Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

19/dez
Algar Telecom
[BYOD] Bring Your Own Device: quais as vantagens em adotar essa prática?

O BYOD, Bring Your Own Device, que, em português, significa “Traga Seu Próprio Dispositivo” – é uma prática cada vez mais comum entre as empresas. Como o próprio nome sugere, ao invés de cada colaborador ter um computador corporativo, a ideia é que os profissionais utilizem o próprio equipamento para desempenhar as tarefas relacionadas ao trabalho.

A seguir, entenda mais sobre o BYOD, as suas principais vantagens e os desafios dessa prática:

Por que as empresas estão adotando o BYOD?

Embora seja uma ideia antiga, o BYOD passou a ganhar força por diversos motivos. O primeiro deles está ligado à redução de gastos com equipamentos e infraestrutura, o que é bastante positivo para as empresas. Mas, é claro que essa tendência não se deve apenas às necessidades das organizações.

As mudanças no modelo de trabalho, por exemplo, que tem levado cada vez mais pessoas a trabalhar no regime home office ou em outras cidades, também têm colaborado fortemente para a adoção do BYOD devido à flexibilidade. Dessa maneira, os profissionais podem utilizar os seus próprios aparelhos para trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora.

Além disso, os colaboradores costumam se sentir mais confortáveis em utilizar seus computadores, tablets e smartphones por estarem acostumados com as características de cada equipamento. Assim, ao mesmo tempo, o BYOD elimina essa necessidade de adaptação.

E a segurança?

Por se tratar de computadores pessoais usados para o trabalho, a prática do BYOD demanda certos cuidados. Afinal, é praticamente impossível para a empresa ter controle de tudo o que os colaboradores instalam em seus equipamentos, quando não estão no ambiente de trabalho ou se estão realmente seguindo as políticas de segurança.

Portanto, as empresas que apostam no BYOD precisam dar uma atenção especial ao gerenciamento e monitoramento de redes. Para isso, as atividades dos dispositivos dos colaboradores dentro da rede devem ser cuidadosamente identificadas e controladas, o que é importante também para a própria eficiência dos sistemas.

Sobretudo, é fundamental que os colaboradores estejam cientes dos riscos e das responsabilidades de cada um ao utilizar seus equipamentos para evitar que informações sigilosas da empresa não acabem se misturando aos dados pessoais. Ou até mesmo para terem mais cuidado ao instalarem aplicativos e baixarem arquivos suspeitos.

As principais vantagens do BYOD

É inegável que o futuro das empresas está diretamente conectado à mobilidade e o BYOD. Ao permitir que os colaboradores utilizem seus equipamentos pessoais para trabalhar, a empresa consegue tirar proveito de diversos benefícios para a cultura organizacional e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados.

Uma das maiores vantagens é o aumento da produtividade dos colaboradores, pois além de se sentirem mais satisfeitos, a flexibilidade os ajuda a produzir mais, com melhor qualidade e a responderem com mais agilidade em situações críticas. Como mencionado anteriormente, outra vantagem é a redução de custos relacionados à aquisição de computadores, softwares e à manutenção dos equipamentos.

Com o propósito de potencializar ainda mais os benefícios do BYOD, as empresas associam a prática ao uso de soluções baseadas na nuvem. Por poderem ser acessadas de qualquer lugar, esse tipo de solução funciona como uma importante aliada da produtividade, já que ela oferece as ferramentas usadas diariamente pelos colaboradores, além do armazenamento e compartilhamento de dados, em qualquer dispositivo conectado à internet.

Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens de contar com uma ferramenta baseada na mobilidade!

Deixe seu comentário