Gestão Algar Telecom | 6 de outubro de 2015

Dicas para o profissional de TI crescer na carreira

Tempo de leitura: 5 minutos

Conciliar o trabalho com a vida pessoal e ter fôlego para investir na carreira é um grande desafio para a maioria dos profissionais de TI.

A rotina atribulada entre cuidar da família e dedicar tempo aos projetos que acaba na famosa falta de tempo, torna difícil pensar em como dar rumo, mostrar-se para o mercado e crescer na carreira.

No entanto, são pequenas mudanças que podem fazer a diferença, alguns conselhos que podem te ajudar a encontrar o caminho para alavancar sua vida profissional.

Além disso, também é fundamental conhecer as principais dicas para ser um bom profissional de TI.

Quais habilidades um bom profissional de TI deve ter para crescer na carreira?

Se a transformação digital é a trilha pela qual quase toda empresa resolveu seguir de forma mais intensa depois da pandemia, fica claro que o profissional de tecnologia da informação ganhou importância.

São pelo menos três frentes em que esses colaboradores passaram a ser mais exigidos. Trabalhando de casa, muitas vezes em equipamentos próprios, os funcionários das empresas passaram a recorrer com maior frequência para suporte e configurações.

Até por causa disso, foi necessário redobrar a atenção com a segurança, para evitar que algum malware inadvertidamente instalado por um usuário comprometesse os dados de negócio. As empresas de Data Security apuraram que o Brasil foi um dos alvos preferidos dos piratas da internet.

A terceira frente é a transformação digital propriamente dita. O processo de automação de diversas tarefas, a computação em nuvem, e a cultura orientada a dados fez a tecnologia ser redefinida. Ela deixou de ser uma atividade meio e assumiu papel central, faz parte do próprio negócio.

Então, quais as características principais são necessárias para um bom profissional da área?

Conhecimento técnico

Esse é um mercado que tem vagas sobrando. Não se formam profissionais suficientes para atender a demanda – e pior – nem todo mundo está atualizado sobre os skills técnicos necessários. Você sabe tratar dados? Conhece virtualização e computação em nuvem?

Adaptabilidade

A dinâmica da evolução tecnológica eliminou aquele lance de sair da faculdade e usar a experiência no mercado. Não vale mais para quase toda profissão, mas em tecnologia isso é dramático.

O 5G está chegando assim como o WiFi 6E e ambos abrem as portas para a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, por exemplo. Esteja sempre preparado para estar em constante aprendizado.

Colaboração

Se tecnologia faz parte do core business da empresa, então o profissional de TI não pode mais ser aquela pessoa que fica fechada no setor.

Ele precisa estar preparado para trabalhar com pessoas e departamentos de toda a organização. Por isso, as habilidades de comunicação também vão ser bastante exigidas no processo.

Seja a escolha mais óbvia

Se você deseja assumir mais responsabilidades, é importante se apropria de tarefas que façam parte do papel que você deseja para sua carreira.

Jennifer Doran, consultora do programa de gestão TEKsystems, diz que, ao assumir atividades que fujam da rotina, mesmo que extrapolem o expediente normal, a recompensa é a visibilidade perante os líderes.

Auxilie no que for preciso no seu departamento e em processos de liderança, apresente-se pessoalmente ou por telefone para novos contatos. Só não deixe de lado seu próprio trabalho, concilie.

Seja curioso

Em reuniões com clientes, parceiros, gestores ou mesmo em conversas individuais, faça perguntas para entender melhor os negócios e o que as pessoas buscam e esperam.

Isso mostra seu desejo de conhecer o assunto, conforme aconselha Jennifer. É bom equilibrar o que se dá e o que se recebe de informações, ou seja, não se esqueça de perguntar ou oferecer sua ajuda. Essa atitude aumenta sua visibilidade, mostra como você tenta entender e como seu trabalho se encaixa em um quadro maior.

“Construa pontes”

Use as reuniões ou conversas para se mostrar como alguém que está disposto, que pode preencher as lacunas que existem em equipes que intercalem áreas, como TI e marketing, por exemplo.

Além de ser uma oportunidade para se mostrar, você pode se posicionar e ser diplomático em momentos de relacionamento entre os profissionais, o que atrai a atenção dos envolvidos nos projetos e mostra sua capacidade de ser uma ponte.

Saiba mais de tecnologia

Como profissional de TI, você não pode se limitar a entender e saber apenas sobre o que você está exposto em ambiente corporativo. Então, use seu tempo livre para afiar suas habilidades e conhecimentos em outras atividades que sejam complementares.

Isso mostra que você está antenado nas novas ferramentas e que está por dentro de diversos assuntos que podem te tornar uma fonte de consulta.

Encontre um mentor

Procure alguém em quem se inspirar profissionalmente, alguém que seja aberto para te dar feedbacks sobre como e onde você pode melhorar.

Além do que precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, que esteja disposto a guiá-lo por sua carreira de profissional de TI, te estimulando e, ao mesmo tempo, puxando de volta e desafiando quando preciso.

Os mentores são pessoas capazes de apresentá-lo a pessoas certas, aconselhá-lo sobre os passos adicionais a tomar para sua preparação e ensiná-lo os melhores rumos para seu sucesso.

Arregace as mangas e trabalhe com paixão

Os gestores gostam de profissionais que se movem com esforço, trabalhem duro, se dediquem e se esforcem para se destacar e ver o trabalho bem feito.

“Bons gestores vão notar aqueles que são a primeira pessoa a chegar pela manhã e interessadas em assumir responsabilidades extras”, comenta Ashley Leonard, presidente e CEO da Verismic Software.

Você já conhecia essas dicas para ser um bom profissional de TI?

empresas

Deixe seu comentário