Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Benefícios para funcionários – Motivação para sua equipe

Algar Telecom | 1 de junho de 2017

Vale-transporte, férias remuneradas, décimo terceiro salário e fundo de garantia são alguns dos benefícios obrigatórios garantidos por lei. Entre os opcionais mais comuns estão o vale-alimentação ou refeição e a assistência médica. No entanto, a empresa pode oferecer mais, como auxílio-creche (obrigatório para empresas com mais de 30 funcionários), bolsas de estudo e o que mais julgar importante.

Quanto aos opcionais, fica a cargo da empresa decidir quais serão oferecidos. Antes de contratar no regime CLT (carteira assinada), portanto, é preciso conhecer as regras e calcular qual será o custo de cada trabalhador.

Por que oferecer benefícios aos funcionários?

A necessidade de entregar melhores benefícios aos funcionários é o reflexo da situação que o mercado brasileiro vive atualmente. Diante da escassez de mão de obra qualificada, atrair e reter talentos tem sido um grande desafio para a maioria das empresas. Para motivar e, principalmente, reter talentos é preciso usar os benefícios de maneira inteligente.

No entanto, alguns empreendedores podem focar na questão financeira, pensando no aumento dos custos ao conceder benefícios. Contudo, esses benefícios são capazes de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Plano de saúde e auxílio-creche, por exemplo, resolvem problemas básicos e trazem segurança. Benefícios extras podem fidelizar bons trabalhadores, que pensarão duas vezes antes de trocar de emprego.

Trabalhadores motivados, e que se sentem valorizados pela empresa, produzem mais e trazem maior retorno. Além disso, oferecer mais benefícios é uma maneira de conseguir contratar melhores funcionários, que costumam ser mais disputados pelo mercado e receber várias propostas.

Benefícios opcionais para oferecer aos colaboradores

Vale-alimentação

Para empresas com mais de 300 funcionários é obrigatório que haja um local para que as pessoas façam suas refeições. Entretanto, empresas menores podem ou não oferecer o benefício.

É importante ressaltar que existe diferença entre vale-alimentação e vale-refeição. O primeiro é oferecido ao funcionário para fazer compras em mercados e padarias, por exemplo. O segundo, para fazer refeições em restaurantes.

Assistência médica

O plano de saúde oferecido pela empresa cobre despesas médicas e um valor pode ser descontado do salário do funcionário. No entanto, com essa ajuda, ele paga menos do que se fosse contratar um plano particular, já que a companhia cobre boa parte do custo. Além disso, planos empresariais costumam ser mais baratos do que individuais.

Plano odontológico

Oferece ao funcionário a possibilidade de realizar tratamentos dentários e funciona de forma semelhante à assistência médica.

Auxílio-creche

O auxílio-creche é um direito para mulheres que trabalham em empresas com mais de 30 funcionários e opcional para negócios menores. Caso o proprietário opte por oferecer o benefício, poderá disponibilizar uma área para as mães deixarem seus filhos no horário de trabalho. Esse espaço poderá ficar dentro ou fora da empresa. Uma opção é fazer convênio com outras entidades.

Outra ideia é disponibilizar o valor da creche à mãe, por meio do sistema reembolso-creche.

Bolsas de estudo

Certas empresas investem na formação de seus funcionários. Elas podem oferecer bolsas de estudo totais ou parciais para que façam cursos ou especializações.

Oferecer esse benefício pode ser interessante para a empresa no sentido de formar funcionários mais preparados, que possam contribuir significativamente com a evolução do negócio.

Como empregador, é preciso garantir que os funcionários estejam satisfeitos e felizes. Os colaboradores se sentem motivados com alguns incentivos e se dedicam mais à função, fazendo com que os processos fluam melhor. Quanto maior o nível de satisfação, maior o nível de produtividade, e é isso que mantém os negócios crescendo.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: