A comunicação entre líderes e liderados possui um caráter estratégico e é fundamental para gerar mais comprometimento e satisfação. Portanto, comunicar-se bem é um hábito que os gestores devem cultivar, em todos os aspectos da vida: no trabalho, na família e na comunidade. Afinal, essa é a chave para aprimorar relacionamentos, aumentar a produtividade e crescer profissionalmente.
No entanto, a comunicação interna, ou seja, a comunicação com os colaboradores, pode ser uma das mais desafiadoras e as razões são diversas: a natureza do relacionamento, a proximidade entre emissor e receptor, a intimidade entre as partes, a extensão da agenda comum, o nível de expectativas, o histórico de conflitos e, sobretudo, a influência da comunicação informal.
É válido ressaltar que o papel do homem no trabalho vem se transformando. Suas características mais humanas – o saber, a intuição e a criatividade – são valorizadas. É preciso reconhecer que as relações são geridas com pessoas, não com recursos, o que demonstra a transição para uma diferente realidade empresarial.
Dessa forma, entende-se que o gestor influencia diretamente seus empregados e deve assumir a responsabilidade de estimular as capacidades de seus liderados. Por isso, sua função é fundamental para que o time se sinta parte integrante do negócio. Entender e praticar a boa comunicação cria a base para um tipo de credibilidade e dinâmica muito valorizada pela maioria das organizações. Confira a seguir alguns dos erros e acertos na comunicação de gestores:
Uma boa comunicação com a equipe é indispensável na hora de delegar as tarefas. Mesmo que o gestor saiba com clareza os objetivos que quer alcançar em um projeto e como pretende fazer isso, de nada adiantará se ele não souber transmitir suas ideias aos colaboradores.
Muitos não têm consciência de que deixam lacunas entre o que desejam e o que dizem. Mas, uma vez que é aceito que pode haver falhas no caminho entre desejo e fala, torna-se possível trabalhar mais atentamente em cima desses possíveis erros de comunicação. Mesmo acreditando que suas intenções estejam transparentes, é melhor ter em mente que elas podem não estar tão claras assim para os outros.
Questões simples podem ajudar: “Eu te dei informações suficientes sobre o projeto? Foram úteis para você?” Esse feedback significa também uma demonstração de respeito pelo outro e pode diminuir possíveis conflitos e resistências. Somente assim a equipe saberá se está seguindo na direção correta em cada uma das entregas, evitando retrabalhos e atrasos.
É ouvindo que o gestor consegue entender o que motiva o colaborador. É dessa forma que conseguirá transmitir informações de forma eficaz, inspirando confiança e motivação. Afinal, o trabalho deve ser realizado em conjunto para que todo o processo funcione.
Entre os inúmeros benefícios em saber ouvir é que quando se ouve, existe a oportunidade de se surpreender com algo novo, que não havia sido previsto. Podemos perguntar sobre com o que as pessoas se importam, o que as motiva, o que realmente querem. Esse tipo de aprendizado pode proporcionar o insight de como gerir a equipe de forma mais eficiente, endereçando melhor as demandas.
Como mencionado no item anterior, grande parte do processo de comunicação está em ser um bom ouvinte. Portanto, se você possui a habilidade de escutar seus interlocutores, certamente conseguirá dar e receber feedbacks mais frequentes e relevantes ao longo do trabalho.
Essas informações servem para impulsionar a implementação de melhorias nos processos e projetos, garantindo um aprendizado que aumente as chances de sucesso da equipe nos empreendimentos futuros.
Ao receber um feedback, ouça com atenção o que a outra pessoa tem a dizer. Aguarde o momento certo para se pronunciar. Finalize reforçando que tudo o que foi conversado durante a reunião será avaliado e levado em consideração.
Ao dar um feedback, escolha um ambiente neutro e que tenha privacidade, reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar. Faça um balanço de aspectos positivos e negativos. Destaque as qualidades antes de cobrar algo. Isso ajuda a quebrar a resistência. Dê o contexto, exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que esse comportamento teve na equipe ou na organização. Sempre sendo claro e objetivo.
O estilo que a pessoa usa para se comunicar pode ter diferentes impactos dependendo do público. Ajustar a comunicação de acordo com a audiência é essencial para garantir que a mensagem seja recebida e assimilada corretamente. Mensagens com muito conteúdo técnico podem ser mais facilmente compreendidas quando comunicadas em passos práticos com menos jargões, ou em associação com metáforas simples. Também é válido considerar o nível de experiência da plateia e do que ela realmente precisa.
É necessário comunicar-se bem não apenas com a própria equipe, mas também com os demais colaboradores, diretores, clientes, parceiros, patrocinadores e fornecedores. Conseguir articular as informações, usar a linguagem corporal e fazer contato visual com os interlocutores demonstra confiança por parte do gestor e garante que ele conquistará o respeito e o engajamento das pessoas em suas decisões, tanto dentro quanto fora da organização.
Sendo assim, estimular, encorajar, inspirar, respeitar e valorizar são apenas algumas palavras que os gestores devem ter em mente, sempre. Também é importante que as empresas invistam e estimulem seus gestores cada vez mais, a fim de se tornarem mais envolvidos e conseguirem transmitir as informações aos empregados de forma clara e coerente.
Por fim, as empresas devem tornar os seus colaboradores parceiros do negócio. Não se deve esquecer, em momento algum, que quanto mais eles forem informados, mais envolvidos com a missão da empresa eles estarão. Nesse contexto, eles também lutarão por um mesmo objetivo: o sucesso da organização.
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