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Como aumentar a produtividade com uma capacitação corporativa especializada em TI

Algar Telecom | 7 de junho de 2017

A capacitação profissional e a continuidade da educação são nobres ideais para as empresas. No momento da contratação, todo recrutador busca os profissionais mais capacitados e bem preparados do mercado. No entanto, com o passar do tempo, caso não deem a devida atenção à educação, esses mesmos profissionais podem ficar defasados em relação às novas tecnologias e atualidades, especialmente tratando-se da área de tecnologia.

São diversos os motivos para as maiores empresas quererem investir na capacitação profissional de seus funcionários de TI. Afinal, contar com um quadro de funcionários bem capacitados só pode resultar no crescimento e na construção de uma boa reputação em um mercado tão competitivo e, ao mesmo tempo, aquecido.

Perante este cenário, melhorar o currículo da sua própria equipe pode ser uma excelente pedida. A seguir serão apresentadas algumas maneiras de investir no treinamento e capacitação do setor de TI, visando ao aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro.

As certificações em TI

A certificação em TI é um grande diferencial para aqueles que trabalham na área, pois é o que atesta o nível de especialização do profissional. Não por acaso, as corporações de grande porte levam muito em conta as certificações para determinar se o candidato está apto a realizar as atividades pertinentes ao cargo e o que precisa ser aprimorado para que ele consiga evoluir.

Além disso, ao investir na qualificação dos funcionários, a empresa ganha mais credibilidade e passa a ser vista como potencial prestadora de serviços de excelência, transmitindo maior confiabilidade e autoridade para solucionar os conflitos dos clientes.

A utilização de soluções tecnológicas

É essencial que a equipe de TI possa contar com equipamentos de ponta ao executar seu trabalho. De nada adianta ter uma equipe bem treinada e qualificada se os recursos e a infraestrutura oferecidos pela empresa aos colaboradores não seguirem de acordo. Afinal, esses dois pontos também vão influenciar fortemente os resultados do time e sua produtividade.

Por isso, é importante oferecer condições adequadas para a execução de qualquer tipo de tarefa, além de soluções tecnológicas que proporcionem agilidade e automatização de processos. Assim, será possível otimizar tarefas operacionais e integrar diversos procedimentos.

O investimento em treinamento e desenvolvimento da equipe

Nesse ponto, a diferença básica entre treinamento e desenvolvimento é que o primeiro diz respeito à capacitação e ao oferecimento de cursos para que o colaborador aumente seus conhecimentos e aplique-os em sua rotina de trabalho. Enquanto o segundo está relacionado às oportunidades de melhoria das habilidades e técnicas de motivação, com objetivo de que a equipe implemente essas práticas em suas atividades.

Portanto, é essencial investir nessas duas áreas, oferecendo cursos e palestras para que o time adquira mais técnica para a empresa e desenvolva as habilidades necessárias para o aumento da produtividade. Além disso, o investimento estimula os colaboradores a se sentirem mais estimados e envolvidos nos objetivos da organização, enxergando tais oportunidades como um benefício extra.

Vantagens

Existem empresas que ainda não estão bem situadas quando o assunto é a capacitação da equipe de TI. As dúvidas são diversas, desde como capacitar esses colaboradores, até preocupações com o futuro, como o receio de que esses profissionais abandonem a empresa, levando consigo seus conhecimentos.

Apesar das incertezas, a capacitação corporativa especializada em TI apresenta diversos benefícios para o negócio e para os colaboradores. Com o mercado de trabalho se mostrando cada vez mais exigente e o rápido avanço das tecnologias, encontrar pessoas qualificadas se torna uma missão ainda mais difícil. Por isso, muitas companhias investem em seus próprios funcionários, com o objetivo de que eles adquiram melhores técnicas e conhecimentos específicos para atender às necessidades da corporação.

Pode ser que alguns tomadores de decisão enxerguem os cursos ou treinamentos como fatores para interrupção do trabalho, além de gerarem custos para a gestão. No entanto, as instituições que fornecem cursos para empresas já compreendem essas particularidades e, portanto, costumam ofertar planos flexíveis ou adaptados conforme as necessidades – datas e horários que se encaixam no cronograma da companhia.

Existem outros benefícios de qualificar um profissional da sua própria equipe que se sobressaem, por exemplo:

A qualificação dos profissionais da empresa

Funcionários bem preparados, que constantemente desenvolvem e melhoram suas habilidades, semearão muitos benefícios que serão colhidos posteriormente. Investir em capacitação para sua equipe de TI realmente torna os membros mais valiosos para o mercado, mas também para a organização, que aumenta o valor de negócios na área de TI, contribuindo para as operações gerais da empresa.

Agregação de valor ao departamento de TI

É preciso que a TI habilite novas tecnologias que possam servir diretamente aos clientes e, ao capacitar seus funcionários para ficar na vanguarda das novas tendências de TI e lhes permitir treinar o uso dessas tecnologias, o valor desse departamento aumenta diretamente no que se refere à geração de receitas e redução de custos.

Ter um departamento com uma boa base é um excelente passo inicial, no entanto, é preciso que haja um compromisso com a formação consistente das equipes de TI, a fim de dar continuidade a esse trabalho.

Preservação de funcionários na empresa

Essa é uma das maneiras dos colaboradores experimentarem uma maior conexão com a corporação. Investir no sucesso dos funcionários, aplicando recursos para que realizem cursos de capacitação é uma forma de demonstrar a eles que são valorizados e ouvidos.

Além disso, os colaboradores terão maior envolvimento com o trabalho, ao aplicarem o conteúdo dos treinamentos realizados. Em outras palavras, eles têm o treinamento como uma ferramenta para ajudar a resolver problemas ou desafios que experimentam na prática.

O aumento da produtividade como consequência desses fatores

Quando existe o grande potencial para deixar os clientes plenamente satisfeitos, certamente, a responsabilidade em entregar um serviço a altura será maior. Porém, nada disso precisa ser uma preocupação quando os funcionários são bem treinados e capacitados.

O rendimento de um profissional de TI – assim como em qualquer área – aumenta na medida em que se adquire mais conhecimento técnico.

Como a empresa que investiu na qualificação já sabe o que esperar desses colaboradores, não só a estipulação de metas será mais fácil, como também o seu cumprimento.

Uma vez que os funcionários se sentem qualificados, bem treinados e valorizados pela empresa, a produtividade só tende a aumentar.

A capacitação deve ser considerada como um processo

São muitos os motivos para investir na qualificação dos funcionários, e os benefícios dessa iniciativa são bastante atrativos. Porém, para que essa evolução realmente aconteça, tudo deve ser planejado para se tornar um processo coerente e correto.

A certificação em TI deve ser contínua para que surta efeitos a longo prazo, sobretudo em relação aos aspectos motivacionais dos colaboradores. Ações eventuais gerarão apenas empolgações, o que não é interessante do ponto de vista da empresa ou do funcionário.

Sabendo de tudo que a sua empresa pode conquistar capacitando a equipe, essa estratégia certamente deve estar nos seus planos. Já pensou em maneiras de aderi-la? Como ela pode contribuir para o crescimento? Compartilhe conosco nos comentários!

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