Um dos grandes pesadelos que muitas empresas ainda enfrentam, mesmo em uma era de intensa Transformação Digital, é a qualidade de acesso à internet. A conexão instável é um problema comum para a maioria das organizações que dependem da internet para desenvolver sua operação.
A verdade é que, apesar de existir uma evolução no número de aparelhos e pessoas conectadas, tornando o Brasil um dos líderes de consumo de internet na América Latina, a velocidade de acesso e a qualidade da conexão parecem seguir o caminho inverso. Por isso, é preciso buscar caminhos que ajudem a mudar esse panorama.
Para entender o que pode causar a internet oscilando muito, separamos uma lista com três problemas que podem derrubar o sinal de internet na sua empresa. Além disso, reservamos, no final, uma excelente maneira de resolver esse desafio. Confira!
Dentro das residências, alguns problemas são facilmente reconhecidos quando se trata de uma conexão instável. Mas e dentro das empresas, que precisam manter um nível contínuo de conexão (principalmente na rede sem fio), quais seriam os fatores que deixam a internet oscilando? Veja agora:
Em empresas que possuem uma área maior, onde a conexão precisa se estender, é comum que sejam usados vários aparelhos de roteamento ou até mesmo de repetição de sinal. O intuito é que todas as áreas úteis tenham acesso à rede de internet.
Mas, na verdade, esse pode ser um dos principais problemas que causam a conexão instável. Na prática, esses dispositivos podem acabar interferindo no funcionamento um do outro pelo baixo número de canais de transmissão.
Leia também: CONEXÃO WI-FI EM EVENTOS – 5 DICAS PARA O PLANEJAMENTO IDEAL
Não são só os roteadores que causam o problema. Outros componentes eletrônicos podem produzir interferência eletromagnética, gerando uma conexão instável de internet.
Fique atento em equipamentos como micro-ondas, telefones sem fio, celulares, televisores, lâmpadas fluorescentes, sistemas de vigilância sem fio, detector de movimento, controles de portas de garagem, entre outros. O ideal é diminuir a quantidade desses dispositivos nas áreas próximas à central de conexão. Assim, é possível não ter a internet oscilando muito.
À medida que as pessoas usam mais dados em seus smartphones, mais a conexão fica instável. É fácil notar esse problema quando, por exemplo, tem muitas pessoas tentando assistir à Netflix em casa e alguém inicia um download em outro dispositivo.
A conexão simplesmente não consegue lidar com todos os dados de uma só vez e a velocidade de todos piora. O resultado é a conexão instável. Então, para evitar a internet oscilando muito, é importante avaliar a real necessidade de realizar esses downloads.
Para evitar esses problemas que causam a conexão instável e atrapalham o andamento das organizações, existe uma solução ideal: o link dedicado.
Com essa solução, você garante uma ligação direta com o provedor de internet e mantém uma infraestrutura exclusiva para suportar todas as necessidades de conexão.
Confira algumas das vantagens que um link dedicado pode proporcionar para sua empresa:
Percebeu as vantagens que o link dedicado pode trazer para o seu negócio ao acabar de vez com o problema da conexão instável?
Deixe seu comentário