Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

8 coisas que empreendedores devem fazer para vender mais

Algar Telecom | 7 de fevereiro de 2019

Saber como vender o seu produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver um negócio de sucesso. Não importa se os números estão satisfatórios ou abaixo do esperado, vender mais é sempre importante, independentemente do cenário.

De fato, de acordo com as estatísticas de um estudo divulgado pela HubSpot, 71% das empresas afirmam que vender mais é prioridade em seus negócios.

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas estratégicas de como vender mais e melhor. Acompanhe a seguir.

8 dicas para vender mais

1. Conheça seu público-alvo e defina bem o seu mercado

Você só vai conseguir vender mais quando souber exatamente qual é o seu mercado de atuação e quem é o seu potencial cliente. Defina minuciosamente com quais produtos/serviços você irá trabalhar, analise os concorrentes e crie uma marca competitiva.

Para customizar esforços e gerar leads de forma efetiva, crie uma persona, ou seja, uma representação fictícia de um cliente real, considerando sua idade, renda, objetivos e o máximo de informações que você conseguir captar. Dessa forma, ficará mais fácil criar estratégias assertivas e segmentadas para seu público em potencial.

2. Saiba avaliar as oportunidades

Concentre os seus esforços em oportunidades que possuem chances reais de darem certo e que gerem resultados. Por vezes, o empreendedor iniciante foca seus esforços e se apega a uma ideia, mesmo que ela não seja uma necessidade do mercado, o que dificulta bastante o processo de vendas.

3. Exclua os clientes sem fit

Dispensar clientes pode parecer contraditório quando o assunto é vender mais, porém, muitas vezes, acabamos sendo procurados por clientes errados, isto é, sem fit com nosso produto ou serviço. Isso consome tempo e esforços que poderiam ser empregados junto a clientes dispostos a fecharem negócio.

4. Tenha um time qualificado

A diferença começa de dentro para fora. Por isso, sua equipe precisa realmente ser formada por profissionais qualificados e que acreditem em seu negócio. O clima do departamento também precisa ser bom, as pessoas devem se unir e se ajudar. Quando um vendedor apoia o outro, toda a equipe cresce junto.

5. Tenha um diferencial

Qualquer empresa é capaz de prometer o melhor produto, a entrega mais rápida ou o menor preço, mas será que na prática realmente ela possui esses atributos? Lembre-se de que a questão não é o que você faz melhor do que seus concorrentes, mas sim o que você faz de diferente de todo mundo. Dizer que é melhor todos dizem; é preciso, de fato, sê-lo!

6. Seja confiável e tenha uma boa reputação

Quando as pessoas pensam em fechar um negócio, elas buscam por empresas e pessoas que passem credibilidade e que sejam especialistas em seu mercado de atuação. Se um consumidor jogar o nome da sua empresa no Google, o que ele vai encontrar?

Preocupe-se com o pós-vendas, esclareça as dúvidas e reclamações dos clientes, tenha páginas sempre atualizadas, crie um blog com artigos interessantes para ajudar os consumidores. Em suma, posicione-se como uma marca confiável.

7. Conte com a ajuda de ferramentas de automação

Muitas ferramentas podem ajudá-lo a otimizar processos e automatizar tarefas que levam muito tempo para serem realizadas no dia a dia. Entenda suas reais necessidades e contrate aquela que mais se encaixe com as suas demandas.

Implementar um CRM, por exemplo, no processo de vendas, além de aumentar o controle comercial, melhora a produtividade e a eficiência do vendedor.

8. Ouça mais o seu cliente

É claro que a ideia é fazer com que o consumidor conclua que nosso produto ou serviço atende a sua necessidade, mas, além disso, é preciso sempre ouvir o que o cliente tem a dizer. A opinião dos consumidores pode ajudá-lo a corrigir erros e a agregar valor ao negócio.

Para outras dicas sobre como qualificar seu negócio, leia também o nosso artigo sobre o desenvolvimento do empreendedorismo na era digital.

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: