Artigos Algar Telecom | 21 de setembro de 2017

5 maneiras de divulgar sua pequena empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das perguntas de marketing mais fundamentais para qualquer empresa é: quem é o seu cliente? No entanto, é muito comum casos em que o empreendedor acredita que a resposta para essa pergunta é: “todo mundo”. Essa crença pode ser muito problemática, porque, sem segmentar um público-alvo, a empresa pode estar causando um grande desperdício de esforço de marketing e, por conseguinte, de dinheiro.

Outro erro bastante comum, sobretudo nas micro e pequenas empresas, é tratar o marketing como um gasto e não um investimento e, por isso, em momentos de crise, alguns empreendedores cortam totalmente a verba para as ações de marketing e propaganda, e os resultados disso podem ser muito negativos.

Portanto, é necessário encarar o marketing e a publicidade como áreas essenciais para qualquer empresa, pois é por meio delas que a marca em questão ganha valor de mercado, além do fato de que produtos e serviços só chegam ao conhecimento do público quando estratégias de propaganda e marketing são bem executadas.

Quando se trata da divulgação de um produto ou de uma marca, o ponto central que deve ser trabalhado na empresa é a comunicação. A comunicação é a forma como o empreendedor irá informar ao mercado sobre seu produto, sua marca ou qualquer outro assunto relacionado ao seu negócio. É preciso ter a ciência de que marcas são mais que um logotipo ou uma identidade visual que remete a um produto, serviço ou organização. Marcas representam visões de mundo, valores e significados que precisam ser gerenciados pelas empresas como ativos intangíveis que diferenciam, atraem e trazem valor adicional.

Para tanto, existem diversas ações que podem ser realizadas, mesmo com orçamento enxuto, a fim de alavancar os negócios de uma micro ou pequena empresa. Tendo isso em vista, lista-se abaixo 10 maneiras pelas quais o empreendedor deve se preocupar, a fim de desenvolver uma comunicação eficiente, visando uma boa divulgação de seu negócio no mercado:

1 – Saiba quem é o seu cliente

Conforme já mencionado, de nada adianta investir numa campanha publicitária sem antes conhecer a qual interlocutor ela será destinada. Por isso, antes de selecionar quais são as melhores ferramentas para divulgar o seu produto, o empreendedor deve segmentar o seu público e analisar qual é o seu comportamento de consumo e o que ele espera de empresas do seu segmento.

Até mesmo uma loja que oferece uma grande variedade de produtos deve saber qual é o perfil de seu cliente. Seja por meio de variáveis geográficas, quando o negócio tem atuação local; seja de acordo com informações de faixa etária, levando-se em conta se os produtos atingem, geralmente, o público jovem ou mais adulto; ou até mesmo de acordo com o poder aquisitivo dos consumidores, dependendo do grau de popularidade ou exclusividade dos produtos oferecidos.

2 – Saiba qual é a sua identidade no mercado

Além de conhecer o cliente, para traçar estratégias de comunicação, o empreendedor deve saber exatamente qual é a sua identidade e se manter fiel a ela. Entender o próprio perfil é o primeiro passo para uma empresa desenvolver uma campanha publicitária relevante, que tenha como objetivo se sobressair aos concorrentes, apresentando-lhes os seus diferenciais.

Nesse sentido, o empresário deve ter em mente que não há uma regra de comunicação a ser seguida. Ao contrário disso, ele deve buscar fundamentos em conceitos já existentes, mas sempre tentando adaptá-los às especificidades de seu negócio, visando a originalidade frente aos concorrentes.

3 – Faça uso das inovações digitais

A famosa máxima que diz: “se a sua empresa não está na internet, ela não existe” é cada vez mais uma realidade. Hoje em dia, contar com o marketing digital não é opcional, é obrigatório. O comportamento dos consumidores mudou radicalmente nos últimos anos, sendo que o principal canal para buscar um produto ou serviço é por meio da internet, seja nos buscadores tradicionais ou até mesmo através das redes sociais.

Nesse sentido, digitalizar é um benefício tanto para clientes quanto para empresas. Por meio de plataformas digitais, o empreendedor pode oferecer serviços de atendimento, vendas e marketing. Por isso, ele deve utilizar o meio digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, quanto para a criação de perfis em redes sociais em geral, de acordo com as particularidades de seu negócio. Além disso, a criação de um blog em que a empresa pode oferecer conteúdos exclusivos e gratuitos a respeito de seu negócio pode ser uma ótima estratégia para atrair mais público.

4 – Seja coerente e consistente

Fazer a comunicação de um negócio deve ser um processo minuciosamente planejado e coerente. Para cada ação publicitária, o empreendedor deve pensar em que medida ela se integra ao perfil da empresa e às outras ações de comunicação já realizadas anteriormente.

Focar no princípio de coerência e consistência é fundamental para que o consumidor entenda a lógica do negócio, sem se confundir. Nesse sentido, mesmo que mensagens, ações e formatos evoluam, o nexo e a integração daquilo que é comunicado devem ser mantidos.

Ainda em relação à consistência, o empreendedor deve objetivar atingir o máximo possível de seu público, mas deve se preocupar, também, numa perspectiva qualitativa das ações empreendidas. Mais importante do que impactar muitas pessoas, é impactar as pessoas certas. Então, as empresas devem focar as suas campanhas de comunicação visando a construção de um público fiel, qualificado, que irá se tornar seu principal divulgador.

5 – Faça com que os clientes se sintam especiais

Por fim, outra dica igualmente fundamental é trabalhar para que a empresa aprimore sempre o relacionamento com o seu cliente. Para tanto, tratar o consumidor como o maior bem do negócio deve ser a filosofia de todo empreendedor, pois, hoje, o cliente está mais empoderado, exigente e buscando serviços personalizados de acordo com o seu próprio perfil.

Por isso, buscar realizar ações que tenham como foco a particularidade do cliente pode estreitar esse laço tão importante entre consumidor e empresa. Isso pode ser feito por meio de pequenas ações, como oferecer um brinde ao comprador ou convidar-lhe para eventos fechados da empresa, onde ele poderá receber ofertas exclusivas e atendimento personalizado.

Agora que você já sabe algumas questões fundamentais para a realização de ações de comunicação para divulgar a sua empresa, pretende colocá-las em prática? Costuma realizar os procedimentos aqui descritos? Conte mais sobre as suas experiências como empreendedor na seção de comentários.

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