Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

Dicas para o profissional de TI crescer na carreira

Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença

06/out
Cristina Cruz

Conciliar o trabalho com a vida pessoal e ter fôlego para investir na carreira é um grande desafio para a maioria dos profissionais. A rotina atribulada entre cuidar da família e dedicar tempo aos projetos que acaba na famosa falta de tempo, torna difícil pensar em como dar rumo, se mostrar para o mercado e crescer na carreira. No entanto, são pequenas mudanças que podem fazer a diferença, alguns conselhos que podem te ajudar a encontrar o caminho para alavancar sua vida profissional:

  1. Seja a escolha mais óbvia

Se você deseja assumir mais responsabilidades, é importante se apropria de tarefas que façam parte do papel que você deseja para sua carreira. Jennifer Doran, consultora do programa de gestão TEKsystems, diz que, ao assumir atividades que fujam da rotina, mesmo que extrapolem o expediente normal, a recompensa é a visibilidade perante os líderes. Auxilie no que for preciso no seu departamento e em processos de liderança, apresente-se pessoalmente ou por telefone para novos contatos. Só não deixe de lado seu próprio trabalho, concilie.

  1. Seja curioso

Em reuniões com clientes, parceiros, gestores ou mesmo em conversas individuais, faça perguntas para entender melhor os negócios e o que as pessoas buscam e esperam. Isso mostra seu desejo de conhecer o assunto, conforme aconselha Jennifer. É bom equilibrar o que se dá e o que se recebe de informações, ou seja, não se esqueça de perguntar ou oferecer sua ajuda. Essa atitude aumenta sua visibilidade, mostra como você tenta entender e como seu trabalho se encaixa em um quadro maior.

  1. “Construa pontes”

Use as reuniões ou conversas para se mostrar como alguém que está disposto, que pode preencher as lacunas que existem em equipes que intercalem áreas, como TI e marketing, por exemplo. Além de ser uma oportunidade para se mostrar, você pode se posicionar e ser diplomático em momentos de relacionamento entre os profissionais, o que atrai a atenção dos envolvidos nos projetos e mostra sua capacidade de ser uma ponte.

  1. Saiba mais de tecnologia

Não se limite a entender e saber apenas sobre o que você está exposto em ambiente corporativo: use seu tempo livre para afiar suas habilidades e conhecimentos em outras atividades que sejam complementares. Isso mostra que você está antenado nas novas ferramentas e que está por dentro de diversos assuntos que podem te tornar uma fonte de consulta.

  1. Encontre um mentor

Procure alguém em quem se inspirar profissionalmente, alguém que seja aberto para te dar feedbacks sobre como e onde você pode melhorar, o que precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, que esteja disposto a guiá-lo por sua carreira, te estimulando e, ao mesmo tempo, puxando de volta e desafiando quando preciso. Os mentores são pessoas capazes de apresentá-lo a pessoas certas, aconselhá-lo sobre os passos adicionais a tomar para sua preparação e ensiná-lo os melhores rumos para seu sucesso profissional.

  1. Arregace as mangas e trabalhe com paixão

Os gestores gostam de profissionais que se movem com esforço, trabalhem duro, se dediquem e se esforcem para se destacar e ver o trabalho bem feito. “Bons gestores vão notar aqueles que são a primeira pessoa a chegar pela manhã e interessadas em assumir responsabilidades extras”, comenta Ashley Leonard, presidente e CEO da Verismic Software.

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

Deixe seu comentário