Todo início de ano é marcado por planejamentos, desenvolvimento de estratégias novas e pela procura de soluções que proporcionem melhorias para a empresa. Por isso, é comum que grandes consultorias e profissionais considerados como referência no mercado criem um relatório de tendências de TI para aquele ano.
As tendências de TI ajudam as empresas a encontrarem soluções para seus processos de forma inovadora. Dessa forma, é possível, além de melhorar a rotina interna, ser mais competitivo no mercado. Veja a seguir quais são as 7 tendências de TI para o ano de 2019 que devem ser aplicadas em seu negócio.
Os objetos autônomos são serviços, produtos e soluções que podem ser utilizados em quatro ambientes: terra, mar, ar e digital. Isso quer dizer que carros, robôs, computadores e outras máquinas passarão a exercer atividades que antes eram possíveis apenas pelos seres humanos.
O carro sem motorista, por exemplo, já é uma realidade desde 2016. A tecnologia tem evoluído e é possível encontrar trator sem motorista, colheitadeira sem operador etc. Além de já serem realidade, a tendência é que os objetos autônomos se tornem cada vez mais comuns.
Há anos que os aplicativos capturam informações de seus usuários e as mantêm armazenadas. A novidade é que eles poderão usar esses dados para fazer alterações em seus próprios recursos, com objetivo de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
As ameaças hackers estão evoluindo ao passo que a tecnologia avança. Consequentemente, tem ficado cada vez mais difícil manter os dados da empresa em segurança. A solução pode estar em usar provedores de segurança baseados em nuvem.
Esses sistemas são construídos com APIs abertas, que permitem maior agilidade e facilidade de integração com novas tecnologias, além de facilitar a alteração e o acesso.
Aplicações de AI (Inteligência Artificial) são capazes de reportar às empresas os processos que precisam ser otimizados. Com isso, a AI será usada para ditar quais são os caminhos a serem percorridos em busca de melhorias.
Tecnologias de realidade aumentada, realidade mista e realidade virtual estarão mais presentes na vida corporativa e do cidadão comum. Esses recursos vão mudar a forma como os usuários interagem com o mundo. No futuro, será possível detectar as emoções por meio de expressões faciais e tornar as experiências entre o mundo digital e físico cada vez mais interativas.
Em 2018, o bitcoin esteve, por alguns meses, no centro das discussões sobre finanças e criptomoedas. O tema vai voltar a ser discutido, pois mais empresas vão investir em bitcoin e algumas podem até começar a aceitar pagamentos com a moeda virtual.
A AI já é realidade e está classificada como uma das tendências de TI defendidas por especialistas. A Inteligência Artificial começará a eliminar profissões do mercado, porém também criará novas posições de trabalho.
Outras profissões migrarão para novos modelos de trabalho, que permitam maior produtividade. Isso quer dizer que o home office deixará de ser um tabu e começará a ser implementado até em setores mais tradicionais. Veja estas soluções que ajudam a manter a produtividade no home office antes de implementá-lo em sua gestão.
Deixe seu comentário