Segundo o pai do marketing, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Esse pensamento reflete sobre a importância da fidelização de clientes para uma marca. Afinal, quanto mais fiel o consumidor for para o seu negócio, mais facilmente você garantirá a lucratividade da sua empresa.
A fidelização de clientes é essencial para conquistar um público fiel que reconhece a qualidade dos seus produtos e serviços, ajuda a divulgar a sua empresa e consome mais.
Por isso, encontrar maneiras para encantar o cliente é essencial para fortalecer os laços e os relacionamentos com o seu público, criando um vínculo de confiança, satisfação e (é claro!) lucratividade. Não tem ideia por onde começar? Não se preocupe! Venha conosco que ensinaremos tudo sobre como fidelizar clientes!
Você sabia que, de acordo com um estudo da Bain & Company Inc., um aumento de 5% na retenção de clientes tem o potencial de elevar a lucratividade da sua empresa de 25% a 95%?
São números extremamente consideráveis, concorda? E você só retém um cliente se oferecer uma experiência única. Afinal, se ele tiver uma vivência ruim com a sua empresa provavelmente não vai voltar a negociar com você.
Para isso, é fundamental conhecer bem o seu cliente para identificar as suas preferências, as suas dores, os seus desejos (dentre outros aspectos importantes) para oferecer uma experiência de atendimento humanizada, personalizada e única. Lembre-se sempre de que o cliente precisa se sentir VIP, com uma sensação de exclusividade.
O consumidor JAMAIS vai esquecer se receber um péssimo atendimento da sua empresa. Mais do que isso, muito provavelmente, ele compartilhará esse sentimento nas redes sociais e contará aos seus amigos — repercutindo de forma muito negativa para a imagem da sua empresa.
Por isso, o setor de atendimento ao cliente precisa ser muito bem treinado para que esse tipo de situação não aconteça. O atendimento precisa encantar o seu cliente.
Portanto, treine bem os seus colaboradores para que ofereçam uma experiência incrível de atendimento. Mais do que isso, eles precisam estar sempre bem motivados e felizes, pois, assim, atendem ao cliente com muito entusiasmo.
Como citamos anteriormente, oferecer um atendimento personalizado é sempre muito importante para a fidelização de clientes. A personalização fortalece os relacionamentos com o seu público — sendo essencial para conquistar o coração do seu consumidor.
Para saber como fidelizar clientes, conte também com a ajuda da tecnologia (como chatbots, inteligência artificial, análise de big data e até mesmo um CRM) capaz de coletar, armazenar e avaliar os dados do seu consumidor.
Assim, você tem a oportunidade de estudar o seu público, oferecendo-lhe um atendimento criativo, humanizado e muito interessante.
Muitas empresas não entendem que as críticas e as sugestões dos seus clientes são sempre muito importantes. Afinal, convenhamos: ninguém gosta de receber um feedback negativo, certo?
Entretanto, é essencial que a sua empresa entenda que todos os feedbacks são importantíssimos para o seu negócio. Afinal, eles são a oportunidade ideal para você conferir o que agrada o público e o que está deixando a desejar.
Portanto, não hesite na hora de aplicar boas pesquisas de satisfação (como o NPS®) de maneira periódica, está bem?
Criar um planejamento estratégico baseado em dados qualificados só é possível quando você mapeia os pontos fortes e fracos do seu negócio (na visão do seu público). Consequentemente, você pode evoluir nos seus programas de fidelização de clientes.
Gostou de aprender mais sobre a fidelização de clientes? Se sim, venha aprofundar os seus conhecimentos! Leia: por que investir na retenção e fidelização de clientes? Boa leitura e até o próximo conteúdo!
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