Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 5 min

Backup na nuvem: redução de custos e atualizações contínuas

Algar Telecom | 8 de fevereiro de 2019

Qual a importância que sua empresa dá para os dados e as informações geradas no dia a dia? Hoje, em meio ao grande avanço da transformação digital, esses são os ativos mais valiosos para qualquer negócio. Por isso, você precisa conhecer os benefícios que o backup na nuvem pode proporcionar.

Armazenar as informações sem contar com o serviço na nuvem, atualmente, é uma ação muito mais difícil, se compararmos com o período anterior ao avanço dessa tecnologia. Além disso, quando a sua empresa não possui um backup na nuvem, é necessário utilizar hardware adicional, de alto custo, para que os arquivos tenham suas cópias salvas a cada dia.

Nesse cenário, na maioria dos casos, a transferência de informações é realizada manualmente. Existem algumas empresas, por exemplo, com políticas que exigem que as cópias de dados sejam armazenadas em servidores diferentes, prevendo o caso de um evento catastrófico que possa danificar não apenas o equipamento, mas também o espaço no qual ele está instalado.

Se isso acontece, é porque muitas empresas ainda não conhecem as vantagens do backup na nuvem. Confira agora quais os principais benefícios que vão ajudar você a otimizar todo esse processo dentro da sua organização.

Por que adotar o backup na nuvem?

O cloud backup ou backup na nuvem é o termo usado para descrever uma solução na qual os dados e os aplicativos em execução são armazenados em backup nos servidores remotos ou externos que são contratados.

Os servidores remotos, geralmente, são hospedados pelos provedores de serviços terceirizados. Por isso, as soluções de backup na nuvem permitem que as empresas armazenem seus dados e arquivos usando apenas a internet, ao contrário de armazená-los localmente nos discos rígidos.

No mundo atual, o backup na nuvem se torna uma necessidade, já que a maioria das organizações possuem dados críticos que não podem perder.

Algumas das principais razões para adotar essa solução são:

  • Evitar falhas humanas: confiar que esses dados realmente serão salvos sempre por operações humanas é um risco para as empresas.
  • Não dar chances para os desastres por causas naturais: não é difícil encontrar casos de empresas que acabaram sofrendo por conta de problemas de infraestrutura e perderam todos os dados disponíveis no seu data center.
  • Ganhar em simplicidade: o armazenamento em nuvem é uma solução muito mais simples, com os dados acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento. Tudo o que o usuário precisa fazer é acessar sua conta.

4 vantagens do backup na nuvem para as empresas

Essas razões, que fazem com que a maioria das empresas utilizem a solução do backup em nuvem, já nos mostram uma série de vantagens que podemos obter logo em seguida. Conheça as 4 principais:

1. Alto nível de segurança

Não há como ser mais seguro do que utilizando as soluções de backup em nuvem. Os requisitos necessários para o funcionamento dessa operação já mostram que há uma grande lista de recursos de segurança disponíveis.

Além disso, o alto nível de segurança proporciona uma fácil recuperação de dados dos backups baseados em nuvem, pois essas informações podem ser acessadas ​​pelos usuários habilitados sempre que necessário.

2. Flexibilidade de contratação

Em comparação com o backup tradicional e local, em que os dados são armazenados em discos rígidos físicos com capacidade limitada, os backups na nuvem são flexíveis por natureza e são facilmente dimensionados para cima e para baixo de acordo com o requisito.

3. Economia financeira

Como vimos no ponto anterior, a possibilidade de flexibilizar o modelo de contratação sob demanda ideal para cada empresa também traz outra importante vantagem: a redução de custos.

Com o backup na nuvem, você pode aproveitar a infraestrutura existente e não precisa instalar nenhum software caro ou comprar equipamentos de hardware. A economia financeira possibilita que cada empresa invista mais em outras áreas do seu negócio.

4. Atualizações contínuas

Para fechar essa lista de vantagens, o backup na nuvem ainda conta com as atualizações contínuas. Assim, sua empresa não precisa se preocupar com as defasagens de sistema que poderiam acontecer quando era preciso gerenciar o próprio data center.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do backup na nuvem, não perca mais tempo e confira todos os detalhes da solução Cloud Backup da Algar Telecom, a melhor opção do mercado para ter todas essas funcionalidades conforme a demanda!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: