Gestão Algar Telecom | 15 de setembro de 2020

Como preparar seu comércio para a semana do consumidor?

Tempo de leitura: 5 minutos

Aproveitar as datas comemorativas para alavancar as vendas é uma estratégia inteligente para conquistar novos clientes, engajar o público, fidelizar os atuais consumidores e tornar a sua marca mais conhecida. Quer uma ideia? Aproveite a semana do consumidor!

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. A data foi criada em 2003 para estreitar os relacionamentos entre as empresas e os seus consumidores. A ideia é homenagear a importância do consumidor, agradecendo a sua fidelidade e oferecendo condições especiais, como brindes, promoções, descontos etc.

Inclusive, você pode, além de celebrar o dia 15, estender essa comemoração. Assim, pode promover uma semana recheada de promoções e novidades incríveis para captar a atenção do seu cliente, mostrando que ele é especial.

Vamos conferir como aproveitar o melhor da semana do consumidor? Continue conosco e veja algumas ideias para implementar no seu negócio!

Crie promoções e ações específicas para a semana do consumidor

Dê uma espiada no que a concorrência está preparando para a semana do consumidor e crie estratégias muito superiores. Afinal, é preciso considerar que o cliente tem o poder de escolha e, certamente, vai pesquisar antes de investir em um determinado produto ou serviço.

Nesse sentido, crie promoções e ações específicas para a semana do consumidor. Aqui, vale ressaltar que é essencial que elas sejam reais e interessantes para o cliente, e não aqueles truques (que jamais devem ser aplicados no seu negócio), como “tudo pela metade do preço”. Ofereça descontos que realmente sejam vantajosos para o seu consumidor.

Divulgue a sua empresa nas redes sociais, valorizando a importância do cliente para o seu negócio

Lembre-se de que a semana do consumidor é um momento para homenageá-lo. Isso significa que ele precisa ser o centro das suas atenções. Portanto, crie um calendário editorial para as redes sociais com conteúdos que realmente enaltecem a importância do cliente para o seu negócio.

Muitas empresas visam apenas o lucro e divulgam somente promoções (inclusive, sendo agressivas nas suas divulgações). Não faça isso! É fundamental ser estratégico e mostrar a importância do cliente, principalmente nessas épocas em que a concorrência fica mais acirrada.

Na hora de traçar as suas estratégias, aproveite para reservar um valor para investir em mídia. Isso permite segmentar os seus clientes e atingir um público mais qualificado com os seus anúncios, além de ter maior alcance nas suas publicações.

Faça um pós-venda caprichado mostrando que se importa com o cliente

Você conquistou o cliente e vendeu os seus produtos e serviços a ele. E agora? Não o deixe de lado. Afinal, é o momento perfeito para fidelizá-lo e torná-lo um promotor do seu negócio.

Aposte em um pós-venda caprichado para garantir um relacionamento duradouro com o seu cliente. Veja algumas ideias para implementar na sua empresa e arrasar no pós-vendas:

  • Aplique uma pesquisa de satisfação: ela é importante para que o cliente se sinta valorizado, pois mostra que a opinião dele importa para a sua empresa.
  • Envie um e-mail de agradecimento: enalteça a importância do consumidor ao seu negócio, agradecendo pela parceria e por ter apostado na sua empresa.
  • Entre em contato em datas comemorativas: que tal registrar o aniversário do seu cliente e surpreendê-lo nessa data importante? Essa ação não é, diretamente, relacionada à semana do consumidor. Entretanto, é importante para o consumidor se sentir especial.
  • Ofereça um cupom de desconto: para fidelizar ainda mais o seu público, envie uma oferta especial e exclusiva para a próxima compra.

Leia também: Fidelização de clientes: por onde começar?

Invista em decorações no ponto de venda (PDV)

Uma boa decoração chama a atenção do seu cliente, criando um impacto positivo desde o primeiro contato que ele tem com a sua empresa. Por isso, invista em uma boa decoração na sua loja física e crie uma identidade visual forte e chamativa para as redes sociais.

A organização do ambiente (tanto on quanto offline) é importante para mostrar que você se importa em criar um espaço agradável para que o cliente encontre as melhores soluções para os seus problemas. Então, aposte nessa estratégia na semana do consumidor e turbine as suas vendas.

Ofereça uma experiência de compra positiva e única ao seu cliente

Você, enquanto consumidor, já teve aquela experiência incrível de  compra em algum estabelecimento? Do que mais você se recorda desse momento? Do atendimento? Da qualidade do produto? Da organização da loja?

Assim, quando você tem uma experiência de compra positiva, sente-se fidelizado e feliz com uma marca. E é exatamente isso que você precisa proporcionar na sua empresa: uma vivência memorável a fim de criar uma conexão única com o seu cliente.

Você gostou de aprender sobre como preparar seu comércio para a semana do consumidor? Se sim, que tal aprender mais sobre inteligência artificial? Veja algumas soluções que afetam a experiência do cliente. Boa leitura!

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