vamos apresentar a seguir.

7 maiores desafios do gerenciamento de redes sociais

1. Manter o público engajado

Diante de tantas publicações nas redes, ganhar a atenção dos usuários não é uma tarefa fácil. Afinal, o engajamento depende de vários fatores, como a relevância do conteúdo para os usuários, formato, apelos visuais, convites à interação, etc.

2. Aumentar o alcance das publicações

Outra dificuldade é fazer com que mais pessoas vejam os conteúdos da empresa. Isso depende principalmente da qualidade das publicações. No entanto, o impulsionamento pago também ajuda bastante.

3. Manter uma frequência de publicação

Publicar com regularidade também ajuda a melhorar o alcance. Para isso, nada melhor do que fazer um bom planejamento, que inclua um calendário de publicações.

4. Adaptar-se às atualizações das redes sociais

As plataformas estão sempre fazendo mudanças, ajustes ou trazendo novos recursos. Sendo assim, é fundamental que os profissionais acompanhem as atualizações para tirar o máximo de proveito das ferramentas.

5. Monitorar menções e comentários sobre a empresa

As redes sociais também permitem acompanhar o que as pessoas andam falando sobre a sua empresa. Mas isso depende de esforços regulares para acompanhar as menções feitas e a repercussão delas nos diferentes canais.

6. Resolver conflitos relacionados à imagem da marca

Quantas vezes não vemos marcas perdidas no meio do furacão nas redes sociais? O perigo é a situação sair do controle. Nesses casos, a agilidade para mostrar o posicionamento da empresa em relação à questão em jogo é fundamental.

7. Lidar com fake news

As fake news se tornaram um mal dos nossos tempos. Portanto, as empresas que quiserem ganhar credibilidade precisam mostrar que as informações compartilhadas são verdadeiras e foram muito bem apuradas pela equipe.

Por que é preciso monitorar os resultados?

Assim como outras áreas, o marketing digital também precisa saber defender o próprio trabalho por meio da apresentação de resultados concretos.

No gerenciamento de redes sociais, o monitoramento é uma das atividades que garante o sucesso das estratégias.

Isso deve ser feito por meio do acompanhamento frequente das publicações. Com isso, é possível descobrir, por exemplo:

  • quais foram as mais curtidas e compartilhadas;
  • quais receberam o maior número de comentários;
  • e quais tiveram o maior alcance.

A partir dessas métricas, os profissionais podem elaborar estratégicas mais assertivas com base nos resultados do que já foi feito. Além disso, elas ajudam a entender melhor o comportamento do usuário e quais tipos de conteúdo geram maior tráfego para o site da empresa.

Quer se aprofundar no assunto? Então leia mais sobre a importância do monitoramento de redes sociais!

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