Fidelização de clientes: por onde começar?

Escrito por humanos

Segundo o pai do marketing, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Esse pensamento reflete sobre a importância da fidelização de clientes para uma marca. Afinal, quanto mais fiel o consumidor for para o seu negócio, mais facilmente você garantirá a lucratividade da sua empresa.

A fidelização de clientes é essencial para conquistar um público fiel que reconhece a qualidade dos seus produtos e serviços, ajuda a divulgar a sua empresa e consome mais.

Por isso, encontrar maneiras para encantar o cliente é essencial para fortalecer os laços e os relacionamentos com o seu público, criando um vínculo de confiança, satisfação e (é claro!) lucratividade. Não tem ideia por onde começar? Não se preocupe! Venha conosco que ensinaremos tudo sobre como fidelizar clientes!

Ofereça uma experiência única

Você sabia que, de acordo com um estudo da Bain & Company Inc., um aumento de 5% na retenção de clientes tem o potencial de elevar a lucratividade da sua empresa de 25% a 95%?

São números extremamente consideráveis, concorda? E você só retém um cliente se oferecer uma experiência única. Afinal, se ele tiver uma vivência ruim com a sua empresa provavelmente não vai voltar a negociar com você. 

Para isso, é fundamental conhecer bem o seu cliente para identificar as suas preferências, as suas dores, os seus desejos (dentre outros aspectos importantes) para oferecer uma experiência de atendimento humanizada, personalizada e única. Lembre-se sempre de que o cliente precisa se sentir VIP, com uma sensação de exclusividade.

Tenha um atendimento de qualidade

O consumidor JAMAIS vai esquecer se receber um péssimo atendimento da sua empresa. Mais do que isso, muito provavelmente, ele compartilhará esse sentimento nas redes sociais e contará aos seus amigos — repercutindo de forma muito negativa para a imagem da sua empresa.

Por isso, o setor de atendimento ao cliente precisa ser muito bem treinado para que esse tipo de situação não aconteça. O atendimento precisa encantar o seu cliente.

Portanto, treine bem os seus colaboradores para que ofereçam uma experiência incrível de atendimento. Mais do que isso, eles precisam estar sempre bem motivados e felizes, pois, assim, atendem ao cliente com muito entusiasmo.

Invista na personalização para a fidelização de clientes

Como citamos anteriormente, oferecer um atendimento personalizado é sempre muito importante para a fidelização de clientes. A personalização fortalece os relacionamentos com o seu público — sendo essencial para conquistar o coração do seu consumidor.

Para saber como fidelizar clientes, conte também com a ajuda da tecnologia (como chatbots, inteligência artificial, análise de big data e até mesmo um CRM) capaz de coletar, armazenar e avaliar os dados do seu consumidor.

Assim, você tem a oportunidade de estudar o seu público, oferecendo-lhe um atendimento criativo, humanizado e muito interessante.

Saiba receber críticas e sugestões dos clientes

Muitas empresas não entendem que as críticas e as sugestões dos seus clientes são sempre muito importantes. Afinal, convenhamos: ninguém gosta de receber um feedback negativo, certo?

Entretanto, é essencial que a sua empresa entenda que todos os feedbacks são importantíssimos para o seu negócio. Afinal, eles são a oportunidade ideal para você conferir o que agrada o público e o que está deixando a desejar.

Portanto, não hesite na hora de aplicar boas pesquisas de satisfação (como o NPS®) de maneira periódica, está bem?

Criar um planejamento estratégico baseado em dados qualificados só é possível quando você mapeia os pontos fortes e fracos do seu negócio (na visão do seu público). Consequentemente, você pode evoluir nos seus programas de fidelização de clientes.

Gostou de aprender mais sobre a fidelização de clientes? Se sim, venha aprofundar os seus conhecimentos! Leia: por que investir na retenção e fidelização de clientes? Boa leitura e até o próximo conteúdo!

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