Gestão Algar Telecom | 13 de outubro de 2020

Dificuldades em manter seus relatórios financeiros atualizados?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se uma empresa pode ser considerada como um conjunto de engrenagens, sem dúvida a gestão financeira é uma das peças mais importantes. Ela é a responsável por manter a “vida” do negócio saudável, dando suporte adequado para as outras áreas.

Porém, a gestão financeira só é capaz de cumprir esse papel quando munida de informações úteis e confiáveis sobre diversos pontos, por exemplo: fluxo de caixa, lucros, prejuízos, contas a pagar, entre outros. Ou seja, sem relatórios é praticamente impossível manter o controle financeiro.

O grande problema é que muitas empresas têm dificuldade justamente em manter os relatórios financeiros atualizados. Algo até compreensível, afinal estamos falando de informações complexas e que precisam ser constantemente renovadas. No entanto, esse é um contratempo que deve ser superado.

Quais os riscos da falta de acompanhamento de informações para a gestão financeira? Como manter os dados atualizados mesmo sem contar com uma estrutura de grande empresa? Continue lendo e saiba como resolver esse tipo de problema!

Por que é importante manter os seus relatórios financeiros atualizados?

Para uma empresa, manter-se forte ou mesmo sobreviver ao primeiro ano de funcionamento está muito relacionado à sua capacidade de prever cenários e adaptar-se às mudanças, sejam elas repentinas ou predeterminadas.

Não adianta muito investir em uma estrutura física forte ou em onerosos treinamentos técnicos para os funcionários se você não acompanha as informações-chave para a estabilidade da empresa.

Para que o seu negócio corresponda às expectativas, ele deve ser sustentável em termos financeiros. É preciso ter a certeza de ser bem-sucedido nesse ponto. Os relatórios financeiros são justamente as ferramentas que dão essa segurança de informações, evitando que você caia em armadilhas.

Por exemplo, por mais que um aumento na taxa de vendas seja um bom sinal, não significa que a empresa está caminhando bem financeiramente. A gestão financeira precisa acompanhar dados além das vendas, fazendo um comparativo e entendendo se há realmente um fluxo saudável de dinheiro.

Os relatórios financeiros não são dados aleatórios. Eles devem ser vistos sempre como uma base de sustentação para qualquer ação do gestor ou proprietário. Independentemente do tamanho da sua empresa, sem um acompanhamento atualizado, você pode ter problemas como:

  • dificuldade na elaboração do planejamento financeiro;
  • tomadas de decisão equivocadas;
  • instabilidade no controle do dinheiro;
  • suporte precário aos demais setores;
  • falta de transparência.

A Gestão Financeira da Algar Telecom é a solução

Embora não haja dúvidas sobre a importância dos relatórios financeiros, não há como negar que esse acompanhamento pode ser um desafio para muitas empresas. Sem uma integração, por exemplo, o gestor precisa reunir informações em diferentes fontes e despender um tempo precioso para isso.

Claro, caso você conte com um grande aporte financeiro, é só formar uma equipe focada em extrair e reunir esses dados para o gestor. Mas, quando a sua empresa não dispõe desse tipo de recurso, o que fazer? É aí que a Gestão Financeira da Algar Telecom surge como opção.

Desenvolvida pela Algar, a Gestão Financeira é uma solução completa de suporte e gerenciamento. Trata-se de um software que funciona com tecnologia em nuvem, ou seja, não é preciso uma estrutura física para utilizá-lo, e que, de fato, oferece ao gestor o controle financeiro na palma das mãos.

Em relação aos relatórios financeiros, a ferramenta não é apontada como a melhor opção à toa. A atualização diária de informações é um dos seus pilares, o que a torna de alto valor para o processo de gerenciamento.

Além disso, o sistema da Gestão Financeira se integra a outros softwares já existentes na empresa. Perder tempo reunindo informações em inúmeras fontes? Não com a Gestão Financeira em uso.

Por fim, a ferramenta gera relatórios próprios sobre diferentes pontos do controle financeiro, por exemplo:

  • fluxo de caixa;
  • orçamentos;
  • compras;
  • estoque;
  • vendas.

Em suma, garantir relatórios financeiros atualizados é essencial para uma gestão financeira eficiente. Não se apegue às dificuldades do passado. Com as soluções oferecidas pela Algar Telecom, você é capaz de fazer um gerenciamento completo sem precisar de uma grande estrutura ou equipes extensas. Lembre-se: o controle financeiro é o que sustenta qualquer negócio.

Conheça os planos disponíveis para a Gestão Financeira e aperfeiçoe agora mesmo o seu gerenciamento.

Deixe seu comentário