1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Como conquistar seus funcionários?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 26 de outubro de 2015

Como conquistar seus funcionários?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil: as pessoas têm jeitos, ritmos e maneiras de lidar com o trabalho diferentes. Liderar uma equipe é ainda mais difícil, é preciso entender o jeito de cada um, respeitar o espaço e conquistar a admiração dos funcionários pelo que a empresa entrega aos clientes. Você sabe qual a melhor forma de fazer com que seus colaboradores se tornem fãs do seu negócio?

Em primeiro lugar, é importante engajar os funcionários com as causas da empresa, nem sempre um salário maior é suficiente para criar essa empatia. Gerir um time estrategicamente requer entender como o funcionário contribui para a empresa e quanto a empresa retribui a ele. É o que diz Sylvia Ignacio da Costa, professora do curso de Gestão de RH da Universidade Anhembi Morumbi, que dá algumas dicas para que os funcionários tenham cada vez mais empatia e vistam a camisa da empresa:

1. Mostre a eles a missão da empresa e seus valores – nem sempre os funcionários sabem o que o dono do negócio espera, por isso, é importante apresentar e alinhar com todos a missão e os valores, isso ajuda a conectar a empresa e quem trabalha nela, além de aumentar a produtividade e o engajamento para que tudo saia melhor.

2. Ajude-os com assuntos que não conhecem – a gestão do conhecimento deve ser uma preocupação constante dos líderes, já que as pessoas são o diferencial das empresas. Os funcionários precisam de apoio para aprender e se preparar melhor, para entregar melhor os serviços e se sentir mais motivado.

3. Crie um espaço para sugestão de ideias – é preciso que o empreendedor estimule a participação dos funcionários na tomada de decisões, deixando que sugiram ideias e testem novas formas de realizar tarefas. Assim, o profissional se sentirá parte do desenvolvimento da empresa e se empenham em fazer funcionar. É o que chamam de intraempreendedorismo.

4. Deixe claro que os erros dos funcionários são seus também – a abertura para ideias e testes pode trazer alguns problemas e, nessa hora, é importante que o líder mostre que também tem responsabilidade por erros, assim, a empresa mostra que está do lado do funcionário e que erros acontecem, fortalecendo a ideia de compartilhar tudo.

5. Saiba dar e receber feedback – reconhecer as iniciativas dos funcionários, mesmo que não dê certo, é um importante passo para engajá-los no seu negócios, pois o impacto emocional na equipe é muito positivo e estimula a participação no desenvolvimento da empresa. É imprescindível conhecer os colaboradores por nome e fazer com que se sinta percebido.

6. Seja presente – estar disponível, ouvir seus funcionários, estar no dia a dia da empresa e se mostrar próximo das pessoas são fatores extremamente importantes para estimular o engajamento e o amor pelo negócio da empresa. Não há nada mais significativo do que as pessoas saberem que podem contar com o líder.

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

empresas

Deixe seu comentário