1. Home
  2. /
  3. Cases de clientes
  4. /
  5. CASES MGE
  6. /
  7. Cargos de TI que toda grande empresa deve investir


CASES MGE Escrito por Algar Telecom | 9 de abril de 2018

Cargos de TI que toda grande empresa deve investir

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Diante de um cenário cada vez mais complexo e competitivo, o meio corporativo global busca, progressivamente, transformações substanciais no que diz respeito à elaboração de estratégias de crescimento e, principalmente, de melhora de performance para sobreviver às instabilidades e complexidades do mercado. Frente a mudanças tão profundas, a tecnologia da informação tem se tornado o grande trunfo para a descoberta de soluções potenciais que podem agregar vantagens competitivas às organizações.

Com a tecnologia cada vez mais inserida no âmbito estratégico das empresas, o profissional de TI precisa ter domínio não apenas de software e hardware em seus aspectos técnicos, mas também ter visão de negócios. Pode-se afirmar que, em muitos casos, não é a TI que faz parte dos negócios, ela se transforma na própria tática de toda a cadeia produtiva e expansiva da companhia.

Sob esse contexto no qual as grandes corporações disputam o mesmo espaço, produzindo soluções práticas e inovadoras em tecnologia da informação, o profissional de TI ganha, de modo exponencial, forte destaque, já que o mundo corporativo demanda por profissionais dessa área cada vez mais especializados.

Além disso, sobretudo no mercado brasileiro, os impactos da crise, apesar de não atingirem fortemente a área de TI, também têm provocado mudanças nesse setor. Evasão de profissionais e sucateamento do conhecimento na área são consequências aparentes da crise econômica que o país atravessou recentemente, conforme aponta Antonio Loureiro, CEO da Conquest One, empresa especialista em Staffing de TI.

A Conquest One, juntamente com outras 4 empresas de consultoria e recrutamento, a saber, Catho, Robert Half, Exec e Michael Page, elaboraram uma lista apontando quais especialidades em TI são as mais desejadas pelo mercado em 2018. Vale ressaltar que, com a melhora na economia neste ano, a curva de crescimento e de demanda por profissionais de TI só tende a aumentar em 2018 e nos próximos anos. Confira, a seguir, quais são os cargos mais desejados nesse cenário:

 

1. Engenheiro ou cientista de dados

Este profissional deve aliar o seu know-how para negócios à uma visão estatística. O Engenheiro ou cientista de dados é o especialista cuja função é solucionar problemas estratégicos da empresa, com base em técnicas de orientação de dados. Além disso, deve saber detectar tendências que podem ajudar a melhorar os resultados do negócio.

Considerada a nova geração de profissionais especialistas em análise de dados, esse profissional deve ter habilidades nas seguintes subáreas: matemática, estatística, processamento de linguagem, hardware, software e visão de negócios.

Esse é um cargo bastante procurado pelas corporações hoje em dia, porque as companhias desejam se posicionar de forma mais estratégica no mercado e, por isso, o trabalho do engenheiro e cientista de dados é fundamental nesse planejamento.

2. Especialista em segurança da informação

Com a constante necessidade de proteger dados, este profissional está sempre em relevância, mas agora está ainda mais em ascensão. O especialista em segurança da informação é o responsável, dentro de uma empresa, pela manutenção e saúde de dados internos e sigilosos. Seu trabalho deve primar pela prevenção de fraudes e vazamentos de informações da companhia.

Tendo como função primordial criar um ambiente de TI seguro para o tráfego de dados, esse profissional deve se atualizar constantemente a respeito das novas ameaças cibernéticas e quais são os métodos para preveni-las e combatê-las. Conforme os experts de recrutamento, profissionais com acesso a comunidades hackers, de segurança da informação e de testes de invasão são os mais desejados pelo mercado.

Esse profissional está ainda mais em evidência em 2018, pois os ataques cibernéticos estão muito mais sofisticados, trazendo profundos prejuízos ao meio corporativo. Os métodos de computação e armazenamento de dados em nuvem também garantem destaque a esse cargo, porque são atividades que exigem especialistas qualificados em segurança da informação.

3. Analista de Business Intelligence (BI)

O Analista de BI lida com a coleta de dados e informações visando identificar problemas e oportunidades para o negócio. Esse profissional trabalha com uma vastidão de informações e é o responsável pela modelagem dos dados que serão extraídos, tratados e transformados.

O requisito fundamental para preencher este cargo nas empresas é a habilidade de transitar entre o conhecimento de negócios e a parte técnica da área. Sua capacidade de manipulação dos dados visando os objetivos estratégicos de crescimento da empresa é o maior diferencial para os profissionais que desejam se especializar nesse segmento.

 

4. Scrum Master

O Scrum Master é o profissional capaz de gerenciar equipes de desenvolvimento com metodologias ágeis, ou seja, é um especialista qualificado na gestão de times de TI através de processos mais objetivos e menos burocráticos. Esse cargo está em alta, porque metodologias ágeis e de estruturação têm ganhado força no meio corporativo.

Para preencher essa vaga nas empresas, esse profissional deve ser objetivo, analítico e ter habilidade em gestão. Mais especificamente, ele deve ter, além da habitual afinidade com a tecnologia, a capacidade de lidar também com gestão de pessoas. Contar com uma certificação na metodologia Agile pode ser um grande diferencial, segundo os recrutadores.

 

5. Gerente de Expansão de TI

O cargo de gerente de expansão em TI esteve em ascensão, inicialmente, graças às startups, mas o mercado de grandes empresas já assimilou, também, a importância de se contar com esse tipo de profissional. Ele deve ser capaz de projetar e executar iniciativas de crescimento com base em tecnologia e desenvolvimento digital.

Além disso, o especialista em expansão de TI deve direcionar a abordagem da empresa em relação à utilização de dados, tecnologia e infraestrutura. Para tanto, ter conhecimento em engenharia, design, análise, gerenciamento de produtos, operações e marketing é fundamental para obter sucesso no cargo e atrair os olhares do mercado.

 

6. Arquiteto de soluções

Por fim, o arquiteto de soluções também é uma profissão que está alta. O especialista dessa área deve ser capaz de desenvolver o design da estrutura de grupos de informações, organização e rotulação de sites. Sua função central é facilitar a experiência e a obtenção de informações dos clientes para as organizações traçarem suas estratégias de crescimento.

Esse cargo está em ascensão, pois a experiência do cliente também é um aspecto em alta no meio corporativo nos dias de hoje. Para seguir carreira nessa área, o profissional deve entender bem do negócio e do público-alvo da empresa e saber atuar na interface com o usuário.

Agora que você já sabe quais são os profissionais que estão mais em alta no mercado de TI neste ano, pretende contar com algum desses especialistas em sua empresa? Acredita que existem outras funções que também estão em ascensão? Compartilhe sua visão a esse respeito na seção de comentários.

empresas

Deixe seu comentário