Gestão Algar Telecom | 26 de abril de 2021

Como surpreender seus clientes por meio do atendimento telefônico

Tempo de leitura: 5 minutos

Ainda que hoje existam diversos canais, o atendimento telefônico continua sendo o mais usado pelos consumidores. Por isso, quando a qualidade do serviço é boa, todo mundo sai ganhando.

Mais do que melhorar o relacionamento com os seus clientes, as empresas também têm chances maiores de fidelizá-los.

Se você continuar lendo, vai entender melhor o porquê. Também vamos compartilhar excelentes dicas para você surpreender seus clientes.

Por que investir em um atendimento telefônico de qualidade?

Hoje as pessoas podem escolher falar com as marcas pelo meio que for mais conveniente, seja o telefone, chat, e-mail, redes sociais ou WhatsApp.

Embora o atendimento telefônico seja o mais tradicional, a maioria das pessoas ainda liga para as empresas quando têm um problema com uma compra ou um serviço prestado.

Por isso, você não pode fechar os olhos para esse valioso canal de atendimento.

Quando prestado de forma adequada, o serviço tem o potencial de aproximar o cliente da empresa, fazendo com que ele se sinta mais valorizado. Consequentemente, a imagem da marca se fortalece e as chances de fidelização também.

Entretanto, a gente sabe que na prática muitas empresas deixam a desejar.

Com certeza você já deve ter tido experiências ruins enquanto cliente. É, de fato, frustrante demorar para ser atendido, ser tratado com indiferença ou não ter o problema resolvido.

Esses problemas podem ter diversas causas, como má gestão, ausência de ferramentas adequadas e dados sobre os clientes, falta de treinamento, entre outras.

Mas a boa notícia é que as empresas podem evitar todos eles ao enxergar a importância do telefone enquanto um canal de atendimento capaz de gerar valor para o negócio.

Melhorar a relação da empresa com os consumidores se tornou uma missão para você? Então confira quais são as ferramentas que otimizam o atendimento ao cliente!

Atendimento telefônico: 6 dicas de como surpreender os clientes

Veja a seguir quais práticas devem ser adotadas para garantir um atendimento telefônico de excelência na sua empresa:

1. Conheça bem o cliente

Saber com quem se está falando é o primeiro mandamento. Se o atendente não conhece o cliente, fica difícil escolher a linguagem certa e resolver suas dores.

Dessa forma, a empresa precisa de uma boa base de dados, com informações que permitam traçar um perfil da persona. Afinal, saber o nome, faixa etária e onde mora, por exemplo, não é suficiente.

2. Ofereça atendimento personalizado

Jamais trate o cliente “apenas como mais um”. Não importa qual é o problema, se a pessoa tem dúvidas ou se ligou para fazer uma reclamação.

Todos devem ser tratados de forma personalizada, com respeito e empatia. Também é preciso saber ouvir os clientes. Essas atitudes são maneiras de humanizar o atendimento telefônico.

3. Seja objetivo

Diante de tanta coisa para fazer, ninguém quer perder tempo falando com as empresas ao telefone, certo?

Por isso, os atendentes precisam ir direto ao ponto, sem deixar de dar a devida atenção ao cliente. Sobretudo quando é a empresa quem está ligando, ser objetivo é fundamental.

4. Dê treinamento aos atendentes

Os colaboradores devem estar preparados para prestar um serviço de qualidade por telefone. Mas isso não depende apenas deles.

As empresas precisam investir em treinamentos não só sobre como oferecer um bom atendimento. Compartilhar todos os detalhes sobre a empresa e seus produtos também é necessário para que eles tenham segurança ao conversar com os consumidores.

5. Trabalhe com o autoatendimento

Contar com soluções de URA é uma maneira de aprimorar o atendimento ao cliente, pois permite otimizar pelo menos algumas etapas do serviço. Assim, os colaboradores ficam livres para resolver assuntos mais complicados.

Em muitos casos, em vez de ter que falar com um atendente, o cliente pode encontrar a resposta para o que precisa por meio do sistema automatizado e em menos tempo.

6. Conte com as ferramentas certas

O segredo para melhorar a qualidade e otimizar o atendimento é investir em boas ferramentas, como o Cloud Phone Pro, da Algar Telecom.

A solução nada mais é do um PABX na nuvem. Com ela, você reúne telefonia fixa e móvel, SMS, áudio, videoconferência e compartilhamento de dados em um único lugar.

Portanto, faz a integração dos recursos de comunicação da empresa. Além de facilitar o trabalho da sua equipe, também garante uma experiência de atendimento diferenciada.

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