Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

26/jun
Redator MPE
Como fidelizar clientes por meio da tecnologia

Fazer com que seus clientes sejam os principais promotores do seu negócio não é tarefa fácil. Mas, você sabia que fidelizar clientes por meio de ações específicas pode fazer com que a taxa de retorno e de novos negócios tenham aumentos significativos em bem pouco tempo?

Atualmente, a tecnologia é uma das maiores aliadas para ajudar na fidelização de clientes de maneira direta e eficiente. Contudo, para que seu uso tenha resultados, a forma de se comunicar com o público e a disponibilização de canais diretos deve ser pensada e realizada de maneira estratégica.

Acompanhe, no artigo de hoje, algumas dicas para fidelizar clientes por meio da tecnologia! Vamos lá?

Fidelizar clientes: como a tecnologia ajuda?

Em um mundo cada vez mais envolvido na transformação digital, usar a tecnologia a seu favor é uma das melhores formas de “chegar” efetivamente até o seu público.

Entre as ações online podemos destacar:

Mídias Sociais

Interagir de forma direta é uma forma de fidelizar clientes, pois faz com que o seu público se sinta parte do seu negócio e saiba que suas opiniões serão avaliadas e ouvidas. Em uma estratégia de marketing, o relacionamento com o cliente e com o que ele busca online, está intimamente ligado ao modo com que a sua empresa irá se posicionar no mercado.

A análise desses dados é essencial para o planejamento de ações futuras focadas em um público determinado. A contratação de um social media ou a capacitação de alguém da sua equipe para desenvolver esse trabalho, por exemplo, ajuda a ter esse relacionamento constante. Assim, garantindo que as redes sociais tenham engajamento.

Além da interação direta, o uso das mídias sociais pode ajudar sua empresa a ganhar autoridade naquela área. Ou seja, fazendo com que mais e mais clientes busquem suas redes como referência de mercado: isso ajuda a marca a ser cada vez mais conhecida e mencionada.

Blogs

Os blogs são parte de qualquer estratégia de marketing. A possibilidade de responder de forma direta aos questionamentos do seu público e de possíveis novos clientes, também aumentam sua autoridade dentro da sua área de atuação.

Além disso, os blogs são oportunidades para conhecer mais sobre seus clientes, já que possibilitam a instalação de landing pages que coletam dados específicos de cada pessoa que acessa seu blog ou site de conteúdo.

Aplicativos para Smartphones

O desenvolvimento de um aplicativo voltado para o seu negócio pode trazer uma melhor experiência e ainda fidelizar clientes. Ele pode, por exemplo, agendar horários de forma direta ou acompanhar seus últimos serviços adquiridos.  Dessa forma, seus clientes estarão muito mais propensos a fazer novos negócios com a sua empresa, se ela estiver nesse ambiente.

Sistemas de CRM

Os sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), com uso de softwares que recolhem dados e reforçam qual a melhor estratégia para atingir diretamente aquele cliente, estão cada vez mais em uso. A possibilidade de fidelizar clientes, a partir das necessidades específicas de cada um, faz com que sua empresa tenha sempre a melhor forma para atendê-lo.

E-mail Marketing

Enviar e-mails com promoções ou outro tipo de benefício, é outra forma de manter o contato e o relacionamento com o pós-venda e ainda fidelizar clientes. A definição de estratégias para depois do fechamento do negócio, é parte da fidelização desses clientes e da construção de um relacionamento entre eles e sua marca.

Vale lembrar que é essencial que o e-mail seja direto e entregue pessoalmente ao cliente, reforçando a personalização.

Você recebe um e-mail que o trata diretamente pelo nome e outro que apenas informa a promoção ou serviço. Qual e-mail você abriria primeiro?

Personalizar a forma de comunicação entre empresa e cliente é uma das maneiras de encantar.E, assim, fidelizar clientes, garantindo que a experiência dele seja a melhor possível quanto ter contato com seu negócio.

Existem outras formas de relacionamento direto?

Chats online

Os chats online podem ser formas de interagir em tempo real com seu cliente, resolvendo suas dúvidas diretas e ajudando a fechar a compra.

Página de Perguntas Frequentes

Uma página de auxílio evita que seu cliente tenha que buscar mais de um canal de comunicação para esclarecer uma dúvida. Isso faz com que a experiência dele com sua empresa seja ainda mais produtiva.

O bom e velho telefone

Em menor escala, as ligações telefônicas também são uma maneira de interação direta e pessoal com seu cliente. Os canais da empresa devem estar sempre disponíveis de forma clara e eficiente para seus clientes.

Você gostou desse conteúdo sobre dicas de como fidelizar clientes por meio da tecnologia? Ele foi útil para você? Conte para a gente nos comentários abaixo agora mesmo!

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Deixe seu comentário