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Erros e acertos na comunicação de gestores

Algar Telecom | 4 de abril de 2017

A comunicação entre líderes e liderados possui um caráter estratégico e é fundamental para gerar mais comprometimento e satisfação. Portanto, comunicar-se bem é um hábito que os gestores devem cultivar, em todos os aspectos da vida: no trabalho, na família e na comunidade. Afinal, essa é a chave para aprimorar relacionamentos, aumentar a produtividade e crescer profissionalmente.

No entanto, a comunicação interna, ou seja, a comunicação com os colaboradores, pode ser uma das mais desafiadoras e as razões são diversas: a natureza do relacionamento, a proximidade entre emissor e receptor, a intimidade entre as partes, a extensão da agenda comum, o nível de expectativas, o histórico de conflitos e, sobretudo, a influência da comunicação informal.

É válido ressaltar que o papel do homem no trabalho vem se transformando. Suas características mais humanas – o saber, a intuição e a criatividade – são valorizadas. É preciso reconhecer que as relações são geridas com pessoas, não com recursos, o que demonstra a transição para uma diferente realidade empresarial.

Dessa forma, entende-se que o gestor influencia diretamente seus empregados e deve assumir a responsabilidade de estimular as capacidades de seus liderados. Por isso, sua função é fundamental para que o time se sinta parte integrante do negócio. Entender e praticar a boa comunicação cria a base para um tipo de credibilidade e dinâmica muito valorizada pela maioria das organizações. Confira a seguir alguns dos erros e acertos na comunicação de gestores:

Deixando lacunas entre intenções e atitudes

Uma boa comunicação com a equipe é indispensável na hora de delegar as tarefas. Mesmo que o gestor saiba com clareza os objetivos que quer alcançar em um projeto e como pretende fazer isso, de nada adiantará se ele não souber transmitir suas ideias aos colaboradores.

Muitos não têm consciência de que deixam lacunas entre o que desejam e o que dizem. Mas, uma vez que é aceito que pode haver falhas no caminho entre desejo e fala, torna-se possível trabalhar mais atentamente em cima desses possíveis erros de comunicação. Mesmo acreditando que suas intenções estejam transparentes, é melhor ter em mente que elas podem não estar tão claras assim para os outros.

Questões simples podem ajudar: “Eu te dei informações suficientes sobre o projeto? Foram úteis para você?” Esse feedback significa também uma demonstração de respeito pelo outro e pode diminuir possíveis conflitos e resistências. Somente assim a equipe saberá se está seguindo na direção correta em cada uma das entregas, evitando retrabalhos e atrasos.

Ouvindo a equipe

É ouvindo que o gestor consegue entender o que motiva o colaborador. É dessa forma que conseguirá transmitir informações de forma eficaz, inspirando confiança e motivação. Afinal, o trabalho deve ser realizado em conjunto para que todo o processo funcione.

Entre os inúmeros benefícios em saber ouvir é que quando se ouve, existe a oportunidade de se surpreender com algo novo, que não havia sido previsto. Podemos perguntar sobre com o que as pessoas se importam, o que as motiva, o que realmente querem. Esse tipo de aprendizado pode proporcionar o insight de como gerir a equipe de forma mais eficiente, endereçando melhor as demandas.

Dando ou recebendo feedbacks

Como mencionado no item anterior, grande parte do processo de comunicação está em ser um bom ouvinte. Portanto, se você possui a habilidade de escutar seus interlocutores, certamente conseguirá dar e receber feedbacks mais frequentes e relevantes ao longo do trabalho.

Essas informações servem para impulsionar a implementação de melhorias nos processos e projetos, garantindo um aprendizado que aumente as chances de sucesso da equipe nos empreendimentos futuros.

Ao receber um feedback, ouça com atenção o que a outra pessoa tem a dizer. Aguarde o momento certo para se pronunciar. Finalize reforçando que tudo o que foi conversado durante a reunião será avaliado e levado em consideração.

Ao dar um feedback, escolha um ambiente neutro e que tenha privacidade, reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar. Faça um balanço de aspectos positivos e negativos. Destaque as qualidades antes de cobrar algo. Isso ajuda a quebrar a resistência. Dê o contexto, exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que esse comportamento teve na equipe ou na organização. Sempre sendo claro e objetivo.

Conhecendo sua audiência

O estilo que a pessoa usa para se comunicar pode ter diferentes impactos dependendo do público. Ajustar a comunicação de acordo com a audiência é essencial para garantir que a mensagem seja recebida e assimilada corretamente. Mensagens com muito conteúdo técnico podem ser mais facilmente compreendidas quando comunicadas em passos práticos com menos jargões, ou em associação com metáforas simples. Também é válido considerar o nível de experiência da plateia e do que ela realmente precisa.

Inspirando confiança

É necessário comunicar-se bem não apenas com a própria equipe, mas também com os demais colaboradores, diretores, clientes, parceiros, patrocinadores e fornecedores. Conseguir articular as informações, usar a linguagem corporal e fazer contato visual com os interlocutores demonstra confiança por parte do gestor e garante que ele conquistará o respeito e o engajamento das pessoas em suas decisões, tanto dentro quanto fora da organização.

Sendo assim, estimular, encorajar, inspirar, respeitar e valorizar são apenas algumas palavras que os gestores devem ter em mente, sempre. Também é importante que as empresas invistam e estimulem seus gestores cada vez mais, a fim de se tornarem mais envolvidos e conseguirem transmitir as informações aos empregados de forma clara e coerente.

Por fim, as empresas devem tornar os seus colaboradores parceiros do negócio. Não se deve esquecer, em momento algum, que quanto mais eles forem informados, mais envolvidos com a missão da empresa eles estarão. Nesse contexto, eles também lutarão por um mesmo objetivo: o sucesso da organização.

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