Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Dicas de gerenciamento de tempo para empreendedores

Algar Telecom | 23 de fevereiro de 2017

Gerenciar o próprio tempo é um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores. No entanto, um bom trabalho feito nessa área pode ser determinante para o sucesso do negócio. Afinal, administrar uma empresa exige muita organização, persistência e conhecimento técnico. Sem mencionar o quanto isso influencia na qualidade de vida do indivíduo, pois desempenhar um bom trabalho, fazer com que o negócio prospere e ainda conseguir manter uma vida social saudável é sinônimo de bem-estar e saúde.

Por isso, é fundamental investir no planejamento do tempo e na reestruturação dos processos internos. Desse modo, é possível criar regras que ajudam a eliminar as distrações, os conflitos e o estresse do cotidiano, fazendo com que a produtividade aumente. Tais como:

Faça uma lista de atividades e defina as prioridades

Elaborar uma lista com todas as atividades que precisam ser realizadas irá permitir que o empreendedor visualize com clareza todas as demandas e pendências. Depois disso, faça uma análise de cada tarefa e defina uma ordem de prioridade, assim, é possível direcionar os esforços, evitando a má utilização de recursos.

Permita-se delegar tarefas

Para um gerenciamento eficaz do tempo, a delegação de tarefas é indispensável, principalmente para empresários. Dessa forma fica mais fácil fugir do excesso de obrigações. Para que a delegação seja efetiva, no entanto, é preciso confiar no pessoal, mantê-los motivados e bem treinados. Com essa iniciativa, a equipe também é beneficiada, pois ganha a chance de desenvolver novas competências e habilidades.

Saiba a hora certa de dizer “não”

O acúmulo de responsabilidades sempre afeta o desempenho profissional e pessoal, portanto, saber dizer “não” é essencial para o aumento da produtividade. Dessa maneira, antes de aceitar novas demandas, é preciso fazer uma autoanálise sincera e objetiva sobre a própria capacidade de realização, sem ameaçar os compromissos já assumidos e a qualidade das entregas.

Faça pausas

As pausas durante o expediente também são essenciais para a produtividade. Ao reduzir o nível de cansaço, o poder de concentração aumenta, portanto, é possível ser mais produtivo. Alguns minutos para um café, uma rápida caminhada ou um alongamento são ótimos para aliviar as tensões e organizar melhor as ideias.

Evite distrações

As distrações podem influenciar negativamente a performance de qualquer profissional, incluindo os próprios donos do negócio. Entre as mais comuns estão as inúmeras ligações ao longo do dia, os ambientes barulhentos, as mídias sociais e as reuniões desnecessárias. Para lidar com isso, a recomendação é separar um horário específico para ler e responder e-mails e mensagens, interagir nas redes sociais, entrar em contato com clientes e amigos, entre outros. Assim, é possível evitar o hábito de se distrair ao se permitir acessar a internet a qualquer momento.

Utilize a tecnologia a seu favor

Explorar as inúmeras funcionalidades oferecidas pela tecnologia hoje em dia pode ser de grande ajuda para gerenciar o próprio tempo. Atualmente, existem softwares, plataformas e aplicativos que podem auxiliar na preparação de listas, no acompanhamento de projetos, na organização de tarefas, na elaboração de cronogramas e no monitoramento de pendências — simplificando a rotina. Além disso, a possibilidade de uma comunicação imediata entre o líder e seus funcionários, que a tecnologia garante, traz mais agilidade para esse processo.

Cuide da sua saúde

A saúde física e mental do indivíduo também influencia na sua capacidade de concentração e produção. Atividades físicas frequentes, uma alimentação balanceada e um sono regulado são fatores que garantem o bem-estar e a disposição para a realização de tarefas ao longo do dia.

Essas atitudes são ainda mais importantes para empreendedores, que precisam coordenar uma série de tarefas essenciais para a manutenção e o crescimento de seus negócios. Deixando para trás a sobrecarga de trabalho e adotando alguns hábitos, é possível atuar junto à equipe e estimular o desenvolvimento do grupo.

Com uma rotina bem estruturada é mais fácil evitar imprevistos, trabalhar com urgências e até extinguir as horas extras. Com isso, a ansiedade e a insegurança são diminuídas, aumentando a motivação e a satisfação com a produtividade e resultado alcançados.

Por isso, os empreendedores precisam enxergar a gestão do tempo como um aliado na sua rotina e na busca pelo sucesso de seu negócio, capaz de contribuir para uma administração eficiente, segura e voltada à produtividade. E você, como tem gerenciado seu tempo? Utiliza algumas das dicas mencionadas acima? Compartilhe conosco nos comentários!

empresas

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: